Nome invertido no obito

Boa noite a todos,

Srs. (as), meus avos paternos (ambos falecidos) são portuguese e estou tentando minha cidadania pelo consulado em SP. Ao levantar as certidões de casamento e obito para devida averbação notei que o nome de minha bisavó (mãe do meu avô) estava invertido no obito do meu avô (ao invés de Joaquina Maria, está como Maria Joaquina). Alguém de vocês passou por isso? Terei problema no consulado? Ouvi dizer que se tiver uma letra errada o consulado não aceita. O nome do meu avô esta certo, e a certidão deixa claro também o nome dos filhos, entre eles meu pai. Vou enviar os documentos para o consulado na segunda-feira, dia 5. São eles o casamento, o óbito de ambos e um cheque de R$ 270,00. Se alguem tiver passado por isso e puder me ajudar serei grato. Esse é meu primeiro passo diante desse emaranhado de certidões até a tão aguardada cidadania Portuguesa. Valeu.......

Alexandre Bastos

Comentários

  • Alexandre,
    Na minha certidao de nascimento aparecia o nome da minha avó invertido também.
    Como o casamento dos meus pais e a minha certidao eram do mesmo cartorio em Sao Paulo, entrei com um pedido e eles, depois da autorizacao de um juiz, puderam fazer uma averbacao modificando o nome da minha avo.
    Fiz isso preventivamente, para que nao devolvessem os documentos na hora de solicitar a cidadania.
    Voce tem 2 opcoes: enviar assim mesmo e ver o que dizem (é provável que impliquen, mas nunca se sabe) ou solicitar no cartorio que lavrou o óbito que modifique esse nome apresentando para tal os documentos que comprovem o verdadeiro nome. Pode ter sido erro do declarante ou mesmo do cartorio. O servico deve ser gratuito e pode demorar entre 30 ou 40 dias.
  • Denise, desde ja agradeço a ajuda, porem, ao solicitar no cartorio que emitiu a certidão de obito que fizessem o devido ajuste fui informado que precisaria de algum documento da minha bisavó para provar que o nome esta errado. O problema é que ela faleceu em 1914, quando meu avô tinha cinco anos de idade. Não constan registros dela no tumulo da familia, que é de 1953, e nenhuma certidão dela no cartorio onde estão o casamento dos meus avos e o nascimento do meu pai e tios, ou seja, não consigo nenhum documento pessoal dela que é exatamente o que o cartorio me pediu para devida correção. Neste momento estou tentando encontrar alguma coisa no arquivo distrital do porto via internet, porém até agora a pesquisa não retornou nada. Vou enviar os documentos na segunda-feira e torcer......

    Obrigado Denise.
  • Na verdade eles tem que se basear nos documentos do FALECIDO: certidao de nascimento, certidao de casamento, RG ou carteira de estrangeiro, etc. onde aparecem os nomes dos pais dele! Estao inventando que precisam um documento portugues!
    Como lhe disse com a certidao de casamento e nascimento da minha mae foi possivel ver que meu registro de nascimento estava errado e foi corregido!
    Enfim... espero que tenha boa sorte.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.