Ajuda-dúvidas para obtenção de dupla nacionalidade

Olá a todos

desculpem por criar mais um tópico mas não consegui esclarecer todas as dúvidas nos tópicos anteriores.
Gostaria de saber com os demais colegas de comunidade como posso proceder para obtenção de dupla nacionalidade.
Meus avós por parte de mãe são portugueses - avô já falecido e avó ainda viva, e com nacionalidade portuguesa. Minha mãe é portuguesa mas naturalizada brasileira. No caso dela não consegui achar o documento de naturalização, e até onde encontrei na internet dependendo da data de naturalização ainda poderia pedir dupla cidadania diretamente através dela (gostaria de encontrar o documento, mas ainda não achei).
Neste caso até onde eu sei, acho (não tenho certeza) que poderia pedir a cidadania através da minha avó, mas gostaria de saber de alguém que já passou pelo processo se isso realmente vale. Em caso afirmativo, alguém poderia indicar a documentação necessária?

Forte abraço a todos, e obrigado!

Comentários

• Rafael

Porque nao seu avo? Nao altera em nada se o portugues ta vivo ou nao. Dai vc tera 2 escolhas tb, atribuicao ou aquisicao. Vai depender de vc da sua situacao atual. Na primeira vc tera que fazer a mama virar portuguesa, depois sera vc (2 processos). Se vc tem irmaos divide com eles as despesas. Se eles nao quiserem por nao desejarem convenca-os dizendo que filhos quererao um dia e isso abre as portas. No segundo caso so vale a pena se vc nao tem filhos porque vc sera naturalizado (1 processo), seus filhos nao pegarao de imediato, so morando em PT com eles. E se maiores nao pegam.

OBS: O processo nao se chama DUPLA NACIONALIDADE porque vc ja tem uma, voce pleiteara UMA NACIONALIDADE. a Portuguesa. Dai dependendo do Pais vc sera ou brasileiro ou portugues. Vc escolhe a melhor pro momento
  • Maestro Alex

Pois é, para mim (hoje pelo menos) não é interessante perder a naturalidade brasileira, então para simplificar preferia que fosse possível tirar direto através da minha mãe... do contrário o processo para mim iria demorar bastante.
    Não sei se alguém da comunidade já passou por situação parecida e conseguiria indicar onde eu consigo essa documentação de naturalização de portugueses... mas talvez seja o meio mais seguro realmente investir no caminho mais longo.

Abraços
  • Rafael e Alex

Rafael, se sua mae eh portuguesa, nao tem porque vc fazer pelos seus avos, basta pedir no portal do cidadao, uma certidao de sua mae para saber se consta a nacionalizacao brasileira, acredito que nao conste, sendo assim pessa direto por ela, mais facil e rapido.
  • Rafael,

faca o pedido atraves da sua mae, muito mais facil por atribuicao !
    99,9% de chance que ela nao perdeu a nacionalidade, pra confirmar, peca uma certidao de nascimento dela no portal do cidadao.
  • bom, tive alguns problemas de saúde que me afastaram da internet, mas já vi as sugestões...
    vou tentar dessa forma então... tentarei pedir a certidão de nascimento da minha mãe, quem sabe não tenho sorte... rs...

obrigado a todos!

Abraços
  • dupla nacionalidade

Sou brasileira e quero obter a dupla nacionalidade. Minha mae era brasileira. ( Falecida)Meus avós eram portugueses (falecidos). È possivel? Se for possivel , como devo proceder?
    Obrigada pela resposta .
  • Vc nao tem link nem foto. Nao e ninguem. Entao devera ter resposta no mesmo nivel. NENHUMA
  • Rafael

Como Sandra escreveu. Se sua mae e portuguesa e se naturalizou brasileira isso quer dizer que vc ainda tem direitos pegando por ela. Portugal com certeza nao sabe disso. Ela provavelmente nao perdeu aquela nacionalidade. Mesmo assim vc e sangue. Entao voce pede por ela. Nao por seus avos. Em ambos os casos de processo, naturalizacao ou atribuicao ninguem perde a Nacionalidade Brasileira. E Lei
  • [APAGADO]
  • Daniel, infelizmente não pode. No mínimo, sua avó teria que estar viva.
  • neta de portugueses

Sou brasileira,neta de portugueses e mãe brasileira que nao obteve em vida a dupla
    nacionalidade. Todos são falecidos. Existe alguma possibilidade de eu conseguir a
    dupla nacionalidade? Alguem sabe me dizer se a lei que rege o assunto teve al-
    guma modificação recente?
    Obrigada
  • OLÁ NOSSA EU CONSEGUI ENVIAR MEUS DOCUMENTOS TODOS PELO CORREIOS PASSANDO PELO CONSULADO DA MINHA CIDADE ANTES, JA SE FAZEM 2 MESES QUE ENVIEI TUDO NOSSA QUE DEMORA PARA OBTER RESPOSTA EM.. HOJE LIGUEI NO CONSULADO ME DISSERAM QUE FOI PARA ANALISE.... MEU DEUS ALGUEM PODE DE AJUDAR SERA QUANTO TEMPO DEMORA PARA FICAR PRONTA??? EU QUERIA VIAJAR EM OUTUBRO SERA QUE ATE LÁ JA TENHO TODOS OS DOCUMENTOS EM MAOS!!! HELPPPPP... GALERA MUITO OBRIGADO ESSE TOPICO AKI E TUDO DE BOM.. PRINCIPALMENTE QUE TROCAMOS EXPERIENCIAS.. HA ESQUEÇI EU OBTIVE A NACIONALIDADE ATRAVES DO MEU PAI. BJS
  • Jaqueline,
    Ligue para 00(XX) 351211544475. Diga que enviou seus documentos por correio em tal data e o seu nome.
    Tambem pode escrever um e-mail para crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt.
    Eles respondem rapidamente.
    Boa Sorte.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.