duvida na etapa final!!

2

Comentários

  • O que voce poderia fazer é perguntar a Lisboa se, ao inves de usar a procuracao, a sua filha poderia assinar o formulario de pedido de nacionalidade no consulado portugues mais proximo à residencia dela.
    Talvez seja uma solucao.
    Consulte.

  • Pensei tbm em perguntar se ela pode preencher o formulário (Declaração para a atribuição da Nacionalidade Portuguesa) , ir em um cartório na cidade em que esta, autenticar e enviar via correio para Lisboa, será que serve assim?
  • Pergunte à CRC.
    Como ela mora na Escocia nao acredito que o sistema seja similar ao brasileiro no que se refere aos cartorios.
    Penso que tera que procurar um consulado portugues e assinar frente ao funcionario.

  • Oi Denise, consegui falar hj com uma atendente em Lisboa, não é fácil entende-los, (mesmo convivendo a muito tempo com meus sogros rs) mas como são muito educados, fiz "força" e consegui srsr bom, ela disse que minha filha pode preencher o formulário e claro, ir em um cartório (minha filha disse que isso lá não existe image ) , mas primeiro deverá enviar um e-mail para CRC em nome da pessoa que enviou a carta, relatando o problema, acredito que para tudo ha solução, se caso nada adiantar, ela então terá que ir a Lisboa, mas isso, como última alternativa, vamos ver! Obrigada pela atenção!
  • Escaneie e envie para a sua filha  a carta que voce recebeu.
  • Denise, obrigada, já fiz isso si, ela esta em época de provas mas ainda essa semana, vai providenciar tudo!
  • Voltei, e nada foi feito, mesmo após vários contatos (e-mail e telefone)! minha filha não tem como voltar ao Brasil (só volta em agosto) onde ela mora agora só tem um consulado honorário, será que serve??? disse para ela ir direto para Lisboa, mas parece que não entendem isso, e só me orientam que ela vá ao cartório brasileiro para autenticar a assinatura! Esse foi a última reposta que minha filha recebeu, o que vcs acham que devemos fazer agora?

    Em resposta ao seu email de 10-05-2013, informo V.Exa de que deverá suprir a deficiência, no processo em epígrafe, o mais rápido possível.
    Como não tem nenhum Consulado de Portugal perto de si, poderá preencher o impresso (Mod 1C) e dirigir-se a um Cartório no Brasil.
    Neste caso, o cartório irá reconhecer presencialmente a sua assinatura, podendo constar o reconhecimento por "verdadeira" ou por "autenticidade", termos em uso no Brasil.

    Com os melhores cumprimentos,

    A Ajudante

  • Ao parecer ela tera que ir a Londres, caso o consulado honorario nao possa reconhecer firmas. Tem que se informar.
    Deve ver o que lhe sai mais barato: ir a Londres ou ir a Lisboa. Se for a Lisboa (voce mandou os documentos para la, ne?) que leve o numero do processo e a copia da carta que lhe mandaram. Tambem o formulario 1C ja preenchido so para assinar na frente do atendente.


  • Denise, obrigada pela resposta, sai mais caro ir para Lisboa, mas meu receio é ela ir para Londres, e lá tbm não adiantar nada affffffffffff se eu soubesse disso tudo tinha esperado ela chegar aqui em agosto para enviar os documentos assinados, o pior é que tem um prazo, posso perder tudo o que enviei e principalmente o que já gastei!
  • Ela tem que se comunicar com a Embaixada de Portugal em Londres e perguntar no setor consular como tem que fazer para assinar o documento na frente de um funcionario consular tal e como é feito nos consulados portugueses no BR.
    No site da embaixada ha varias informacoes.
    Antes de fazer a viagem, ela deve se informar para aproveitar o tempo em Londres.
  • Pessoal acabei de receber uma carta da CRC, onde me parece que o registro de nascimento da minha filha, ( a que mora comigo aqui no Brasil, não a outra que estuda na Escócia) foi aceito...Processo de Transcrição de Nascimento, comunico que foi lavrado nessa conservatória,....o que é isso? o que eu faço agora? não entendi!

  • ao que indica, ela já é portuguesa. 
    parabens........
  • Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, foi tão rápido ( 05 meses) e simples, não precisei gastar "tubos de dinheiro" e consegui, fiz tudo sozinha, ops, sozinha não, vcs me ajudaram e muito, só tenho a agradecer...agora é torcer para que a outra filha consiga resolver a pendência dela e conseguir ser mais uma portuguesinha na família! Vou ligar hj para o consulado aqui no Rio, e ver o que preciso fazer agora!  Obrigadaaaaaaaaa image
  • Oi Liliane, desculpe a intromissão, pois não sei o que possa ser caro ou barato para vocês, mas você consegue passagem para Lisboa, via cias low cost, tipo ryanair/easyjet, por em média 35,00 euros por trecho.Como sua filha não precisa de levar bagagem,o que encareceria, acho que ficaria mais viável ir até Lisboa, ou outra cidade da Europa com consulado português e autenticar o documento

    Abraços

    Carlos 
  • Oi Carlos, obrigada pela dica, mas ela vai agora em julho para Londres e lá na embaixada portuguesa, assina o documento que esta faltando, se ela não conseguir assim, vai para Lisboa (eu gostaria que ela fosse direto para Lisboa). Nessa época ela vai aproveitar e visitar meus sogros que estão em Viseu. O que falta mesmo, é saber quantos dias ela vai poder faltar no estágio, que esta fazendo dentro da faculdade que estuda no momento!
  • Sim, seria interessante ela ir logo à Lisboa, pois iria direto na fonte com tudo que fosse preciso.Por coincidência minha família é de Castro Daire, 30 km de Viseu, que aliás eu gosto muito.

    Boa sorte, e conte conosco se precisar de ajuda.

    Abços

    Carlos
  • Gente gostaria de agradecer a todos que me auxiliaram, no processo desculpe perguntar várias vezes a mesma coisa.

    ESTOU AQUI DESTA VEZ PRA DIZER QUE SAIU MINHA CIDADANIA E ESTOU SUPERRR FELIZ.

    acredito que se eu não tivesse ajuda de vocês seria bem mais dificil, mais uma vez obrigada!

     

  • [APAGADO]
  • Amigos, não sei mais o que faço agora, recebi os documentos de Portugal, certinho, e agora quero tirar o "cartão cidadão" fazendo pelo consulado do Rio, mas não consigo, já paguei todas as taxas, mas eles não me liberam para agendar, enviei vários e-mail, tentei contato via telefone, mas não consigo mesmo, será que tenho como voltar a fazer por Lisboa ou outra cidade portuguesa, o que vcs me aconselham???
  • Liliane,
    Para vc fazer o CC tem que ser presencial. Tem como vc ir até o consulado? Ou quem sabe em SP?
  • Oi Carol, puxa moro aqui no Rio seria muito mais fácil fazer aqui né! Acho que semana que vem vou lá e ver se consigo alguma coisa! Obrigada por responder!
  • Liliane,

                 vc tentou o chat - está no site do consulado a esquerda. Vc tentou hoje? 15 de agosto é feriado em Portugal, portanto tb nos consulados portugueses.

  • Guilherme, o chat não tentei, eu havia falado via telefone antes do dia 15, e hj recebi a mesma mensagem de sempre: Resposta: Exmo.(a) Senhor (a)


    O Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, apresenta os melhores cumprimentos e informa o seguinte:

    Pedimos desculpas e informamos que deverá acompanhar em nosso site todas às segundas-feiras, pois serão disponibilizadas novas vagas.

    - Para obter informações sobre esse e outros assuntos, deverá acessar o nosso site: www.consuladoportugalrj.org.br e escolher a opção desejado.


    - Para maior comodidade e agilizar o atendimento os agendamentos, só poderão ser feitos por intermédio do nosso site: através do SERVIÇOS ON-LINE.


    Com os melhores cumprimentos, 
    Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro
  • Mas não quero saber isso e sim o pq não sou liberada para poder agendar, mesmo tendo pago todas as taxas!

  • Oi Liliane,

    O consulado só costuma liberar as datas para agendamento às  2 feiras, entre 10:00 hrs e 12:00 hrs, no meu caso liberou às 13:00 hrs.Não se assuste se só liberarem, uma data, com vários horários.É pegar ou largar (!).

    abraços

    Carlos.
  • Pessoal Olá tudo bem ? Gostaria de aproveitar este tópico para a seguinte dúvida: A CRC do porto ainda está cumprindo prazos menores que a de Lisboa? E se o processo do meu pai foi feito em Lisboa, teria problema eu mandar o meu para o Porto ou tem de ser necessariamente onde ele fez o dele? 

    Desde já agradecido.
  • Carlos, entrei no chat e a operadora disse que o Consulado esta com problemas para agendar, e que isso vai ser corrigido logo, mas o meu problema continua, ainda esta como "pendente" o pagamento, e como isso, nem agendar eu consigo! Acho que já enviei uns 19 e-mail e a resposta é sempre a que coloquei acima! Eles não estão me entendendo affffffffff!
  • Infelizmente o consulado do rio é uma bagunça só.E enquanto não constar o pagamento, o sistema não vai liberar para o agendamento.Sugiro insistir com eles , para que eles reconheçam o pagamento ou dizer o que houve.

    Abraços

    Carlos
  • imageLiliane (Lili) Ribeiro:
    Carlos, entrei no chat e a operadora disse que o Consulado esta com problemas para agendar, e que isso vai ser corrigido logo, mas o meu problema continua, ainda esta como "pendente" o pagamento, e como isso, nem agendar eu consigo! Acho que já enviei uns 19 e-mail e a resposta é sempre a que coloquei acima! Eles não estão me entendendo affffffffff!


    Liliane,

                 quando a gente pensa que não tem como piorar, piora. No momento, não é possível nem emitir o boleto para Cartão Cidadão ou passaporte; e, na agenda tem a mensagem que a operadora lhe falou "Devido a problemas técnicos a agenda deste Consulado está temporariamente desativada".

                 Me tira uma dúvida, qual a data de vencimento do boleto que vc pagou? Foi ao banco ou pagou pelo internet?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.