passo a passo cartão cidadão e passaporte

Olá a todos, já li alguns posts e tenho dúvidas
1.Preciso tirar o cartão cidadão para tirar o passaporte?
2. Que carta PIN é essa?
3. Preciso do passo a passo porque não estou entendendo bem.
4. quanto tempo leva para obter o passaporte?

Meu processo foi concluído ontem, e pretendo viajar no final de Abril para a Espanha, e para passar sem problemas pela imigração com meu marido e a filha dele preciso do passaporte português, qual a melhor forma de resolver meu problema?

Obrigada

Comentários

  • @Vlad pode me ajudar a esclarecer essas dúvidas?
  • @Adriana ja lhe respondi no outro topico q vc postou.Para tirar o passaporte vc tem antes q tirar o cartão cidadão e essas informações constam no site dos consulados..inclusive agendamento.
  • @Vlad Pen minha cidadania foi concluída em 18 de dezembro de 2018 pela ACP mas até agora não recebi nenhuma carta em casa, já liguei pra lá, mas chama chama ninguem atende, o que eu faço? Vou para Portugal tirar o passaporte e o cartão cidadão lá e preciso dessa carta né? tem algum post que explica como é o procedimento para fazer lá? Obrigada
  • @Adriana Rabello Jose, você pode solicitar uma certidão pelo civilonline ao custo de 10 euros. É a maneira mais rápida e barata de conseguir uma cópia da certidão.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
    O ideal seria ter pelo menos a cópia da certidão para facilitar para passar na imigração em Portugal e solicitar o cartão do cidadão. Em Lisboa sei que tem a possibilidade de solicitar no palácio da justiça e fica pronto na tarde do mesmo dia ou no dia seguinte. O passaporte também tem a opção de solicitar e retirar no aeroporto no mesmo dia.
  • Mas para conseguir a certidão pelo civil online não tem que ter cartão cidadão?
  • obrigada @Daniel vou pesquisar sobre isso. quero saber direitinho como e onde tirar os documentos em Portugal. Preciso saber onde tiro o NIE do meu marido e da filha dele
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.