Meu Bisavô acrescentou um sobrenome no Brasil

Olá Vlad e demais moderadores, tudo bem?

Depois de um longo processo de pesquisa, encontramos as certidões originais dos meus bisavós nas conservatórias de Portugal. Após solicitar os documentos, fomos surpreendidos pelo sobrenome principal da família não aparecer no assento de nascimento do Bisavô, o que nos leva a crer que tenha sido adicionado ao chegar no Brasil.

Nome certidão de óbito: Jose Manoel Ribeiro
Nome certidão de nascimento: Joze Manoel
Filiação (Francisco Borges e Maria da Nunciação), local de origem (Palheiros, concelho de Murça) e data de nascimento batem.

O que fazer nesse caso?
Solicitei nos arquivos nacional do RJ o registro do RNE (feito em 1939) para ver se descobrimos algo mais, mesmo assim, acredito que não há registro desse acréscimo pois já existia na certidão de casamento em 1922.

Comentários

  • @Marcelo Jose Manoel me parece ser o primeiro nome ,o q era comum nos assentos antigos ser colocado apenas o primeiro nome.Vc sabe dizer de onde vem o "Ribeiro" na certidão de óbito. Na certidão do filho ou filha do português como está o nome do pai?
  • Obrigado pelo rápido retorno @Vlad,

    O Jose Manoel, meu bisavô, era Português e veio para o Brasil aos 16 anos, pelo que sabemos acompanhado por um tio. Seus pais ficaram em Portugal.
    Todos os registros dele que tivemos acesso: certidões de casamento, nascimento dos filhos, óbito, ele sempre usou Ribeiro, inclusive o nome do pai dele aparece como Francisco Borges Ribeiro, ou até Borges Ribeiro nas certidões brasileiras.

    O ponto é que nos registros Portugueses, o Ribeiro não aparece em lugar nenhum, no baptismo dele está como Joze Manoel apenas, nos pais tb, apenas como descrito acima (Francisco Borges e Maria da Nunciação). Estamos entendendo que ele passou a usar esse nome aqui. Seria possível? Nesse caso não sabemos como proceder
  • @MarceloPimentel..o problema é que na certidão de nascimento o nome do português está Joze Manoel tendo com pai Francisco Borges e a conservatória se orienta sempre pela certidão de nascimento.Vc precisa identificar de onde veio o "Ribeiro" ou terá que retificar todas as certidões dos descendentes.Veja se consegue identificar como chamava os avós do Joze Manoel ou da esposa dele.
  • Olá @Vlad,

    Na certidão dele constam os nomes dos avós e tb não aparece o Ribeiro. Esposa tb portuguesa não tinha. Suspeito que ele possa ter agregado do tio dele, com quem veio para o Br, ainda menor de idade.
    Se for o caso, Portugal aceita essa justificativa? Se ele resolveu por por conta como outros casos que vi aqui na internet, daí teria que tirar o Ribeiro de toda a família?

    Obrigado
  • @Marcelo não aconselho vc enviar para ACP do Porto ou pode cair em exigência. Vc tem duas opções..ou retifica as certidoes de todos os descendentes ou envia para OVAR q é mais flexível com divergências .
  • Obrigado @Vlad, nesse caso para a transcrição do casamento, certo?
    Para a solicitação de cidadania teremos que pedir diretamente em Lisboa né?
  • editado October 2018
    @Marcelo se for transcrição de casamento eu aconselho a fazer pelo consulado e atribuição por Ovar.Seu processo é atribuição de filho ou neto?
  • Olá @Vlad, cidadania de neto
  • @Marcelo atribuição de neto somente CRC de Lisboa.
  • Ok! Obrigado @Vlad, para transcrição dos avós você recomenda mais o consulado que Ponta Delgada?
  • @Marcelo to recomendando mais o consulado.Ponta Delgada está muito exigente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.