Dúvidas sobre documentos de Atribuição

Boa noite,
Entrei hoje neste fórum afim de esclarecer algumas dúvidas. Fiz algumas buscas, porém nada que me de uma luz.

Vamos lá.
Meu pai tirou o Cartão Cidadão dele, através dos documentos do meu avô (já falecido).
Vou fazer a Atribuição, pela cidadania do meu pai, e enviar tudo pelos correios para a Conservatória do Porto.

Minhas dúvidas são as seguintes:
* Meus pais são separados, preciso de alguma documentação para enviar junto?
* Já possuo minha Certidão de Nascimento (Inteiro Teor + Apostila de Haia), preciso de mais algum doc específico?
* Enviar uma cópia autenticada em cartório do CC do meu pai, é valido? Ou preciso da Certidão de Nascimento dele?
* O modelo de formulário a preencher é somente o 1C?

Comentários

  • @Fellipe Neri Andrade

    Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento,envie o processo para o ACP

    1- Não precisa
    2- A certidão de nascimento reprográfica (xerox do livro)apostilada
    3- Precisa do assento ou o numero do assento do seu pai
    4- Sim,formulário 1 C impresso frente e verso em uma só folha e com assinatura reconhecida por autenticidade

    *xerox autenticada e apostilada do seu RG com menos de 10 anos de emissão ou o passaporte que contenha a filiação
  • editado July 2018
    Obrigado Maria Nélida.
    Desculpa minha ignorância, mas, a ACP não é somente se um dos meus pais forem nascidos em território português?

    Porque meu é brasileiro, nascido no RJ.
  • @Fellipe Neri Andrade

    Seu pai foi atribuído,portanto agora é brasileiro e português originário

    Pode enviar pro ACP sem problemas
  • Boa noite!

    Eu estou juntando os documentos para fazer a atribuição pelo meu avô (falecido) e pai (falecido também) tem alguma conservatória especifica para enviar ou eu posso enviar para qualquer uma?
  • @Anderson Nataria

    Pode enviar pra qualquer uma,mas será direcionado pra Lisboa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.