Procuro certidão de meu bisavô

Bom dia colegas

Estou fazendo uma nova busca, agora pela certidão portuguesa de meu bisavô. O problema é que não tenho grandes informações.

Nome: MANOEL ANTÔNIO ALVES LOPES
PAIS: JOSÉ ALVES E MARIA DE OLIVEIRA LOPES

Sei que ele era casado em Portugal, veio pro Rio e não casou com minha bisa, com quem teve 3 filhos, uma delas é minha av que está viva.

Da pra conseguir algo?

Comentários

  • Não tem nem uma ideia de ano? Uma faixa?

    Mais ou menos a idade que ele veio pro Brasil?
  • Só sei que ele morreu em 1952, aqui no Brasil. Perdemos todos os documentos numa enchente na casa de minha avó. Ela diz que ele tinha 50 e poucos anos
  • Oi! Será que alguém consegue me ajudar?

    Consegui o registro de estrangeiro do meu bisavô no Arquivo Nacional.
    Mas não vem a data de nascimento.
    Diz que ele chegou pelo Porto do Rio de Janeiro dia 24/10/1909 com 28 anos (provavelmente nasceu em 1881).
    Que era casado em Portugal, Jornaleiro e que deu entrada no Porto de Lisboa.

    Preciso tanto saber os dados dele ;(
  • @Rafaela Patricio
    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1050271

    Clique em: PT-ADVRL-PRQ-PMDB01-001-006_m0105.tif

    Registo nº09 de 1882.
    Freguesia de Atei, Concelho de Mondim de Basto, Distrito de Vila Real.
  • @marcioms00

    Meu Deus! Parecia impossivel!!
    Muito, muito obirgada!!!

    Nem sei como te agradecer...

  • Eu que agradeço! Qualquer dúvida estamos a disposição.
  • @marcioms00

    Para eu confirmar o nome do português, preciso enviar o óbito não é?
    Pq no registro paroquial só consta o primeiro nome.

    Outro detalhe, na certidão da minha avó (filha dele), diz que os avós são José Alves e Maria de Oliveira Lopes.
    e no assento de nascimento dele tem um Gonçalves após o Lopes.
    Retifico logo aqui no RJ, pra não ter problema?
  • Rafaela, acredito que o @Vlad Pen possa te esclarecer essas questões de uma melhor forma.

    Se necessitar retificar, é necessário solicitar a Apostila de Haia para a Certidão ter validade aqui no Brasil.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p1
  • @Rafaela, para composição do nome do português envie a certidão de óbito de inteiro teor apostilada. Sobre o "Gonçalves" não creio que seja problema a ausência dele, mas se conseguir a retificação, seria aconselhável.
  • editado November 2018
    @vladpen estamos com muuita dificuldade de encontrar o óbito, visto que não sabemos a data correta.
    Posso comprovar o nome dele com o assento de casamento português?
    Ele foi casado com essa mulher lá antes de conhecer minha bisavó aqui no Brasil.
    OU isso complicaria o processo?

    Obrigada
  • @Rafaela a principio a certidão de casamento serviria se nessa certidão não mostrar que ele foi casado com outra mulher antes da sua bisavó .Não se dizer se isso seria problema.Tente saber o local onde ele faleceu e enviar a certidão de óbito.
  • Já fiz uma grande busca pelo arquivo nacional, e existem muitas pastas não digitalizadas, fora que eles não disponibilizam mais a busca pelos livros, presencialmente. Aí realmente ficou dificil.
    Não tenho outra forma de comprovação do nome dele. Não sei qual o melhor caminho. ;(
  • @vladpen O registro de estrangeiros serve como comprovação de nome, caso não consiga o óbito??
  • @RafaelaPatricio serve sim ou tb se tiver, a certidão de casamento.
  • Obrigada! Encontrei o passaporte dele, vou enviar com o registro de estrangeiro!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.