Criando laços - História e Cultura Portuguesa

Indico o livro abaixo, acessível através do link da Amazon também abaixo indicado:

Por Mares Nunca Navegados: A saga dos lusitanos: Século XV

https://www.amazon.com.br/Por-Mares-Nunca-Navegados-lusitanos-ebook/dp/B01M0BLI4X/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1478096710&sr=8-1&keywords=gomessanto

Trata-se de uma obra fascinante, que retrata o melhor período dos descobrimentos portugueses fazendo com que sejamos capazes de sentir a emoção vivenciada pelos personagens históricos e de testemunhar os grandes obstáculos superados e os gigantescos feitos alcançados. Baseado em fatos históricos e personagens reais, o autor foi capaz de gerar um texto extremamente envolvente após 5 longos anos de pesquisa.

Comentários

  • @Marcio Santos

    A leitura que indicou me despertou interesse, obrigada pela dica.
    Sugiro o "Histórias Secretas de Reis Portugueses" - Alexandre Borges - São quinze pequenas histórias que narram versões menos conhecidas, com início na fundação do Reino de Portugal.
    https://portalivros.wordpress.com/2012/11/21/alexandre-borges-revela-historias-secretas-de-reis-portugueses/
  • Bem lembrado, @Paulo Moreira2, no livro que citei acima tem esse importante fato narrado. Não me dei conta que hoje é o dia comemorativo. Está em tempo:parabéns Portugal!!
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2017
    @Paulo Moreira2

    É de fácil leitura, indicado principalmente para iniciantes na história de Portugal. A linha do tempo é clara, precisa, e mesmo com fatos entrelaçados é possível acompanhar as sucessões cheias de nomes repetidos. Não podemos ser um nacional português e ignorar o surgimento de nossa nação.
  • @PauloMoreira2, @MarizaGuerra, @Mei, que felicidade em constatar que encontrei pessoas que, como eu, têm interesse na história de Portugal. Desde que obtive minha Nacionalidade eu já assisti inúmeros vídeos no Youtube, incluindo todos da série "História Essencial de Portugal, do ilustríssimo e já falecido Professor José Hermano Saraiva, que era um grande defensor da cultura e história Portuguesa (aqui compartilhado pelo @PauloMoreira2). Já li duas vezes o livro que recomendei e também duas vezes um ouro livro (História alegre de Portugal, leitura para o povo e para as escolas). Compro todas as revistas de Viagem com matéria sobre Portugal e em Novembro (deste ano) fiz um roteiro, elaborado por mim, de Lisboa ao Porto, de carro com minha mulher. Foi um passeio sensacional de 13 dias que envolveu: Lisboa, Óbidos, Alcobaça (igreja mais antiga de Portugal, com as criptas de D. Pedro e Inês de Castro (Romeu e Julieta Portugueses), Batalha (com as capelas imperfeitas) em homenagem à Vitória na Batalha de Aljubarrota, que sacramentou D. João I no trono (Mestre de Avis e pai do grande infante D. Henrique) e o início de uma fantástica dinastia portuguesa, a de Avis (Borgonha, Avis, Habsburgo e Bragança); Fátima (a Piazza San Pietro portuguesa), Tomar (com a capela Sistina portuguesa na espetacular capela Templária), Nazaré, Coimbra (com seu incrível rio Mondego, encantador Centro Histórico, fabulosa Universidade e a cripta de D. Afonso Henriques, nosso 1o Rei, na igreja de Santa Cruz); Aveiro (com suas rias, passeios de Moliceiro e muitos ovos moles de Aveiro), Guimarães, Braga, igreja de Bom Jesus do Monte, Barcelos, Carapeços (cidade natal de meu Avô) e, finalmente, o Porto. Tudo com muito da culinária típica, muito vinho e muita admiração e curtindo muito cada cidade e cada cantinho que pudemos conhecer (foi minha segunda ida à Portugal já distante exatos 10 anos da 1a, que se resumiu à Lisboa e Sintra). Que gostoso e que satisfação poder entrar em Portugal como português. Foi simplesmente fantástico e terminamos a viagem indo de comboio para Santiago de Compostela, na Galícia, de onde tomamos o vôo de volta para o Brasil.
  • Que maravilhosa experiência, @Marcio Santos. Você está honrando a nacionalidade adquirida com louvor! Abraços.
  • @Mei minha avó e bisavós eram de Leiria e o outro bisavô era de Monção e outra Bisavó era da Ilha da Madeira.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.