Procuração para ser representado em Portugal

Bom dia. Sou neto de português. Meu amigo irá a Portugal em dezembro e pretendo entrar no processo de nacionalidade portuguesa por atribuição de minha mãe. Por conta disso já peguei no site IRN o modelo de procuração aceitável. A minha dúvida é a seguinte: essa procuração, para ser valida, eu terei que fazer do tipo "particular" ou "pública"?
Eu seu que ela tem que ter o apostilamento de Haia.

Comentários

  • @Mauro,
    pode ser particular,digitalizada e com firma reconhecida por autenticidade
    Ah,e apostilada
    O modelo que vc tem é esse?

    "PROCURAÇÃO


    _______________________________ estado de (casado/solteiro/divorciado/viúvo)
    ______________________, natural da freguesia de _____________________,
    concelho de _____________________, filho de ________________________ e de
    ________________, com residência habitual em ______________________, de
    nacionalidade ____________________, portador do passaporte (ou outro documento de
    identificação equivalente) nº _____emitido em ( data de emissão )____/___/_____, por
    (entidade emissora) _____________, constitui seu procurador o Senhor
    ____________________ (nome completo do procurador), portador do bilhete de
    identidade (ou outro documento de identificação equivalente ) nº _____________
    emitido em (data de emissão) _______________, por (entidade emissora)
    ________________, com residência habitual em ___________________________, a
    quem confere poderes especiais para o registar como português, na Conservatória
    dos Registos Centrais, praticando e assinando tudo o que seja necessário ao indicado
    fim, nomeadamente a declaração para fins de atribuição da nacionalidade, podendo, se
    necessário, substabelecer os poderes que lhe forem confiados, assim como, para registar
    junto das autoridades portuguesas o casamento dos pais, cumprir exigências, levantar
    documentos, consultar processos e tudo o que se tornar necessário aos fins indicados .
    Em (local) ______________ aos (dia) ____, de (mês) __________ de (ano)________.

    (Assinatura)
    ____________________________________________"
  • Bom, a procuração que eu tenho em nome de minha mãe (outorgante) é particular e sei que tem que ter o apostilamento de Haia, mas, por favor, me diga o que vem a ser com "digitalizada"?
    Como assim?
  • Digitada, não escrita à mão.
  • Ok.
    Obrigado.
  • editado October 2017
    Uma outra dúvida: firma reconhecida "por autenticidade" é o mesmo que dizer apenas que é "de firma reconhecida"?
  • @Mauro, existe dois tipos de reconhecimento de firma ou assinatura..Por semelhança ou por autenticidade.

    a)Por semelhança: é o ato de reconhecimento de firma através do qual é feita a comparação entre a assinatura constante no documento e as assinaturas constantes na ficha de firma do interessado. O reconhecimento de firma por semelhança atesta que a assinatura constante no documento é semelhante à assinatura existente no cartão de firma arquivado no cartório.



    b) Por autenticidade: é o ato de reconhecimento de firma através do qual é certificado que o interessado compareceu ao Cartório, foi identificado, e assinou o documento e o Livro de Termo de Comparecimento na presença do tabelião ou escrevente. Neste caso, o signatário deve comparecer pessoalmente ao Cartório.
  • E a procuração "particular", com abertura e reconhecimento de firma, pode ser classificada como?
  • Olá a todos. Seguinte... Vou dar entrada no processo de cidadania por atribuição de minha mãe por meio de procuração, pois um amigo estará em Portugal em dezembro.
    Tenho todas as certidões brasileiras devidamente averbadas e apostiladas.
    Como meu finado avô casou-se e morreu aqui no Brasil no ato de transcrever esses dados lá em Portugal é nescessário que, na procuração, esteja expresso esse poder, o de transcrever? Pois agora depois de pronta a procuração me dei conta não citar a palavra "transcrição".
    Muito obrigado.
  • Boa noite,
    Vou a Portugal e levarei o documento de minha prima para averbar seu casamento, ambos com cidadania portuguesa, além dos documentos necessários o que mais devo levar, será uma procuração? Se for como fazer, pois procurei e não encontrei.
  • editado November 2018
    bom dia, alguém por favor sabe me informar como eu preencho a parte de endereço dassa procuração? porque ta freguesia e concelho e meu endereço é ak do Brasil, meu pai irá levar e dar entrada pra mim...
  • @lorrany no campo freguesia e concelho vc deixa em branco pq é somente para portugueses residentes em Portugal.
  • Qdo a pessoa não assina mais como faz essa procuração? Portugal aceita ?
  • @Guilherme Paes, tem que fazer uma procuração a rogo em cartório. Diversas pessoas já fizeram processos assim sem problema.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.