Processo de Restauração de Certidão concluído

Caros colegas, bom dia.

Estou trazendo essa dúvida para cá, pois, acredito ter colocado no local errado anteriormente.
Peço, encarecidamente, que um moderador possa removê-la da sessão "Outros assuntos".

Depois de um longo período, finalmente a restauração da Certidão de Nascimento brasileira de minha avó foi concluída, sendo decorrente de um mandado judicial. Ocorre que, por ter sido um processo de restauração, nessa certidão, a declarante foi minha própria avó, mediante amparo legal. Minha avó é viúva, e a certidão foi expedida como se ela fosse casa. As dúvidas são:

Posso enviar a certidão dessa maneira, informando no formulário e na procuração que ela é casada, e atualizar posteriormente?
Sobre ela ser a própria declarante, haverá alguma implicação? Ainda assim, nas conservatórias possíveis, conseguiria atribuir sem a transcrição de casamento, tendo ela se declarado filha de português, conforme a primeira certidão lavrada? Também tenho cópia autenticada do traslado dessa certidão.

Muito obrigado por sua ajuda.

Diego Rodrigues

Comentários

  • @Diego,

    A retificação do estado civil não será complicada, é preferível que esteja tudo certo. A data do óbito do seu avô é anterior a informação que você dará como verdadeira no 1C .
    É preciso analisar a certidão restaurada. Houve um caso no qual a certidão deu a entender que o registro foi feito na maioridade e a Conservatória contestou. Fique atento!
  • @Mariza, muito obrigado pelo auxílio, sobretudo, quanto à margem para contestação.
    Observei que na restauração há a indicação da folha e livro da certidão original(primeira), mas não há o ano, ou seja, um ponto frágil da certidão restaurada, podendo acarretar esse entendimento que você citou.

    Excelente o seu alerta, já estou resolvendo com o cartório.
  • @Mariza, retorno para dizer que segui o seu conselho, e depois de pedir que o cartório em que o óbito do meu avô foi lavradado comunicasse o de casamento, consegui atualizar a certidão de nascimento da minha avó, enviando nova via da certidão de casamento, já com o óbtio averbado. Conforme pedido meu ao cartório de nascimento, também inseriram no mesmo quadro de comunicação de viuvez, o ano em que o registro original foi lavrado, que foi o mesmo em que ela nasceu, eliminando assim a possibilidade de pensarem que ela poderia ter sido registrada depois da menoridade.

    Logo, o ponto do estado civil e da certificação do registro na menoridade está resolvido.

    Quero voltar agora, ao ponto do declarante, e peço novamente seu auxílio, se puder, claro.

    Como citei, por ter sido uma restauração, a minha avó constou como a própria declarante, mas informando todos os detalhes do nascimento de seus pais, como localidade de nascimento, sendo o pai português e a mão brasileira.
    Consigo enviar para Gaia ou Porto, a fim de tentar a atribuição sem a transcrição de casamento?
    Já fiz algumas atribuições por Tondela, através de procuração, ajudando amigos meus, todos com sucesso e sem qualquer exigência, porém, com transcrição de casamento.

    Já viu algum caso parecido com o meu? Haveria algum problema tentar sem transcrição nessas conservatórias que citei? Exceto Tondela, claro.

    Muito obrigado por sua, e de quem mais puder.
  • @Diego

    Diante desse caso atípico sugiro que faça a transcrição de casamento para evitar exigências que atrasará todo o processo. A dispensa de transcrição no ACP e Gaia ocorre quando não há dúvidas sobre a declaração de nascimento por parte do pai.
  • Certo @Mariza.

    Muito obrigado.

    Abraços.
  • @Mariza,

    por favor, mais uma dúvida. É, uma saga :-)

    Minha avó possui o sobrenome de casada(viúva) em seu RG mais novo, de 2013, e é esse que estou em vias de enviar.
    Conforme todas as instruções, enviaria cópia de sua certidão de casamento, justificando assim o seu segundo sobrenome. Mas, na certidão de casamento, o pai dela está com a nacionalidade errada, sendo narrado como brasileiro. Pretendo pedir a correção, mas queria fazê-lo num outro momento.

    Como enviaria essa cópia só para justificar o sobrenome, acredita que haveria algum problema, alguma desconfiança, ou vale o que está na certidão de nascimento, e eles entenderiam que é a certidão de casamento que está errada, não impedindo assim, o processamento da atribuição normalmente?
  • Desculpe se for um excesso de minha parte, mas, caso que opte por fazer a transcrição em separado, em outra conservatória, sendo bisneto, posso pedir sem procuração assinada pela minha avó? Porque se houver algum problema e eu perceber que terei que retificar algo já nesse momento, e refazer alguns passos, já adiantaria, pelo menos, a transcrição de casamento de meus bisavós. Nesse caso, eu mesmo assinaria a solicitação de transcrição e enviaria de imediato.
  • @Diego,

    O casamento de sua avó não está averbado no registro de nascimento dela? Se estiver não precisará enviar a certidão de casamento o que é preferível.

    As Conservatórias estão exigindo prova de vida em casos de requerentes idosos, aproveite a ida ao cartório e providencie.
    Bisneto não pode ser requerente de transcrição, e neto requerente precisa enviar uma cópia simples da certidão de nascimento autenticada para provar a ligação com os avós.
  • @Mariza,

    na certidão de nascimento consta que ela é casada, porém, não fala da alteração do nome, mas cita o seu CPF e RG, atestando que, por mais que ela seja nominada somente com seu nome de solteira, o que é natural, ela é a dona daquela identificação civil, além de ter assinado essa certidão com seu nome de casada(viúva). A partir do meu pedido, nessa certidão passou a constar a viuvez dela averbada.
  • @Diego

    Nesse caso não precisa enviar a certidão de casamento. Mas futuramente será preciso transcrever o casamento dela.
  • No RJ, e acredito que em muitos lugares, o termo "naturalidade" é usado para designar a cidade ou estado de nascimento. Sabe se em PT eles diferenciam esse entendimento? Digo isso porque, na certidão de nascimento dela consta a naturalidade nominando o municipio, já no RG, consta a naturalidade nominando o estado. Quando se pensa estar tudo caminhando, esbarra em um monte de detalhe que não era enxergado antes, mesmo olhando com cuidado e cautela.
  • @Mariza,

    perfeito, muito obrigado. Sem dúvidas será preciso, até pra eu dar sequência.
  • @Diego

    Não sei dizer se será problema.
  • Oi @Mariza, boa tarde!
    Tudo legal?

    Recebi a certidão de casamento de meu bisavô, e observei que na narrativa há sua viuvez averbada, citando, inclusive, o falecimento de sua primeira esposa em Portugal.
    Sabia, conforme falou minha avó, que ele havia sido casado em Portugal, antes de vir ao Brasil, porém, em seu assento de batismo, não consta casamento averbado. Aliás, esse assento já está até informatizado, digo, informatizado mesmo, não só a imagem digitalizada no arquivo, foi informatizado no começo desse ano.

    Enquanto preenchia o requerimento para a transcrição de casamento, fiquei em dúvida sobre a parte:
    estado civil: (à época do casamento)

    Devo colocar viúvo, conforme a certidão de casamento, ou solteiro, tendo em vista a não averbação de seu casamento no assento de nascimento? Desconfio que esse primeiro casamento, feito em Portugal, possa não ter sido oficializado.

    Novamente, muito obrigado.
  • @ Diego

    Nem sempre há averbação de casamento nos assentos portuguêses, principalmente dos que emigraram.

    Você disse que está averbado a informação de viuvez, isso quer dizer que ele era viúvo quando se casou? Nesse caso o que importa para o preenchimento do requerimento é o que é dito no TEOR da certidão.
    Veja no registro como é descrito o estado civil do nubente.
  • Isso mesmo, ele era é viúvo, sendo essa a descrição do seu estado civil no TEOR.
  • A dúvida maior, era se, nesse caso, eu deveria fazer algo relacionado a primeira esposa, ao primeiro casamento.
  • @mariza

    Algo como enviar certidão de óbito da primeira esposa ou algo nesse sentido, por exemplo.
  • @Diego

    Se está citado que a primeira esposa faleceu em Portugal é praticamente claro que ele se casou lá. Você não tem que providenciar nenhuma transcrição dessa etapa da vida dele que ocorreu antes da emigração.

  • @mariza

    perfeitamente.
    Obrigado por tamanho auxílio.
    Tenha um 2018 maravilhoso.

    Abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.