Opção de requerer cidadania -via correio ou presencial

Atualmente qual seria o melhor caminho para o meu caso: meus avós nascidos em Portugal e casados no Brasil (ambos falecidos), minha mãe viva e nascida no Brasil já conseguiu a cidadania portuguesa assim como minha irmã.(ambas através do Consulado Português em São Paulo). Vou estar em Portugal de 10 de maio a 3 de junho de 2017.
Questiono:
1) mando toda a documentação agora e quando for em Maio corre-se o risco de ela estar pronta ou quase?
2) quando for a Portugal faço tudo presencialmente e conto com a sorte que saíra em 4 semanas ou mais ?
3) qual a melhor Conservatória para enviar pelo correio ?
4) qual a melhor Conservatória para ser atendido no balcão ?
5) caso eu não consiga trazer a documentação comigo na volta ao Brasil – só consigo pegá-la em Portugal ou em qual caso eles enviariam ao Brasil. Obrigado
«13

Comentários

  • @Ricardo
    Se mandar para conservatória agora, pelo correio, acredito que leve 4 meses. Ovar ou Tondela. Não vai estar pronto durante a sua viagem, mas esperar para fazer lá, com o tempo de viagem que você tem, talvez não consiga que fique pronto presencialmente. Difícil a atribuição sair durante sua estada lá. Teria que ter sorte em achar uma conservatória que faz presencialmente rapidamente. Dizem que no Porto. Mas eu mandaria tudo pelo correio agora, curtiria minhas férias em Portugal sem me preocupar com nada disso e na volta faria meu cartão do cidadão pelo consulado mesmo, já que você não vai mudar para Portugal nos proximos meses.
  • obrigado pela orientação
  • obrigado Cynthia !
  • Você disse para eu fazer o cartão do cidadão pelo consulado de SP ?
    Minha intenção depois de voltar da viagem é ir para Portugal assim que a documentação estiver pronta, ou seja , em até 4/5 meses - será?
  • Bom, a vantagem de fazer cartão do cidadão pelo consulado é que na próxima ida a Portugal, da qual não pretende retornar, poderá entrar em Portugal só com passagem de ida.

  • @Ricardo Castro, só para completar o que foi dito pela @Cynthia VandeKamp Washington,

    Quando se faz o CC pelos Consulados, o NIF não é gerado. Assim que se estabelecer em Portugal, vá a uma Conservatória/Loja do Cidadão/Posto Tributário fazer o NIF. É gratuito.
    Precisará dele para abrir conta em banco, abrir uma empresa, realizar compras financiadas (casa/carro) etc…
  • @caiodib
    Nem se ele pedir para incluir o NIF? O senhor que atende no consulado de Salvador explica para todo mundo que vai lá que se não forem morar em Portugal é melhor não ter o NIF no cartão do cidadão (feito em Salvador), donde concluí que o interessado é que tem que dizer que não quer.
    Mas vai ver, cada consulado faz isso diferentemente?
    De qualquer forma, excelente observação. Se o Ricardo tirar o cartão pelo consulado da área dele, que esclareça com o consulado que necessida do NIF explicitamente.
  • Cyntia
    quer dizer que hoje posso tirar o cartão do cidadão no consulado de são paulo , antes mesmo da cidadania? ou só depois que ela estiver pronta?
  • @Cynthia VandeKamp Washington, o NIF é apenas emitido para residentes em Portugal, e como no meu caso, que fiz meu CC em Portugal, tive de solicitar mudança de morada para o estrangeiro, e ir ao Consulado confirmar. Meu CC tem NIF, mas está inativo, pois não estou residindo em Portugal no momento.
    Creio não ser possível a emissão do NIF pelo Consulado, mas de qualquer forma, quando ele chegar a Portugal, é bem trivial fazê-lo.

    @Ricardo Castro, só poderá fazer seu CC quando a nacionalidade for deferida, e o processo concluído.

    Vejam um pouco sobre o NIF aqui: https://www.portaldocidadao.pt/web/autoridade-tributaria-e-aduaneira/numero-de-identificacao-fiscal-pessoa-singular
  • obrigado Caio !
  • Caio- Usando seu conhecimento - me esclareça:
    como minha mãe já tem cidadania portuguesa devo utilizar o FORMULÁRIO 1 C para preenchimento e envio à Conservatória - certo ?
    Envio a Certidão de Nascimento da minha mãe - ou os documentos dela como portuguesa?
    No item QUADRO 2 onde tem os dados para preenchimento de Freguesia , Conselho - dados da minha mãe - COMO ELA NASCEU NO BRASIL preencho normal?
    Se enviar a cópia da identidade portuguesa dela não agilizaria?
    obrigado !
  • @Ricardo Castro,

    Exatamente, deve usar o 1c.
    Precisará enviar o assento de nascimento dela (certidão portuguesa), ou indicar o número no 1c.
    No quadro 2, deixe em branco essa parte, marque apenas Conservatória dos Registos Centrais, e o número / ano do assento de nascimento.
    Não. O único documento dela de que precisa, é o assento de nascimento.

    Pode utilizar este tópico como referência: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • quer dizer que esse assento de nascimento dela - é um documento adquirido quando ela conseguiu a cidadania?

    lembre-se que ela conseguiu atribuição pois meus avós nasceram em Portugal e ela nasceu no Brasil
  • Exatamente @Ricardo Castro, quando o processo foi concluído, foi lavrado o assento de nascimento, e ele tem um número e ano, os quais deve indicar no formulário 1c.
  • Opa ! ótimo ! vou checar com ela !
    obrigado mais uma vez Caio
    se eu me apertar no preenchimento vou recorrer á sua ajuda !
  • Falei com minha irmã que tirou a cidadania há quase 7 anos pelo Consulado de São Paulo - ela diz que não tem dado = assento de nascimento com numero e ano da minha mãe.

    Esse assento que você fala - não é só para quem nasceu em Portugal?
    Caso exista como posso descobrir?


    Recapitulando: meus avós nasceram em Portugal e se casaram no Brasil - minha mãe nasceu no Brasil (esta viva) Minha mãe fez atribuição e depois minha irmã , portanto ambas com cidadania.

    Só falta esse detalhe para eu preencher o formulário e enviar -
    Pelo que relatam por aqui , atualmente , qual seria a mais ágil Conservatória para eu enviar? obrigado !!!
  • @Ricardo Castro, pode pedir o número do assento de nascimento no Consulado de SP.
    Outra opção é escrever para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt,, solicitando o número e ano do assento de nascimento, informando nome completo e data de nascimento de sua mãe.

    As Conservatórias estão demorando uns 120 dias em média. Sugiro enviar para a que tenha a documentação correspondente. Veja aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Ovar está com um prazo um pouco menor de cerca de 90 dias mas exige todas as transcrições de casamento.

  • Caio

    tem um número no Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional da minha mãe conforme segue:
    uma série de 6 números + 1 número + data + São Paulo - conforme abaixo

    00000000 0 - 14 de Maio de 2009 - São Paulo-(MNE)
    Nome da minha mãe
    Nome dos pais dela

    deve ser este o assento , certo?

  • editado March 2017
    @Ricardo Castro, não, este é o ID do cidadão. É o número do BI / CC.
    Aproposito, ele está vencido, visto que a validade é de 5 anos. Caso sua mãe queira tirar o passaporte, e ir a Portugal, terá de renová-lo.
  • Caio, consegui o tal número ligando ao consulado português .
    Agora vou terminar de preencher, apostilar e enfim enviar.
    obrigado pela orientação ! abs
  • @Ricardo Castro,

    Formulário 1c não se apostila. Apenas deve ter a firma reconhecida por AUTENTICIDADE.
  • Oi Caio, boa tarde.
    No meu caso, eu possuo uma xerox da conservatória dos registos centrais de Lisboa com o número de assento e ano de nascimento do meu pai, ressalto que ele não é Português nato, mas possui dupla cidadania, brasileira em portuguesa. Também estou de posse de cópias do cartão de cidadão e passaporte dele.
    A minha dúvida é a seguinte: No quadro dois marco pai português, depois deixo em branco freguesia, conselho e País, preencho data de nascimento, assento, ano e marco conservatória dos registos centrais. No quadro 4 marco as opções 1,2 e 3.

    Muito obrigado,
    Fabrício Garcia
  • Caio- ok

    os documentos que estou enviando são:

    Certidão de Nascimento juntamente com a foto do livro manuscrito - AMBOS APOSTILADOS
    Cópia do RG autenticada - SEM TER QUE APOSTILAR

    conforme esse link que você me enviaram:


    OVAR

    * As novas regras são para TODOS os processos.

    Documentos para atribuição:

    1. Tipos de certidão aceitas para qualquer processo e documentos de identificação:
    - Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada
    OU
    - Certidão de inteiro teor, com a firma reconhecida do notário que a assina e que contenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital") devidamente apostilada.
    -
    as cópias das carteiras de identidade, que agora são os únicos documentos que se pode juntar, não necessitam de ser apostiladas, basta que seja autenticadas num Cartório Brasileiro.

    ****** ( CÓPIAS DAS CARTEIRAS DE IDENTIDADE ??? É UMA CÓPIA SOMENTE - CERTO ?)
  • @Fabrício79, exatamente. Se quiser, envie uma cópia do assento de nascimento dele.

    @Ricardo Castro, se for enviar para Ovar, o Apostilamento do RG não é exigido, mas as certidões brasileiras devem mesmo ser apostiladas.
    Certo. Só uma cópia autenticada do RG.
  • Caio - obrigado - tudo entendido sobre o Formulário e preenchimento.

    Depois de enviado tudo à Conservatória e terminado o processo da minha cidadania :

    eles me comunicam via e-mail ? ou mandam por carta meu assento?

    de posse da cidadania posso requerer no Consulado de SP :

    1) Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional e passaporte?

    _______________________________________________________________________________________

    Meu estado civil é divorciado .(me casei e divorciei - tenho Certidão de Casamento com Averbação do Divórcio )

    Atualmente tenho um relacionamento com minha companheira/esposa (há 9 anos )e temos o documento de União Estável há 4 anos -temos um filho com 8 anos,

    Perguntas:

    2) depois que eu fizer minha cidadania posso fazer a documentação do meu filho e da minha esposa ?
    3) eles aceitam ou reconhecem a União Estável realizada no Brasil ? ou teremos que casar ?
    4) faço toda a Atribuição deles pela mesma Conservatória que será melhor ou mais rápido?
  • @Ricardo Castro, algumas comunicam via e-mail, mas sempre receberá uma carta com seu assento de nascimento.

    2 - Assim que o processo for concluído, poderá se dirigir ao Consulado para fazer seus documentos, e já poderá dar entrada ao processo de seu filho, e a transcrição do 1º casamento.

    Tudo terá de ser feito na ordem cornológica.
    Transcrição do primeiro casamento.
    Homologação do divórcio em Portugal, através de advogado português.

    3 - União estável também tem de ser homologada em Portugal. Casar no Brasil, e transcrever em Portugal fica bem mais barato e menos moroso.
    4 – Não faz diferença alguma.
  • Caio - Cynthia mais uma vez - obrigado pelas orientações !!!
    assim que avançar o meu processo deixarei aqui minha constatação para acompanharem o desenrolar.
    desejo a vocês e os demais deste fórum boa sorte !!!
  • O Caio, você acha importante além de enviar o assento de nascimento do meu pai enviar também a cópia do cartão de cidadão e do passaporte dele?

    Muito obrigado,
    Fabrício Garcia
  • @Ricardo Castro, sucesso com seus processos!

    @Fabrício79, não precisa enviar o CC, nem o Passaporte. Só a assento de nascimento basta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.