Certificado de vida

Em meio ao processo de atribuição de meu avô foi solicitada prova de vida. Alguém precisou? Ele tem 95 anos e TD estava sendo feito com procuração.....
Obrigada!

Comentários

  • @Marina, interessante.... Nunca ouvi falr isso!! É feito em cartório? Eles te orientaram?
  • Não. Apenas recebemos a notificação solicitando Certificado de Vida dá CRC de Porto.
    Vamos fazer num tabelião, apostilar e enviar. Deram prazo de 20d úteis para providenciar mas acho que não conseguiremos neste prazo. Hoje vamos averbar o óbito de minha avó junto a sua certidão de casamento pois deve constar estado civil..... Amanhã faremos esse certificado e deixaremos lá para apostilar. Mas somos de são Paulo, teremos feriado essa semana, até apostilar, postar e chegar lá......
  • O cartório se recusou a fazer o certificado
  • Uma sugestão: faça vc mesmo uma declaração, como se o seu próprio avô estivesse escrevendo, declarando algo do tipo:

    "Eu, fulano de tal, RG... CPF..., residente em... declaro para fins de processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, a pedido da Conservatória tal, que estou vivo e em pleno uso das minhas faculdades mentais.

    Reconhece firma por autenticidade, apostila e manda. Quem sabe dá certo!
  • @Wesley, obrigada!
    Conseguimos com que outro tabelião fizesse. Ufa!
    Só que até então eles não tinham ciência do estado civil dele. Agora com essa certidão constará viúvo. Será que vão querer ainda averbar o casamento e óbito de minha avó que não é portuguesa?
  • Olá Marina!!!Bom dia!!
    Estou com a mesma exigência (certificado de vida)!
    Poderia informar qual foi o Cartório em que vc conseguiu lavrar esse documento?
    Grato JB
  • Oi pessoal, acho que vou providenciar a prova de vida antes de pedirem e enviar junto com os documentos. A certidao de nascimento do bisavo portugues chegou hoje aqui em casa e o 1C já está assinado, porém, na necessidade da prova de vida, liguei agora pro cartório e me pediram a certidão de casamento da minha avó (que é filha do português) com a atualização de estado civil para viúva. Nao tenho ideia de como faz isso, se tem que buscar aonde esta a ctd de óbito do marido dela e mandar pro cartório onde está a de casamento e mandar averbar. Gente, quanta exigência! Penso que se a pessoa já assinou o 1C por autenticidade, já é mais que claro que ela está viva. Por conta disso, vou adiar mais um pouco o envio dos docs pra Portugal, sem falar que ainda estou em dúvida da conservatória mais rápida. Nossa, como eu ando lendo aqui no fórum pra descobrir isso, mas é tanta informação!! Correndo contra o tempo!!! Abraco a todos!!
  • Bom dia, ontem estive num cartório aqui no Rio , na Rua do Rosário quase esquina com a Miguel Couto, e lá eles tem um cartaz falando que fazem Prova de Vida, valor R$247,00. Perguntei se era por causa de pessoas que estão fazendo nacionalidade portuguesa, e disseram que a principio estavam fazendo para militares, mas que é prova de vida. então acredito que sirva para as conservatórias em Portugal. Lá também fazem apostilhamento na hora.
  • A título de informação, já mandei junto com todo o processo para ACP a prova de vida por declaração impressa em computador, assinada, reconhecida e apostilada e foi aceito. Não houve exigência no processo.
  • @Goncaluiz ,tem algum texto padrão?
  • Modelo:
    Declaração de Prova de Vida
    Eu, nome, portador da identidade rg n.xxxx, emitido por xxx/xx, em x/xx/xx, inscrito no cpf sob n. XXX.xxx.xxx.xx , residente na xxxxx. , cep xxxx-xxx, e-mail: xxxxx@xxx.xxx.xx, telefone + 55 13 xxxxx-xxxxx, declaro para fins de processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, a pedido da Conservatória, que estou vivo e em pleno uso das minhas faculdades mentais.
    Por ser verdade, firmo a presente sob as penas da lei.
    Cidade, xx de xxxxxx de xxxx.

    Reconhecer firma por Autenticidade e apostilar.
  • Caros, bom dia Estou fazendo o processo com um facilitador em Portugal, essa prova de vida é recente. Alguém sabe por quanto tempo é valida? Pergunto pq acho que deve ser a primeira coisa a ser feita mas tem um monte de documentações que precisamos tirar ainda.
  • @Tatiribeirodeandrade a prova de vida tem q ser bem recente.
  • @vladpen estou fazendo o processo para cidadania da minha avó. Recebi uma carta do Arquivo Central do Porto dizendo: deve enviar prova de vida a realizar junto do Consulado de Portugal. Perguntas:
    1) deve ser feita a prova de vida diretamente no consulado no Brasil?
    2) deram um prazo de 20 dias úteis, porém, a próxima data no consulado no Brasil é somente p meio de março, expirando o prazo dado por Portugal.
    3) há possibilidade de fazer a declaração, reconhecer firma, apostilar e enviar para Portugal?
    O processo está sendo feito através de procuração pela impossibilidade da minha avó assinar.
    Obrigada
  • @patricia

    1-sim
    2-Tente o consulado de SP
    3-somente pelo consulado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.