Atribuição por Procuração

Por favor para dar entrada no processo por atribuição por procuração, pois o interessado estará fora do país, é necessária uma procuração específica para essa finalidade (cidadania) ou uma procuração com plenos poderes dessas feita em cartório já é suficiente ? Outra coisa a procuração tem de passar pelo Itamaraty e consulado e deve ser enviada junto para Portugal ? Por favor podem me ajudar ?
«1

Comentários

  • Fatima,

    não entendi. Não dá para preencher o formulário 1C e ir no cartório reconhecer por autenticidade (presencial) a assinatura antes de sair do país?
  • Boa tarde Guilherme. Tenho um amigo que está querendo dar entrada no processo dele, por atribuição. A mãe dele é portuguesa, está viva, mas sofre de alzhimer, não assina documento algum, mas ele possui uma procuração registrada em cartório. Essa procuração pode suprir a assinatura da mae dele, no formulário 1C?
  • @Nilopolis,

    A procuração deve ser específica para cidadania portuguesa (modelo no site do consulado). Contudo, nesses casos, pode ser feito em cartório via impressão digital no formulário.

    Se o idoso não puder se locomover até o cartório, basta solicitar o serviço a domicílio mediante o pagamento de uma taxa extra. É preciso verificar em quais cartórios existem esse serviço.
  • dyanadyana Member
    @Nilopolis,

    Fiz a atribuição do meu avô por procuração. Levei o modelo do site do consulado, mas o cartório de Niterói disse que tinha que ser o modelo deles e já tinham feito outras vezes e deu certo. O meu deu certo também.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado April 2016
    Depende da Conservatória, @dyana. Aqui mesmo no fórum, um membro reportou que a procuração que ele possuía não foi aceita porque era genérica.

    Se existe um modelo no site do consulado, é esse modelo que deve ser usado.

    Não existe problema em se fazer uma procuração específica para a situação. Se o cartório está sendo inconveniente, mude de cartório.

    Pessoalmente acho bem mais prático e menos desgastante para o idoso, fazer o reconhecimento de firma presencial do formulário 1C na própria residência e com a coleta da digital, se necessária.
  • Pessoal!
    Estou prestes a fazer 6 processos, sendo que o primeiro deles é a atribuição da minha avó que está bem velhinha, não está conseguindo mais assinar o próprio nome. Já fizeram uma CTPS pra ela com a impressão difital no lugar da assinatura para fins de cartório e banco quando precise fazer prova de vida.
    Pretendo só fazer ela assinar o 1C. Eu até poderia pegar uma procuração, mas ela ia ter que assinar um documento de qualquer forma (como a Theresa disse acima), fora que pra ela dar uma procuração vai ser didíiiiicil, rs, desconfiada que só! ahahhaha
    Tô vendo aqui que já tivemos casos assim, alguém sabe se foi tudo bem? Assinar com o dedão lá no cartório?
    Obrigada pessoal!!
  • @Julia,a assinatura por digital tem o mesmo valor que a escrita.
  • @Maria Nélida, ótimo então! muito obrigada!!
  • @Julia,

    Sua avó tem prioridade no cartório pela idade. Leve-a de táxi. Caso ela tenha mobilidade reduzida, solicite ao cartório que faça vá até à residência dela mediante o pagamento de uma taxa.

    É prática comum entre pessoas muito idosas os acidentados.
  • O formulário 1C tem validade de quanto tempo depois de assinado? Minha bisavó também está bem velhinha e queria já reconhecer firma por autenticidade logo.
  • @Pamela,

    realmente nunca soube ao certo a validade do modelo 1C. Porém sugiro que o utilize o mais rápido possível.

    Acho que é um risco muito grande deixar para enviar o 1C, meses depois de assinado, e não ser aceito. Afinal, se for o caso de um idoso, com saúde frágil, por exemplo, o risco dessa pessoa vir a falecer é grande, e as conservatórias não poderiam correr o risco de estar atribuindo uma pessoa já morta.

    Peça a sua bisavó para assiná-lo e peça em seguida a atribuição dela.
  • @Marcia, Obrigada!

  • Bom dia,

    Li no site do consulado português no Rio de Janeiro que a procuração pode ser por instrumento público ou particular. Vocês sabem se alguém já fez por instrumento particular para o fim de dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade? E dando entrada direto na ACP, também poderia por procuração por instrumento particular. Obrigado.
  • Oi pessoal, estou precisando elaborar uma procuração para minha tia dar entrada na legalização do meu casamento em Portugal, é uma procuração específica e no site do consulado não mostra nenhum modelo. Quero fazer fora do consulado, por ser mais simples, será que tem validade através do cartório, com registro de Haia? Alguém já fez isso?
    Obrigada!
  • Bom dia pessoal,
    ainda estou com uma dúvida, se eu levar o formulário 1C a uma CRC presencialmente em Portugal, com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro, ainda preciso da procuração?
    Obrigada
  • @Flavia, nesse caso se não for vc a requerente, o processo será recebido como se vc fosse apenas a emissária.
  • @Vlad Pen o requerente no caso seria meu pai, que está em perfeito estado de saúde. Agora me veio outra dúvida, eu sendo a emissária o processo demoraria o mesmo tempo que se meu pai fosse pessoalmente entregar?

  • editado February 2018
    @Flavia, vc poderia fazer por procuração..aí é como se vc estivesse fazendo o processo para vc.Algumas conservatórias dão algum tipo de prioridade a processos feitos presencialmente..mas o dificil é agendar o dia para entrega dos documentos.ACP não exige agendamento.
  • editado January 2018
    .
  • @vlad Pen, tenho uma duvida. Ontem entreguei presencialmente meu processo de aquisição pelo casamento na cnaim do porto e ja sai de la com numero de processo. Minha dúvida é posso fazer os processos de atribuição de minhas cunhadas la tambem? Ou melhor na ACP do Porto que parece que esta sendo mais rapido? Alguem ja teve experiência na Cnaim do Porto? Obrigada desde ja! Obs: minhas cunhadas farão procuracao para que eu entregue os seus documentos. Obrigada desde ja!
  • editado February 2018
    @bona as Creio q as CNAIM enviam os processos para Lisboa.Para atribuição é melhor enviar para ACP do Porto
  • Obrigada @Vlad! Vou fazer o processo pela ACP mesmo. :)
  • bonabona Member
    Oi @vlad!

    FIquei com duvida em relação a procuração que minhas cunhas farão para eu entregar os documentos na ACP. Eles aceitam entrega de documento de terceiros para atribuicao por procuração? A procuracao tem que ser apostilada tambem ou somente reconhecida firma por autenticidde em cartório?
    Obrigada novamente!
  • @bona é aceito apenas procuração de parentes próximos. Recomendo apostilar tb.
  • bonabona Member
    OI @vlad obrigada novamente!
    Qual conservatória aceita ainda receber docs de atribuição com procuracao de terceiros que não sejam parentes?

    A 4Crc aceita receber o processo de transcrição de casamento por procuração?
  • editado March 2018
    @bona Tondela, 3a Crc do Porto e Vn Gaia..talvez aceitem, mas todas tem que fazer agendamento prévio.Sobre a 4ª Crc.. aceita processos de transcrição de casamento, mas tb precisa agendar.
  • bonabona Member
    oi @Vlad obrigada!
    Liguei na conservatória de Póvoa de Varzim e Vila do Conde e ambas fazem a transcrição com procuração de terceiros lá mesmo. Vou lá ver quanto tempo leva. Como vivo aqui vou na ACP para confirmar para o processo de atribuição também. vou dando noticias. bjinhos
  • @bona tb ouvi dizer que a conservatória de Amarante faz super rápido.
  • bonabona Member
    @vlad bom saber! Nesta conservatória so faz transcrição ou tambem atribuição? Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.