Processo de Atribuição via Consulado ou Conservatória?

Boa noite. Vou fazer a minha cidadania :D
Estou na dúvida se é melhor fazer via Consulado (São Paulo) ou via Conservatória, o que vocês sugerem?

Via consulado estão cobrando R$ 1.038,16, além dos gastos que terei com os documentos, e o prazo de 8 meses. Alguém com mais experiência e vivência pode me dar uma opinião?

Obrigado!

Comentários

  • @icrevilari faça direto pelas conservatórias.
  • Obrigado pelo retorno! Qual conservatória recomenda atualmente? Vi que existem várias...
  • @lcrevilari, atribuição para netos só na CRC - Lisboa
  • Não é para netos, a minha mãe tem cidadania...é para filho!
  • editado January 2020
    @lcrevilari,
    Sendo a mãe a portuguesa, precisa primeiro fazer a transcrição do casamento de seus pais. Recomenda-se Ponta Delgada. (busque no site como fazer a transcrição)
    Leva uns 2 meses pra sair a transcrição. Enquanto isso voce se informa mais dos próximos passos e junta os documentos.

    Depois, para sua própria atribuição, recomenda-se a ACP.

    Para ambas as coisas estou assumindo que sua mãe era casada com seu pai quando voce nasceu. Caso fosse solteira ou tenha se divorciado e casado pela segunda vez, explique isso claramente, porque pode mudar as coisas.

    Atualmente todas as conservatórias estão demorando mais que 8 meses, mas o consulado também não vai fazer nesse prazo. Esses prazos de conclusão são baseados no passado. De algum tempo pra cá todas as conservatórias estão levando muito mais tempo.
  • Obrigado @gandalf , o casamento da minha mãe já transcrevi pra Portugal e está tudo certo. Agora vou fazer a minha cidadania. Vou fazer por Porto então, valeu
  • @lcrevilari,
    Ótimo. E você é filho do primeiro casamento dela, e eles já estavam casados quando voce nasceu, certo?
    (so pra ter certeza e evitar surpresas la na frente) :-)
    Se sim, nem precisa responder. Somente siga em frente.

    A decisão sobre a conservatória é sempre sua. Os moderadores do site recomendam a ACP.
    Se voce souber de alguém que fez pelo consulado depois de Maio e já conseguiu o assento, me conte.
    Boa sorte.
  • Desculpe, @Lcrevilari, eu vi um "D" e presumi que fosse o formulário para netos.
    Hahaha, agora que entendi que era uma carinha sorrindo!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.