Feliz Natal

Gostaria de desejar um Feliz Natal e um 2020 fabuloso para todos os integrantes deste Fórum e suas famílias!
Menciono, em especial, o @Vlad Pen, @Kleber, @Daniel Henriques, @Nilton Hessel, @ JCCS, @Mtrin, @gandalf, sem a ajuda dos quais seria impossível, a muitos, o êxito em seus processos!
Que 2020 chegue pleno de vitórias, conquistas e muitos registros, realizando o sonho daqueles que, muito além da sonhada nacionalidade portuguesa, conseguem resgatar suas raízes! É gratificante achar ancestrais, imaginar como eram suas vidas. São nosso passado, assim como seremos, também, um dia, para nossos descendentes.
Tudo de melhor para todos!!
Muito obrigada!

Comentários

  • Um Feliz Natal aos amigos do Fórum...!!!

    E que 2020 seja repleto de saúde e prosperidade...

    @Liane Alegria...
    Nesse Ano em que não pude ir a Portugal...O que você escreveu me fez recordar as longas caminhadas que costumo fazer pelos bairros tradicionais quando lá estou...
    Aquelas ruas centenárias onde dobrando uma esquina nos deparamos com roupas penduradas a secar de um modo...Digamos "Peculiar"...
    Certamente de modo muito parecido áquilo que meus Avós faziam há 100 Anos ...

    E ao fundo...Claro...Se ouve um "Fado"...

    São "Saudades" de Portugal...
    : )
  • @Liane Alegria, obrigado pela lembrança. Um ótimo natal para você e sua família também e a todos os colegas do fórum também.

    Esse sentimento de resgatar o passado e encontrar as raízes é muito gratificante. Eu, que estou ansioso planejando minha primeira visita a Portugal, estou sentindo exatamente isso. Pena que quando somos mais novos e ainda temos os familiares mais velhos conosco, em geral, não nos interessamos tanto pelo nosso passado. Só quando não temos mais a quem perguntar sobre nossos antepassados, pois os mais antigos já partiram, desenvolvemos esse interesse.
  • @Daniel Henriques, concordo com você!! Muito tarde, resolvi resgatar as raízes. Estou felicíssima porque já consegui encontrar um avô nascido em 1625!!!
    Tentar compreender como foi a vida dessas pessoas, imaginar as lutas que travaram, as dificuldades que tiveram, é muito gratificante!
  • @Liane. 1625!!! Que legal. Eu quero fazer essas pesquisas mas ainda não descobri como proceder. As informações mais antigas que tenho são dos pais dos meus avós, nascidos entre 1891 e 1900. Sei que ficaram parentes em Portugal mas não tenho informações sobre eles também...
  • @Daniel Henriques, tem que ir pesquisando os assentos da região de onde vieram seus parentes! É um trabalho difícil, principalmente no começo, quando você tenta aprender a letra dos párocos! Fico procurando livro por livro, tanto de nascimentos, quanto de casamentos e óbitos! Associei-me aos Amigos da Torre do Tombo , paguei 25 euros por 1 ano, e tenho acesso a vários arquivos. Sorte que me aposentei em abril deste ano e tenho bastante tempo e paciência!
    Já li alguns processos da Santa Inquisição e confesso que quase chorei de rir!! Acredita que ouviram 32 testemunhas para tentar descobrir, em vão, quem havia esfaqueado uma hóstia, que foi encontrada partida ao meio em uma igreja?? Esse caso foi demais, óbvio que ninguém sabia de nada!
    No geneall, site de genealogia, achei um primo distante, PhD em Genealogia, morando na Califórnia, que me ajudou bastante!!
    O engraçado é que o sobrenome do meu avô deveria ser "Espírito Santo Vasconcellos", mas ele adotou, como sobrenome, quando veio para o Brasil, seu segundo pré-nome! João d'Alegria tornou-se João Alegria!!!
    Tudo isso é muito interessante, cheguei a pensar em escrever um livro, dando vida aos personagens que venho encontrando! Quem sabe, um dia?
  • @Liane, obrigado pelas dicas vou dar uma olhada. Um bisavô meu era do distrito de Aveiro, o outro bisavô, as duas bisavós e meu avô do distrito de Coimbra.
  • @Daniel, os meus ancestrais eram do Viseu, notadamente do Souto do Penedono!
  • @Liane Alegria,
    Obrigada pela lembrança, espero que tenha tipo um ótimo Natal!
    Quanto as minhas pesquisas pessoais, já achei todos os bisas portugueses, no meu caso são 6.
    2 são de Aveiro, 2 de Poços de Ferreira e 2 de Vila Real. Como são muitos alguns na estão bem mais adiantados, descobri que o de Paços de Ferreira tinha um irmão gêmeo. E várias outras estórias. Fiquei meio que viciada nessas pesquisas. Estou pesquisando o início de 1800, ainda estou longe de 1600, um dia chego lá. Boa sorte a todos e um Feliz ano Novo.
  • @Mtrin, com paciência e perseverança, conseguimos! Também estou viciada! Já consigo decifrar, com relativa facilidade, a letra terrível dos párocos!
    Um fabuloso Ano Novo para você!
  • editado December 2019
    Pessoal..um feliz Natal atrasado e desejo agora um FELIZ 2020 a todos que colaboram com o fórum. @LIANE @Daniel @Nilton entre outros e demais moderadores.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.