Cidadania para neto (mãe falecida)

LumaLuma Member
editado April 2019 em Tenho como conseguir?
Olá! Preciso tirar uma dúvida, sei que há muitos tópicos sobre isso mas fica sempre uma dúvida...

É o seguinte: meu primo, neto de português gostaria de adquirir a cidadania, porém sua mãe (filha do português) é falecida.

Gostaria de saber qual seria a melhor maneira dele contornar essa situação? Pelo que entendi ele não teria direito à atribuição, somente à aquisição, estou certa? Ele precisa comprovar vínculo mesmo? Qual a maneria mais fácil e mais utilizada de se fazer isso.. ou qual vcs recomendam aqui no forum?

Além disso, preciso dizer que outras pessoas na família já obtiveram cidadania (descendentes do português em questão: filhos e netos), gostaria de saber se esse fato faz alguma diferença para ele ou se ele poderia usar de comprovação como vínculo já que quase toda a família se tornou portuguesa por processo de atribuição recentemente.

Por onde começar?

Grata!

Comentários

  • @Luma

    Seu primo poderá pedir a atribuição (não existe mais aquisição para netos) ,mas terá que comprovar ligaçoes efetivas
    O fato de outras pessoas da família terem conseguido a nacionalidade,não serve como provas efetivas

    Veja nesse tópico algumas sugestões

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos/p1
  • @Luma

    Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:

    A residência legal em território português nos últimos 3 anos anteriores ao pedido.
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de aluguel celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis situados em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no país onde resida.
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.