Correios não fazem vale postal internacional para pessoa jurídica. O que fazer?

Olá! Gente, achei a certidão do meu avô na Universidade de Coimbra. Para eles me mandarem, disseram que só aceitam o tal do vale internacional dos correios. Só que os correios só fazem remessas pra pessoa física. Sim, eu já fui em várias agências, liguei no 0800, liguei no Correio Central e a informação é a mesma "não fazemos para pessoa jurídica". Então expliquei a situação para o funcionário da faculdade. Ele diz que só aceita esse vale postal e mais nada. Foi até meio estúpido.
Alguém me ajuda?
Obrigada.
(Sou de São Paulo)
«1

Comentários

  • @vivianeviviane não existe mesmo vale postal para pessoa jurídica, algumas agencias fazem sem problema, tente agências centrais dos correios que a probabilidade é maior. Não diga que é para pessoa jurídica, faça o vale postal para manutenção de residente e informe os dados do destinatário como se fosse uma pessoa.
  • editado November 2018
    @vivianeviviane
    Dá uma olhada nesse tópico, lá costuma ter muita informação sobre agências que fazem sem maiores problemas. (além de ter informações sobre os cuidados a tomar para não mandar valores a menor e ter que complementar depois)
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao#latest
  • obrigada! vou tentar





  • @viviane, vc pode pagar por cartão de crédito internacional tb.
  • eles não aceitam, de jeito nenhum, já implorei. A minha certidão não está em conservatória, está no arquivo da universidade de Coimbra.
    Fui em 3 lojas do correio, eles não aceitam pra pessoa jurídica. ... Já liguei na central...
    Aí o moço do arquivo disse pra eu colocar o nome dele como destinatário, mas o correio pede o núm do NIF dele, que é pra identificar a pessoa física. Mas o cara não me dá o nif, ele diz que é só colocar o nome e mandar.
    Olha, tá fod, quer dizer, complicado.
    mas obrigada mesmo assim...
  • Olá @vivianeviviane

    Quais são as agencias do Correios que você já tentou?
  • @vivianeviviane,
    Eu trabalho numa agência que faz. Mas é no Rio. Qual é o valor é os dados?
  • Oi gente , consegui mandar o vale postal. Fui na agência e disse que o vale era para pessoa física (acho que falei q era pra
    residente). Então só precisei informar endereço e o nome da pessoa, sem dar número de documento. Mas não pode dar bandeira que é pra pessoa jurídica porque aí eles não fazem... Bom, deu certo! Obrigada pelas informações de vcs!
  • Olá, tudo bem?
    Estou tentando há um tempo mandar o vale postal, mas nenhuma agencia está aceitando. Mesmo eu dizendo que não é pessoa jurídica, quando eu falo "IRN" os caras já dizem que não fazem.

    Preciso fazer a transcrição de casamento de minha avó portuguesa. Mandei e-mail para Tondela, mas não me responderam. Alguém pode me ajudar??

    Obrigada
  • @alicefernandes em quantas agências tentou?
  • @alicefernandes

    Oi Alice!

    Eu estava no mesmo perrengue que vc, mas consegui. O correio não faz vale postal pra pessoa jurídica, é uma regra deles. Fui em algumas agências aqui em São Paulo e nada feito. Liguei pra agência central e a atendente explicou que já tem um tempo que eles não fazem.
    Eu consegui assim:
    Liguei para uma agência e perguntei o que precisava pra mandar um vale postal para PESSOA FÍSICA. A moça me disse, RG ou carteira de habilitação (de trabalho, passaporte). Então perguntei o que eu precisava informar sobre o destinatário... ela disse que só o nome e o endereço (acho que o telefone tbém). Insisti: "não preciso apresentar nenhum documento do destinatário ou número de algum documento?" Ela disse que não. Por precaução, peguei o nome dessa moça que me passou as informações.
    Quando vc chegar lá e a atendente te perguntar "pra quem", você dá o nome da pessoa da conservatória pra quem você pediu o documento. Diz que é para um residente, amigo seu ou primo. Não fala em IRN, se não vc dança! Só um nome e o endereço. Pronto. assim vc consegue, peguei essas dicas aqui com o povo.
    Boa sorte, depois me conta como foi.
  • @alicefernandes

    Oi Alice, olha o que eu achei:

    "Quando chegar a agência de correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN.IP como se fosse o nome de uma pessoa. (( Aqui eu não daria essa sigla não, porque a atendente vai desconfiar, daria só o nome da pessoa )) Não mencione que é uma pessoa jurídica. NÃO EXISTE VALE POSTAL INTENACIONAL PARA PESSOA JURÍDICA.
    Antes de completar a operação, peça a atendente dos correios para imprimir uma prévia, para você poder conferir todos os dados. NÃO FECHE A OPERAÇÃO SEM CONFERENCIA.
    Depois disso é só concluir e pronto.
  • @vivianeviviane Pois é, mandei e-mail para ponta delgada há 13 dias, mas não tive retorno. Não possuo nome ou documentos de alguém para poder encaminhar o vale, esse o problema...
  • @alicefernandes
    Enviei para Ponta Delgada a Transcrição de Casamento dos avós do meu sogro, foi recebida em 01/10/2018 lá por Fátima Vitorino, informação passada pela DHL.
    Um outro documento, referente ao cumprimento de exigência, foi recebido por Lucia Medeiros em 26/10/2018, rastreio também da DHL.
  • @Vlad Pen
    Acha viável o envio com a indicação de um desses nomes, no caso da Alice Fernandes?
  • @alicefernandes,
    Não coloque em nome de nenhuma pessoa física. Se fizer isso eles devolvem na hora.
    Não existe hoje e a muitos anos não existe vale postal para pessoa jurídica,
    Só pode ser feito para pessoa física.
    Dito isso, vamos aos procedimentos:
    1- Em que cidade você está. Como você outros também já tiveram dificuldade de achar uma agencia que faça vales. O forum pode ajudar com indicações.
    2- No Rio de Janeiro, tem a da Rua 1º de Março, tem uma no Meyer, uma na praça Sans e Pena. Em Niterói, tem na Rio Branco (quase em frente as Barcas), uma em Icaraí e no Barreto. Em Cabo Frio tem agencia central.
    3- O vale postal sempre é para pessoa física na modalidade manutenção de residente. Nunca mande diferente disto.
    Quando entrar na agencia peça simplesmente para fazer um vale postal internacional para pessoa física .
    Quando a pessoa começar a fazer, vai passando os dados devagar.
    Não é necessário nenhum documento para quem você está enviando o vale.
    Você precisa do nome IRN.IP, o endereço, o telefone, o cep e o valor exato para enviar.
    4- Antes de comparecer a agencia, verifique a cotação do euro na página dos correios:
    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/default.cfm
    é usado sempre o EURO, (nunca usar outra moeda ou euro exportação).
    Até agora não tenho nenhuma informação que os vales foram suspensos. Eles continuam em vigor.

    Boa Sorte!!!!!
  • @Mtrin
    Concordo, o melhor seria fazer mesmo como instruído.
  • Eu sigo todas as instruções, mas na hora de passar o IRN,IP eles informam que não fazem para pessoa jurídica e não consigo continuar... Estou em São Paulo. Já tentei em 3 agencias!

    @Mtrin muito obrigada pelos detalhes e ajuda!!
  • Olá @alicefernandes

    Centro da capital, estava fazendo vale postal
    AC MARQUES DE ITU - AGENCIA CORREIO
    LOCALIZAÇÃO
    Endereço: RUA MARQUES DE ITU , 76
    Bairro: VILA BUARQUE
    Município: SAO PAULO
    Cidade: SAO PAULO
    UF: SP
    Telefone: (11) 4313-9784
  • @alicefernandes

    Então Alice, quando fiz o meu, eu tinha o nome do moço do cartório. Contei pra ele que não dava pra mandar pra pessoa jurídica e então ele me disse que era só por o nome dele, sem número de IRN, IP. Quando a moça do correio perguntou a finalidade, eu falei que era pra "manutenção de residente".
    Estava nervosa porque não tinha certeza se daria certo. Então usei um truque pra distrair a atendente e ela não focar no que estava fazendo... elogiei o brinco, puxei conversa... demos umas risadas e tal... ela foi super simpática e bingo! Fez o vale sem questionar nada. Acho que vc consegue o nome de alguém da conservatória entrando no site ou algo assim. E também tem os nomes aí em cima que alguém deu a dica.
    Vai nessa que vc consegue.
    Que bairro vc está?
  • Eu estou em são paulo, no tatuapé. Já tentei em agencia da barra funda e do tatuapé, mas nada...
    Vou tentar nessa que o Kleber indicou! Muito obrigada pela ajuda.
  • Mas o que você disse na hora de fazer o vale postal nesses cartórios?
  • editado February 2019
    Diga sempre que é pra pessoa física (isso se perguntarem). Se tiver muita coragem/cara-de-pau e conseguir manter seriedade (eu começaria a rir sozinho), fala que IRN IP é um amigo chinês que mora em Portugal, parente do mestre do Bruce Lee (Ip Man).
    Mas a melhor coisa mesmo é: se não deixarem fazer numa agência, tente em outra que já tenha sido recomendada aqui no forum.
  • @jhmelman
    hahahahahhaah

  • Qualquer agência faz o Vale Postal, mas só pra pessoa física. Para pessoa jurídica não fazem, é regra. Se colocar a sigla IRN IP eles devolvem. Já liguei na Central dos Correios pra saber disso.
    Tentem pegar o nome da pessoa com quem vcs tem contato em Portugal, do cartório, e coloquem como destinatário, informando que é para "manutenção de residente".
    Pode dar só o nome, não precisa do número do documento da pessoa. Eles pedem o endereço e um telefone.
  • @vivianeviviane, se mandar o vale postal em nome de algum funcionário da conservatória é certo que o processo será devolvido. As conservatórias só aceitam que o pagamento seja feito em nome do IRN, IP.
    Algumas agências fazem o vale postal em nome do IRN, aqui no fórum sempre tem pessoas postando aonde conseguiram fazer.
  • Entendi.
    Tenho que procurar mais então, porque todos os lugares que liguei e fui não deixavam fazer pra pessoa jurídica.
    Eu coloquei o nome do moço do cartório que pedi a certidão do meu avô. Só assim consegui. Ele me explicou que o mais importante é o endereço, estando certo não tem como extraviar....enfim
Esta discussão está fechada.