Documentos necessários para solicitação de atribuição pelos correios.

Diante de tantas situações, fiquei em dúvida de quais documentos enviar para minha atribuição.
Meu avô era português, já providenciei a atribuição do meu pai e ele já possui o Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional.
Quais documentos devo enviar?
Quais devo apostilar?
Posso enviar pro Arquivo Central do Porto?
Grato.

Comentários

  • editado October 2018
    @Rômulo nesse tópico tem todas as informações que precisa

    1. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
    2. Cópia devidamente autenticada do RG e apostilada;
    3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório;
    4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    5. Vale postal ou cartão de crédito (175 euros)

    Se o declarante na certidão do interessado foi o pai, e esse é o português não precisa fazer a transcrição de casamento.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
  • @Vlad Pen, Boa tarde!!!

    Aproveito a pergunta feita pelo Rômulo...

    Estou para entrar com o processo de atribuição para minha esposa. Ela tem dois irmãos que regularizaram a pouco tempo toda a situação do pai que é filho de portugueses e já conseguiram recentemente as suas cidadanias, portanto, com certeza, a documentação do pai está toda em ordem. Eles fizeram via consulado aqui em São Paulo. Seguindo indicação deles, juntei todos os documentos solicitados pelo consulado, porém, devido à grande procura, eles suspenderam a solicitação de novos pedidos.

    Fiquei feliz em encontrar esse Forum e já li várias discussões, mas tenho algumas dúvidas quanto aos documentos que devo enviar e como fazê-lo. (fiquei meio confuso!!)
    Agradeço muito se puderem me auxiliar.

    Os documentos que tenho em mãos, são:
    - Certidão de nascimento de inteiro teor de minha esposa, apostilada
    - Certidão de nascimento por fotocópia do livro de registro, de minha esposa, apostilada.
    - Certidão de nascimento simples da mãe dela ( que é brasileira), original, apostilada.
    - Cópia do RG de minha esposa, autenticada e apostilada.
    - Cópia da carteira de motorista de minha esposa, autenticada e apostilada.

    Pela relação que vc colocou na pergunta de nosso amigo Rômulo, acho que tenho que juntar ainda:

    - cópia da certidão de nascimento do pai dela (que é cidadão portugues)
    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório.

    Minhas dúvidas são:

    - São todos estes documentos mesmo, ou tem coisa a mais ou a menos?
    - Devo agora só pagar o vale postal (175 euros),
    - Juntar todos os documentos num envelope e mandar para o ACP do Porto?

    Desculpe a confusão, mas tenho muito receio de me atrapalhar e fazer algo errado.

    Obrigado!!!

  • @Sergio Lambert,

    Documentos:
    - Certidão de nascimento da requerente
    a certidão tem que ser do tipo reprográfica (fotocópia), apostilada. Se esta não estiver legível, aí teria que mandar as duas. Caso contrário somente a reprográfica

    - Certidão de nascimento simples da mãe dela ( que é brasileira), original, apostilada.
    não precisa

    - Cópia do RG de minha esposa, autenticada e apostilada.
    ok

    - Cópia da carteira de motorista de minha esposa, autenticada e apostilada
    se vai enviar o RG, não precisa do CNH

    - cópia da certidão de nascimento do pai dela (que é cidadão portugues)
    ok. cópia simples, ou indicação do número do assento no formulário 1C dela

    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório.
    ok


    Dúvidas:
    - São todos estes documentos mesmo, ou tem coisa a mais ou a menos? veja acima
    - Devo agora só pagar o vale postal (175 euros), sim
    - Juntar todos os documentos num envelope e mandar para o ACP do Porto? isso
  • Ah, mais uma dúvida.
    Sou casado, tenho que enviar a certidão de casamento? Se sim, apostilada?
    Desculpem, mas são tantas situações que nos deixam confusos, e deixar de mandar alguma coisa causaria um grande transtorno.
  • @Marcia, muito obrigado pela atenção!!!...
  • editado October 2018
    @Marcia,

    Em tempo: Também sobre a certidão de casamento: O nome de minha esposa no documento de identidade é a de casada (com meu sobrenome), e difere, então, da certidão de nascimento. Preciso mandar também a cópia da certidão de casamento?
  • @Sergio Lambert

    Se na certidão de nascimento da sua esposa não constar o casamento averbado,terá que enviar a certidão inteiro teor digitalizada e apostilada
  • @Maria Nélida,obrigado pela resposta, mas, desculpe, ainda tenho uma dúvida... você disse digitalizada!!! o que tenho que enviar é uma fotocópia da certidão, apostilada, certo?
  • editado October 2018
    @Sergio Lambert,

    o que a @Maria Nélida quis dizer foi digitada, apostilada.
    Ou seja, a certidão de inteiro teor (não precisa ser reprográfica) apostilada.
  • Por favor, me surgiu uma dúvida simples no preenchimento do formulário 1C, e agradeço se alguém puder me esclarecer.

    Estou preparando a atribuição de minha esposa, que é neta de portugueses. A atribuição de seu pai já está feita, tanto que os irmãos dela já fizeram a atribuição via consulado, aqui em S.P. .

    Minha dúvida é: no quadro 2.
    Sendo que a certidão de nascimento do pai dela é do Brasil, preciso somente enviar uma cópia simples desta certidão junto com os documentos, certo?
    Não é necessário preencher nada neste ítem, já que lá pede Freguesia, Concelho, que são ítens de uma certidão portuguesa, correto?

    Grato!!!
  • editado November 2018
    @Sérgio, QUADRO 2:

    Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"

    Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.

    O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.

    Obs :Sergio no quadro 2 os dados a serem preenchidos é referente ao registro de nascimento português e não brasileiro.
  • Muito obrigado, @Vlad!!

    Então, mando somente uma cópia simples da certidão do pai dela, não precisa ser atual nem apostilada, certo?

    Mais uma coisa, por favor!
    Estou pensando em mandar para o ACP do Porto. Quando eu for fazer o Vale Postal e me perguntarem o nome do destinatário, tenho que informar apenas IRN/IP e o endereço, ou informo "Arquivo Central do Porto"?
    Porque pelo que vi aqui em alguns comentários, o Vale Postal para o exterior não pode ser em nome de pessoa jurídica, certo?

    Desculpe a insistência, mas como marinheiro de primeira viagem, tenho receio de fazer algo errado...
  • @Sergio Lambert o vale postal em nome de IRN-IP e o endereço do ACP.
    Os documentos para Arquivo Central do Porto no mesmo endereço do vale postal.
  • @SergioLambert vc pode pagar por cartão de crédito tb.
  • Por favor, me surgiu mais uma dúvida e agradeço se alguém puder responder...

    Quero conseguir a atribuição de minha esposa, que o avô era português.
    Os irmãos dela já conseguiram a atribuição do pai dela, nascido no Brasil.
    No formulário 1C só são solicitados dados de minha esposa e de seus pais.
    Minha dúvida é: como na ACP do Porto, vão saber que o pai dela já tem a cidadania, já que o único documento dele que é solicitado é a certidão de nascimento, que é brasileira? Conseguem checar somente com os dados presentes na certidão de nascimento??

    Não sei se consegui ser claro!!
  • @Sergio Lambert, pelo que entendi o pai de sua esposa já tem nacionalidade portuguesas, correto?
    O que vai servir para instruir o processo dela será o assento de nascimento português dele e não o brasileiro.
    O processo de seus esposa será do pai dela para ela e não do aço para ela.
  • @Daniel Henriques, obrigado pela resposta!

    É isso mesmo, meu sogro é brasileiro e já tem cidadania portuguesa, atribuída a uns 2 anos atrás, através do Consulado aqui de São Paulo...
    Vc sabe me dizer onde encontro esse assento português dele? Tem algum documento que ele recebeu quando saiu sua cidadania??
  • @Sergio Lambert o consulado normalmente não envia o assento de nascimento ao final do processo. Pode tentar entrar em contato com o consulado e perguntar o número do assento (não tenho certeza se eles te informam) ou solicitar uma certidão no civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • Muito obrigado, pelas informações @Daniel Henriques!!! Já solicitei no civilonline. Espero que dê certo!!!
  • editado November 2018
    Olá @Daniel Henriques...

    Se você ou alguém puder me dar uma luz, eu agradeço muito!!!
    Para preencher o formulário 1C, estou tentando levantar o assento português de meu sogro que é brasileiro, mas conseguiu a atribuição pelo consulado Português em SP, a uns 2 anos. Conforme já tinha comentado em mensagens anteriores.

    Conforme sua sugestão (@Daniel Henriques), entrei no Civilonline e solicitei a certidão de meu sogro, porém, recebi uma mensagem de que o processo estava sendo cancelado por prazo de pagamento expirado, mesmo tendo eu feito o pagamento normalmente conforme eles indicam. Até enviei os comprovantes para eles...
    Resolvi telefonar para lá e me disseram que isso acontece até que com frequência, que o pagamento é autorizado mas não é enviado pela operadora do cartão e que eu teria que entrar em contato com o meu Banco. Conversei no meu Banco e na VISA e me disseram que estava tudo certo, que o pagamento estava autorizado, me passara até o código de autorização, porém, lá em Portugal não estavam confirmando. Liguei novamente para Portugal e, apesar de minha insistência para falar com alguém que pudesse me ajudar, me disseram que não conseguiam fazer nada, pois esse serviço é terceirizado e eles não tem nem contato com quem faz (???) ... Perguntei o que eu deveria fazer, então, e me disseram para ir tentando... Já tentei por mais 3 vezes e sempre recebo a mesma mensagem... ¨processo cancelado por prazo de pagamento expirado" !!!

    Conclusão: fiquei sem saber o que fazer!!!

    Tentei também ligar no Consulado, em São Paulo, por várias vezes, mas é impossível falar com eles, ninguém atende.

    O cartão do Cidadão que meu sogro recebeu, pode ajudar em alguma coisa? Ou tem algum outro meio de eu conseguir esse assento???

    Obrigado!!!!
  • @Sergio Lambert sempre que vejo esse problema ocorrer é por não ser clicado no botão de retornar a página anterior ao final do pagamento. Da ultima vez que solicitei uma certidão era um botão azul, se não me falha a memória. Se não clicar nesse botão para retornar ao civilonline o pagamento não é registrado. Você chegou a clicar nesse botão ao final do pagamento?
  • Poxa @Daniel Henriques, muito obrigado!!!!
    Acho que foi isso mesmo que aconteceu. Refiz o pedido e agora acredito que vai dar certo!!!...
    Estou com vergonha pela "burrice", mas ao mesmo tempo, esperançoso que agora vai dar certo! Já estava desanimado... abraço!!!
  • @Sergio Lambert se der certo o pagamento você vai receber em pouco tempo um e-mail comunicando a mudança de status. Se chegar esse e-mail o próximo já deverá ser o do código de acesso da certidão.
  • @Daniel Henriques, deu certo!!! Acabei de receber o código e já baixei o assento. Quero, novamente, te agradecer muito!!! Este Forum é um lugar fantástico mesmo pra quem busca cidadania!!
    Acredito que não me falta mais nada.
    Agora vou juntar tudo e preencher o formulário 1C...
    Se aparecer mais alguma dúvida, volta a consultar vocês.
    Forte abraço!!!
  • Bom dia.
    Gostaria mais uma vez de contar com a ajuda dos amigos no sentido de informarem quais os documentos necessários para entrar com o processo de cidadania para netos, sendo que minha mãe filha de Português já é falecida.
  • Complementando a pergunta anterior, qual o melhor local para dar entrada no processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.