Retificação de certidão com gênero errado

Bom dia, caros colegas do fórum,

quando finalmente consegui achar o assento de baptismo do meu bisavô português, percebi que ele está com o gênero errado. Todos os outros dados estão corretos: a data de nascimento, o nome dos pais, avós, a origem de todos eles, o local e tudo mais. Agora vem a dúvida: sendo ele nascido em Cedofeita, Porto, a quem posso me dirigir para realizar a retificação desse documento? Precisarei de advogado? Vocês sabem quais documentos serão necessários para a retificação, qual o custo e o tempo necessários?

Muito obrigada pela ajuda.

Um ótimo dia a todos.

Comentários

  • @Carolina Carneiro Baptismos não são retificados, até onde sei, em nenhuma hipótese... Antes de qualquer coisa, você verificou esta informação diretamente no livro de baptismos onde ele foi registrado ou em alguma certidão? Pois se foi na certidão é mais fácil, basta pedir uma correta. Caso contrário, por acaso seu Bisavô se casou em Portugal? Se você conseguir outros documentos portugueses, como certidão de casamento caso ele tenha se casado lá, passaporte ou algum outro documento, acredito que mesmo com esse problema, seu processo possa ser aprovado, se enviado para uma conservatória mais flexível... Minha opinião ok, outros menbros do fórum podem ter opinião diversa...
  • editado July 2018
    @Rbt Wagner Muito obrigada pela resposta! Verifiquei essa informação direto no livro de baptismos... eu não achei a certidão até agora, já que ele nasceu em 1885, e eu acho que naquela época eram só registros de baptismo, né? E ele casou no Brasil.
  • @Carolina Carneiro, caso queira, coloque o link de acesso a certidão e o nome de seu bisavô, para que possamos analisar o documento.
  • Registro (número 465) de Mario de Lima Santos, meu bisavô, a ser retificado:
    https://ibb.co/i3anby

    Registro do casamento de Mario de Lima Santos no Brasil:
    https://ibb.co/bzwqUJ
  • @Carolina Carneiro, por acaso seu Bisavô não tinha uma irmã chamada Maria? Este assento não é o de seu avô, está escrito Maria nas duas referencias ao nome, note a diferença entre o "a" e o "o", especialmente nas palavras "Freguesia", "Pelotas" "Agosto" e "Quatro" , além de definir o batizado com do sexo feminino. Você olhou o resto do livro e os anos anteriores e posteriores? Não existe retificação em baptismo, se realmente for este registo, o que não acredito, você precisará provar este equívoco por outros meios/documentos e provavelmente precisará de um advogado. Termine de conferir os livros e procure outros documentos do seu bisavô, a data de nascimento dele pode estar errada, e ter confundido a da irmã dele com a dele. Você já tem a freguesia, o mais difícil, e o nome dos pais, basta olhar com calma os livros.
  • @Rbt Wagner: ele não tinha nenhuma irmã Maria, e muito menos poderia ela ter nascido na mesma data que ele. Os irmãos de Mario de Lima Santos eram Alvaro, Francisco de Paula, Heitor, Heraclito, Esther e Ida, além de Jose e Antonio, que faleceram quando crianças. Tirei a informação sobre os irmãos de Mario do livro "Uma linhagem sul rio-grandense: a história dos Antunes Maciel“, de J. F. Assumpção Santos, membro vitalício do Grande Conselho do Instituto Genealógico Brasileiro. A data de nascimento (04 de agosto) está certa e confere com a data do casamento dele no Brasil. Eu já olhei esses livros eu mesma de cabo a rabo, já contratei uma advogada especializada em cidadania portuguesa que também procurou de cabo a rabo, essas buscas estão sendo feitas há anos pela família, e esse registro bate perfeitamente com o registro de Mario, a não ser pelo gênero errado.
  • @Carolina Carneiro, como queira. Só dei a minha opinião analisando os fatos, mas quem sou eu contra advogados e genealogistas renomados? Boa sorte na sua busca!
  • @Rbt Wagner Não quis ofender, se assim pareceu. É que muitas vezes as pessoas acham que eu simplesmente estou querendo retificar algo sem saber do que estou falando... inclusive foi essa a resposta que eu recebi de quase todo mundo. Estou desesperada, pra ser sincera.
  • @Carolina Carneiro pense na possibilidade que eu te disse, pode ser que ela tenha falecido muito nova e o genealogista não tenha registrado o fato. Você mesma já disse que esgotou as possibilidades, tente um caminho diferente. Já verificou em freguesias vizinhas? As vezes elas ficavam muito próximas e por um detalhe ou outro um filho era registado em uma e outro filho na outra.
  • Rbt WagnerRbt Wagner Member
    editado July 2018
    @Carolina Carneiro caso queira uma opinião diferente, há um grupo no Facebook com o nome GenealogiaFB, [APAGADO] , com muitos genealogistas amadores e profissionais de Portugal, Brasil e outros países, apresente seu caso lá e peça opiniões.
  • @Rbt Wagner não, não há nenhuma Maria, veja: JOSE’ FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR nasceu em Portugal, na cidade do Pôrto, em 1863, oriundo de uma família que mantinha as tradições do alto comércio português. De sua
    mãe, D. Ermelinda, resta uma fotografia tirada em Vizela. Veio para o Brasil (Pelotas) ainda menino, enriquecendo ao cabo de alguns anos. Homem elegante e educado, passou uma parte da existência sôbre os mares do mundo. Do Extremo Oriente, trouxe preciosas porcelanas, ainda em poder dos descendentes, havendo levado, pelo menos uma vez, a espôsa e a filha (Esther), a conhecer sua família em Portugal. Já no fim da idade madura perdeu a maior parte da fortuna conquistada, falecendo afinal (depois de 1912), a bordo, quando regressava da Europa para passar o Natal com seu segundo filho e espôsa. Existe dele um grande retrato a óleo, salvo engano, de Mestre Cervásio.
    Deixou os seguintes filhos, que tomaram o apelido LIMA SANTOS ou SANTOS (58): Alvaro, Francisco de Paula, Mario, Heitor, Heraclito, Antonio, José, Esther e Ida.

    Aliás, o Mario foi, com quase 100% de certeza, o único filho levado para nascer em Portugal. Todos os outros nasceram em Pelotas. O Mario só ficou em Portugal até os 2 ou 3 meses de vida e depois foi trazido de volta para o Brasil, onde viveu a vida inteira.
  • @Rbt Wagner: por quê o geneaologista iria registrar as mortes de Antonio e Jose? Veja: "Antônio e José faleceram nos primeiros anos - ou meses - de vida."
  • @Carolina Carneiro, como disse antes, minha contribuição está dada, boa sorte na sua pesquisa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.