Filho de português já falecido

Boa noite,
No caso do meu marido, meu sogro quem era português e minha sogra brasileira, casados aqui no Brasil.
Meu sogro faleceu no Brasil.
Preciso pedir transcrição das certidões de casamento deles e a de óbito?
Ele nasceu no distrito de Pombal e foi o declarante da certidão de nascimento do meu marido no Brasil.
Estou muito confusa e não sei se vale a pena pagar uma consultoria para obter a nacionalidade portuguesa pro meu marido
Muito obrigada

Comentários

  • @Solelaine

    Não precisa pagar uma consultoria para fazer o processo do seu marido

    Se o seu sogro foi o declarante do nascimento do seu marido,não precisa transcrever o casamento e nem apresentar o óbito se fizer pelo ACP
    Vc tem o assento de nascimento do seu sogro?Em que ano ele nasceu?
  • Sim, tenho. Albergaria dos Doze em 1947. ACP é em Portugal?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado July 2018
    @Solelaine

    Sim,o ACP é uma conservatória e fica no Porto/Portugal

    Documentos


    - Cópia simples do assento do seu sogro

    - Certidão de nascimento por inteiro teor reprográfica(xerox do livro)apostilada
    Caso essa certidão não esteja legível,envie junto a de inteiro teor digitalizada,mas não precisa apostilar.Basta reconhecer a firma do funcionário que assinou a certidão.Essas certidões não podem ter mais de 6 messes de emitidas.

    - Xerox autenticada e apostilada do RG com menos de 10 anos de emissão

    - Formulário modelo 1 C ( impresso colorido frente e verso na mesma folha) com sua firma reconhecida por autenticidade

    Veja como preencher


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest



    Vale postal(feito nos correios) de 175 Euros
    Faça uma copia do vale e envie junto com os documentos e guarde a original com vc

    Envie para o ACP que está sendo mais rápido


    .

    - Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)

    • IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    __________________________________________________________

    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto


  • Muito obrigada por sua atenção e ajuda!! Eu vou correr atrás dos documentos.
  • Caros, a situação descrita é a mesma da minha mãe. Meu avô faleceu em 1973 e não se casou com a minha avó biológica, mas ele é o declarante na certidão de nascimento de minha mãe. Já tenho a certidão de nascimento (de 1906) obtida no Arquivo Distrital de Viseu. Gostaria de saber para onde envio a documentação para o processo de Atribuição da minha mãe, seria o ACP do Porto? Agradeço imensamente o auxílio.
  • @Janaina sendo seu avô o português declarante do nascimento da sua mãe vc pode enviar para ACP do Porto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.