Certidão de Nascimento

Olá pessoal, alguém tem sugestões ou sabe outra forma ?

Preciso encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô nascido em 01/08/1913 no distrito de Bragança. Não sabemos o concelho e nem a freguesia e sem estas informações o próprio consulado não pode fazer a consulta interna se iniciarmos o processo de nacionalização.

- Já encaminhei e-mail de consultas para os 10 conservatórios de Bragança e para o Arquivo Distrital. Não encontraram.
- Já consultei o site do Tombo entre outros, também não consegui localizar.
- Já solicitei a certidão de casamento aqui do Brasil de inteiro teor e não tem mais informações do que já tinhamos.
- Já visitei o http://www.civilonline.mj.pt/.../avisoCertificadoOnline.jsp para solicitar a certidão sem o certificado digital, mas eles pedem o concelho e freguesia como informação obrigatória para fazer a consulta, e é justamente estas 2 informações que não temos.
- Ir pessoalmente para fazer a busca é inviável para nós.

No site do consulado é informado que a certidão de nascimento é dispensável desde que tenhamos "dados completos e corretos" do cidadão português no momento de preencher o requerimento on-line, porém eles não especificam quais são "os dados completos e corretos" de que precisam, e por isso estou buscando a certidão. Vocês sabem quais são estes dados?

Todos os outros documentos que são necessários para o processo de naturalização já temos, só falta a certidão de nascimento do meu bisavô infelizmente.

Obrigado e boa sorte a todos.
«1

Comentários

  • Caso alguém tenha conhecimento e acesso a outras ferramentas e possa me ajudar com a busca:

    Cidadão português: Antonio Augusto Lopes
    Filho de: Francisco Joaquim Lopes e Amelia Augusta (ambos naturais de Portugal)
    Casado no Brasil com: Esperança do Ceo Joaquim (nome de solteira, depois acrescentou o "Lopes")
    Nascido em: 01/08/1913
    Distrito: Bragança
    Concelho: ?
    Freguesia: ?
    Data de entrada no Brasil, segundo RNE: 31/12/1921
  • Olá alainbrasil12

    Pode ser emigração da familia
    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1279856

    Consegue confirmar?

  • As datas batem - a divergência na filiação materna contribuiu para que o registro não fosse encontrado.

    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1202606 - tif 016 - registro da imã Ana Maria - 14/1905

    Freguesia - Vilarinho de Agrochão-Macedo de Cavaleiros;
  • alainbrasil12alainbrasil12 Member
    editado June 2018
    Olá Kleber e Mariza, obrigado pela ajuda mas infelizmente não são eles.

    - O nome da mãe do meu bisavô é Amelia Augusta
    - Se este passaporte de família foi produzido em 1921 meu bisavô teria 3 anos e não 12 como é citado no Francisco Joaquim
  • alainbrasil12

    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228247 clique em _m0488.tif passaporte de nº 387 e ...

    Uma das irmãs Aurora das Dores do link http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1302440 _m0025.tif o nome da mãe é Aurelia Augusta https://tombo.pt/f/mcd36

    Os irmãos não conferem???

  • Kleber, muito obrigado pelas buscas sinceramente não entendo como pode realiza-las tão rápido, parabéns !!

    - Neste passaporte de nº 387 o "Francisco Joaquim Lopes" é casado com Aurelia Augusta e o filho Antonio Augusto tem 8 anos, só que em 1912 meu bisavô deveria ter 3 anos.
    - Não temos nenhuma informação sobre irmãos, nomes, datas, registros então não posso afirmar quem são, apenas os nomes dos pais que temos certeza pela certidão de casamento, RNE e óbito são (Amelia Augusta e Francisco Joaquim Lopes)
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado June 2018
    @alain

    O registro de passaporte é de 1921 - Antonio Augusto com idade de 8 anos, portanto teria nascido no ano que vc informou, 1913. O registro não significa que todos vieram, há casos no quais é tirado um segundo passaporte com outros membros da família.
  • @alainbrasil12

    Dependendo da leitura de um documento a grafia 'ur' do nome Aurélia se tornam "m" então, é possível que seja a familia, o problema é que não foi percebido e nem corrigido.
  • Kleber e Mariza, muito obrigado pelos comentários de vocês!

    Realmente faz sentido esta interpretação da leitura do "ur" para "m" e a data de 1921 do passaporte coincide sobre o ano de 1913 onde meu bisa teria 8 anos quando imigrou com a família. Inclusive no RNE dele está como data de entrada 31/12/1921

    Entrarei em contato novamente com a conservatória de Macedo de Cavaleiros para solicitar o assentamento de nascimento do Antonio Augusto Lopes. Eles haviam localizado segundo o e-mail abaixo ""Informo que foram localizados dois assentos de nascimento com o nome António Augusto Lopes, Assento nº 303, filho de Francisco Joaquim Lopes e de Aurélia Augusta Ferreira, natural de Vilarinho de Agrochão, Macedo de Cavaleiros, nascido em 07/05/1913""

    O problema para mim era que o nome da mãe não batia, como podem ver está "Aurélia" e não "Amélia", tem um novo sobrenome "Ferreira" e também a data de nascimento é 07/05/1913 diferente dos documentos que tenho que informam 01/08/1913.

    Oque vcs acham?
  • @alainbrasil12

    As divergências nas datas de nascimento são tão normais que não podem excluir possibilidades. Você terá retificar a filiação materna nos documentos brasileiros que serão necessários ao processo, antes de solicitar o assento leia o tópico sobre apostilamentos em Portugal:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica
  • Gente sou nova no grupo e preciso tirar 1 dúvida, tenho em mãos o documento de nascimento português do meu avô de 1912, graças a Deus encontrei-o intacto. Gostaria de saber se mesmo assim tenho que procurar o arquivo distrital de Leiria (onde ele nasceu) pra tirar um novo documento. Na verdade esse documento consta como bilhete de identidade mas não tem nenhum no. de registro nele. E outra coisa, ele nasceu em Leiria, Faniqueira, Freguesia Conselho de Batalha, não consegui no arquivo online encontrar essa tal de Faniqueira.
  • @mendesfabi

    Faniqueira é uma localidade da freguesia de Batalha que é sede do Concelho de mesmo nome. Você precisa solicitar o registro de nascimento de seu avô aqui: https://civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp - entre sem autenticação.
  • Muito obrigada Guilherme e Mariza
  • Mariza e Kleber, recebi a certidão de casamento de inteiro teor do meu bisavô parara verificarmos se haviam mais informações e nada além do que já tinhamos. Recebi também a confirmação da conservatória de Macedo e eles já informatizaram o assento de nascimento do Antonio Augusto Lopes. Porém como falei anteriormente algumas divergências foram encontradas nos documentos brasileiros e o passaporte e assento de Portugal. Nome da mãe e data de nascimento dele estão divergentes. Como consigo confirmar que o Antonio Augusto Lopes é o meu bisavô mesmo? alguma sugestão pessoal?
  • alain,

    Abaixo a lista de desembarque do vapor Zeelandia, em 31/12/1921, no porto de Santos (veja a partir do número de ordem 22):

    http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_011886.pdf

  • Foi nesse mesmo vapor q minha avó veio de Portugal em 1913.
  • Incrível, obrigado por compartilhar Guilherme!! Oque significa nas observações estar escrito "Serra Azul" é onde eles embarcaram? Pq até o momento tudo indica que eles são de Bragança/Vilarinho de Agrochão/Macedo de Cavaleiros
  • Mariza, depois de avaliarmos acreditamos que realmente os documentos brasileiros estão errados e agora portanto teremos que retificar todos! Gostaria de ajuda com 2 perguntas:

    1) Como consigo visualizar em pdf o assento de nascimento nº303 de António Augusto Lopes, filho de Francisco Joaquim Lopes e de Aurélia Augusta Ferreira, natural de Vilarinho de Agrochão, Macedo de Cavaleiros, nascido em 07/05/1913 já digitalizado nº 96/2018.
    2) Oque preciso apresentar no cartório do Brasil para que eles façam as retificações, certidão de óbito, casamento, etc.. ?

    Muito obrigado, o fórum é excelente!!
  • @alain

    1. É preciso solicitar o registro à Conservatória. Veja como: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    2. Veja no cartório o que é preciso apresentar para a solicitação de retificação. Divergência no passaporte não importa para o processo. Analise as divergências entre o assento português, a certidão de casamento do português (talvez não precise ser apresentada) e o registro do filho brasileiro e netos.

  • Mariza, no civilonline só é possivel solicitar as certidões com < 100 anos dessa forma não consegui solicitar. tem outra alternativa?
  • @alain

    No campo data coloque 1920 e no campo observação esclareça a data correta
  • Teremos que solicitar retificação de documentos brasileiros. Neste caso a cópia simples do assento de nascimento não vai valer, precisa ser apostilhada em Portugal. Vocês tem alguma sugestão?
  • Olá Maria, obrigado! Poderia me esclarecer sobre: A conservatória que detêm o assentamento precisa enviar fisicamente a certidão para a PGR? Não podemos simplesmente preencher o formulário de requisição de apostilamento da PGR e ela mesma localiza o assentamento e faz o apostilamento?
  • Pessoal, preciso localizar o assento de nascimento de:

    Nome: Aurélia Augusta Ferreira
    Casada com: Francisco Joaquim Lopes
    Freguesia: Arcas
    Concelho de: Macedo de Cavaleiros
    Residência habitual: Vilarinho do Agrochão
    Distrito: Bragança
    Idade: 34 anos em 1913, portanto nascimento em 1879

    Alguém sabe como? Obrigado
  • Obrigado Guilherme, sabe como consigo uma cópia digitada ou outra certidão ? Realmente só consegui ler Aurélia Augusta e sexo feminino, todo o restante não consegui entender dpois de muita observação
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.