Certidão de Antecedentes criminais no Brasil.

Brasil, Rio de Janeiro 25/05/2018. Estou próximo de enviar documentação para obter cidadania portuguesa. Consegui o assento de vovó Ludovina Rosa natural de Penafiel, registro de nascimento de meu José nascido no Brasil, e tenho cópia antiga da minha certidão de nascimento. Dúvidas: 1) a certidão de antecedentes criminais que obtemos via site da Polícia Federal é válida?? Precisa de autenticação ou Apostilha de Haia??? 2) Qual é o melhor para se enviar a documentação Arquivo Central do Porto ou 4º Porto? 3) Qual o valor atual do vale postal?? Desde já agradeço pelas informações que obtive deste Fórum. Abraços. José Pereira de Souza Filho.

Comentários

  • @Zeca seu processo é como neto ou filho de português?A 4a Crc só faz transcrição de casamento.
  • ZecaZeca Member
    Bom dia Vlad. Sou neto de português e de portuguesa, eles se casaram aqui no Brasil. Muito obrigado pela dica. Tenho 65 anos e estou super feliz por ter encontrado o assento de nascimento de minha avó lá em Penafiel. Estou aguardando a chegada do documento, para começar a tirar as outras certidões (tudo reprográfica, com Haia etc). Bom pela sua dica o melhor caminho será o Arquivo Central do Porto, certo?? Obrigado e bom final de semana. Se tiver outras dicas, serão bem vinda.
  • ZecaZeca Member
    Não, meu pai faleceu em 1974.
  • ZecaZeca Member
    Bom dia wsteles! obrigado pela dica. Por favor, que tipo de laços afetivos com Portugal?
  • ZecaZeca Member
    Obrigado Vlad. Retornarei amanhã ao fórum, preciso sair. Abraço.
  • ZecaZeca Member
    Boa tarde. Dúvida: 175 ou 250 euros?? No site http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1 Infrorma que: O custo para maiores de idade é de 175 Euros. no site abaixo informa que o custo é de 250 euros.
    https://www.eurodicas.com.br/cidadania-portuguesa-para-netos/ Um vale postal no valor de €250.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado May 2018
    Zeca

    Atribuição para netos 175 Euros

  • @Zeca..atribuição de netos de portugueses tem o valor de 175 Euros.Os processos pela lei antiga era cobrado 250 euros.
  • ZecaZeca Member
    Muito obrigado.
  • ZecaZeca Member
    Boa tarde. Outra dúvida: Qual o formulário/modelo que devo preencher??? 1) Modelo 1D = O Conservatória dos Registos Centrais
    DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA
    Netos de avó portuguesa ou de avô português nascidos no estrangeiro que declarem que querem ser portugueses (art. 1º, nº 1, al. d) da Lei da Nacionalidade nº 37/81, 3/10) ou o formulário 2) ARTIGO 6º, nº4 Senhor Ministro da Justiça, Excelência, ...........
  • @Zeca formulário 1D.
  • ZecaZeca Member
    Valeu... Obrigado.
  • ZecaZeca Member
    Bom dia sobre o preenchimento do Modelo 1D: O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:
    - perante funcionário do cartório que tenho firma aqui no Estado do Rio de Janeiro (com apostilha) ou
    - no Consulado de Portugal aqui no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro ???
  • @Zeca das duas formas
  • ZecaZeca Member
    Valeu Vlad, obrigado.
  • ZecaZeca Member
    Bom dia pretendo enviar certidões/documentos na 1ª semana do mês de Julho. Tenho uma dúvida no preenchimento do modelo 1D. Consegui localizar o registro de batismo/nascimento no Arquivo Distrital do Porto ( A D Porto). No quadro 2 tem " Conservatória do Registro Civil " e " Conservatória dos Registros Centrais " o que devo preencher? Por favor, alguém pode me ajudar? Abraços - Zeca
  • @Zeca,

    Você deverá enviar a certidão do seu avô certificada pelo Arquivo Distrital do Porto. Quando anexamos a certidão, não se preenche conservatoria, nem freguesia e nem concelho.
  • Zeca,

    o casamento dos seus avós está transcrito em Portugal?
  • ZecaZeca Member
    Show Marcia. Obrigado
  • ZecaZeca Member
    Bom dia Guilherme, meus avós (ambos portugueses) casaram aqui no RJ - Brasil.
  • ZecaZeca Member
    Guilherme, sei aonde esta o registro de casamento deles ( Cartório, Livro, Folha e Termo). Sou neto deles, pelo que pesquisei preciso: 1 - Certidão de batismo/nascimento de minha avó ( Ludovina lá de Penafiel), 2 - Certidão de nascimento de meu pai (José ) nascido aqui no RJ, e 3 - a minha certidão de nascimento. Claro que tudo com inteiro teor + Apostilha de Haia além de fotocópia do livro aonde se encontra o registro também com Apostilha de Haia. No meu caso não preciso de certidão de casamento deles,, certo?
  • Zeca,

    antes de solicitar sua atribuição, precisa transcrever o casamento dos avós.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p1
  • Boa noite,
    Onde emito o certificado original de Antecedentes Criminais, uma vez que apresentei no cartório ,a cópia do certificado emitido no site da Polícia Federal , e eles recusaram o apostilamento e autenticação. Obrigado.
  • @Anacris, te respondi na outra postagem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.