Registro de batismo de 1872/1873

Meu avô português tinha 22 anos, em 27/01/1894, segundo sua Certidão de Casamento, de Petrópolis/RJ, e tinha 73 anos, segundo sua Certidão de Óbito, em 17/12/1946. Procurei nos registros do ADVCT - Arquivo Distrital de Viana do Castelo, vez que ele nasceu em Santo, Freguezia de Pinheiros, Monções, Arquidiocese de Braga, desde o ano de 1860 até 1885, e não encontrei nada. Procurei no Search Family, e nada, na Torre do Tombo, e nada, no Arquivo Nacional e nada. Procurei sua entrada no Brasil e nada. Só encontrei, no Arquivo Nacional que ele e meu tio-avô compraram terrenos no Rio de Janeiro em 1910. Ao contrário, encontrei os registros de batismo de todos os seus irmãos, meus tios-avós, e de seus óbitos. Como encontrar esse registro? Seu nome é José Rodrigues Pinheiro, filho de Simão Rodrigues Reirigo e Carlota Pires Viana.

Comentários

  • @Rose Pinheiro

    Veja as sugestões que te indiquei anteriormente: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/148267/#Comment_148267
  • Obrigada, mas os arquivos indicados são de uma linha de parentesco que se formou muitas décadas após o ano possível de nascimento de meu avô, que seria 1872 ou 1873, segundo suas certidões de casamento e de óbito, respectivamente, e cujos laços já são derivados dos netos portugueses de meus bisavós, que se casaram e tiveram filhos, e os sobrenomes também foram mudando com os casamentos. Essa linha sucessória de meus bisavós portugueses eu encontrei, mas o registro principal, que é o de nascimento de meu avô, José Rodrigues Pinheiro, é que não consegui encontrar. Meu bisavô, Simão Rodrigues Reirigo, teve um monte de filhos seguidos e fiz inclusive uma tabela, que não vejo como anexá-la aqui, todos registrados na Freguezia de São Cypriano de Pinheiros, Diocese de Braga. O problema é localizar o registro de nascimento de meu avô, para registrar seus dados posteriores, inclusive o nascimento de seus filhos, seus netos e seu óbito, e, ainda, ser base para o pedido de nacionalidade. Se houver mais alguma informação, agradeço desde já!
  • Você já enviou e-mail para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo? As vezes pode passar despercebido as buscas. Mande pra eles os dados completos (nome, nome dos pais, data, concelho, freguesia) eles sempre respondem...
    mail@advct.dgarq.gov.pt
  • A primeira coisa que fiz foi consultar o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, por e-mail, e eles me mandaram uma série de endereços eletrônicos dos livros de registros de nascimento, de óbito etc. Consultei umas oito vezes de 1860 a 1890 e não localizei o registro de batismo de meu avô (“PT/ADVCT/PRQ/PMNC21/001/00005”, para visualizar os registos dos anos de 1815 a 1864; a “PT/ADVCT/PRQ/PMNC21/001/00006”, para os anos de 1865 a 1893).Se ainda houver mais alguma busca que eu possa fazer, agradeço a ajuda, pois parece que meu avô não existe em Portugal.
  • Rose,

    procurou nas freguesias de Pias e Mazedo conforme sugerido pela Mariza?
  • Aqueles arquivos enviados, com sugestão de procura inicial pelo da freguesia de Pias, referem-se a assentos de óbitos de parentes que nada tem a ver diretamente com meu avô, sendo vínculos decorrentes de casamentos de descendentes e de seus filhos. Obrigada!
  • Rose,

    já imaginou que seu avô pode ter sido batizado numa dessas freguesias vizinhas. Existem muitos casos assim...
  • @Rose Pinheiro

    Os registros que te levaram a crer que não têm nada a ver podem estar indicando a freguesia da família. Se você descartou a pesquisa nas freguesias indicadas pode estar desperdiçando a chance de encontrar o que vc precisa.
  • Obrigada pela atenção de vocês! O que estou querendo dizer é que a freguesia da família, isto é, de meu avô, seus irmãos, pais e avós estão nos arquivos “PT/ADVCT/PRQ/PMNC21/001/00005”, que contém os registros dos anos de 1815 a 1864 e “PT/ADVCT/PRQ/PMNC21/001/00006”, dos registros feitos entre 1865 a 1893, e cuja freguesia é de São Cypriano de Pinheiros, Concelho de Monção, Diocese de Braga.Nesses arquivos, nesse período todo, encontram-se os arquivos de batismo e de óbitos da família de meu avô e seus ascendentes (pais e avós) e, ainda, os nascimentos decorrentes dos casamentos dos descendentes de meus bisavós, ou seja, pais do meu avô. Todos nessa freguesia. O Arquivo Distrital me disponibilizou os arquivos por anos de batismo e de óbito, que são esses. Os demais PT/ADVCT se referem a outros anos muito posteriores ao 1893. Se o casamento de meu avô ocorreu em 1894, aos 22 anos, no Rio de Janeiro, e seu óbito ocorreu em 1946, no Rio de Janeiro, seu nascimento só pode ter ocorrido entre 1872 e 1873. Os arquivos de Mazedo e Pias se referem a parentes falecidos em 1888, 1890 e 1914, períodos muito posteriores a 1872/1873, e se referem a parentes decorrentes dos vários casamentos sucessivos entre famílias muito posteriores ao nascimento de meu avô e de seus irmãos. Evidente que ele e o único irmão (meu tio-avô) que não localizei o registro de batismo podem ter sido registrados em outra Freguesia, mas estou me atendo aos arquivos de tempo que o Arquivo Distrital de Viana do Castelo me mandou. Onde procurar, nesse período de tempo - entre 1867 a 1878 - outras freguesias? Não é no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, onde se encontra Santo, Freguesia de Pinheiros, Concelho de Monção, Diocese de Braga, como está na Certidão de Óbito de meu avô? E o registro que vocês me enviaram da saída pela cidade do Porto de meu bisavô, pai de meu avô, Simão Rodrigues Reirigo, não tem data dessa saída? O número 75, que está na mensagem, seria a idade do meu bisavô, Simão, quando saiu de Portugal para o Rio? Não estou entendendo ONDE procurar outros registros de batismo nesse mesmo período enviado pelo Arquivo Distrital. O período deve ser o mesmo, pelo menos uns cinco anos antes e uns cinco depois, 72 e 1873, para bater com as idades, isto é, entre 1867 e 1878, já que meu avô nasceu entre 1872/1873, para bater com suas certidões de casamento e de óbito. Peço a gentileza se puderem continuar me ajudando a desvendar esse mistério.
  • Bom, Mariza Guerra, creio que o silêncio, desde a última explicação, evidencia que não haverá mais correspondências neste post. Agradeço as respostas, de qualquer forma.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.