Averbar o nascimento da minha mãe sem ajuda do consulado de São Paulo

Olá, galera
Minha dúvida primeira seria sobre a conclusão do processo de cidadania da minha mãe. Ja transcrevi o casamento da minha avó (natural portuguesa) e agora preciso fazer com que "minha mae nasça em Portugal".
Pois bem, ja reuni todos os documentos que o consulado pede porem ainda tem que preencher um formulario que gera um boleto que quase 1000,00 reais.
TEM COMO EU FINALIZAR ESSE PROCESSO SEM A AJUDA DO CONSULADO, NE? ALGUEM ME DE OS PASSOS A SEGUIR OU ALGUMA LUZ POIS REALMENTE NAO SEI PRA ONDE RECORRER, RS.
Agradeço desde já, abraços.

Comentários

  • @Samuel
    Faça direto pela conservatoria do Porto.Pelo consulado, demora muito porque enviam pra Lisboa que está lotada de processos


    Documentos

    1- Formulario 1C (colorido numa folha só, frente e verso) com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório
    2. Cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe
    3. Certidão de nascimento por cópia reprográfica da sua mãe
    4- Cópia simples do assento da sua avó
    5- Vale postal no valor de 175 Euros

    Formulario 1 C

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46

    Caso sua mãe tenha adicionado o sobrenome do marido apos o casamento,envie a certidão de casamento de inteiro teor apostilada

    Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)

    • IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto


    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • Saquei!
    Mas me diz uma coisa..: eh só eu juntar esses documentos que tu listou aí e enviar pro Conservatório? Não preciso trocar e-mail, avisar nem nada?

    E mais uma duvida: minha mãe se casou 4 vezes (eu nasci na segunda tentativa, rs) e na ultima, que foi ha pouco tempo, ela também mudou o nome (ainda está casada). Em relação a isso o que devo me atentar?

  • @SamuelPostigo

    Vc é filho do segundo casamento da sua mãe?
    Houve divorcio do primeiro casamento?
  • Sou filho do segundo casamento. Nasci enquanto eles eram casados.
    Houve divorcio do primeiro, segundo e terceiro.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2018
    @SamuelPostigo

    Após a atribuição da sua mãe,terá que transcrever o primeiro casamento da sua mãe,homologar o divorcio(através de advogado em Portugal) ,transcrever o segundo casamento para fazer a sua atribuição
  • Puts... Sera que não tem como fazer só do segundo casamento (com meu pai, no caso)?
    E sobre a tua primeira resposta: eu só preciso juntar os docs e o formulário e enviar pro conservatório? Não preciso falar com ninguém e tals?
  • Entedi.
    Brigadãããão, gente. Logo menos enviarei tudo e conforme for surgindo novidades eu posto.
  • Gente, alguém pode me informar: se eu mandar a CNH apostilhada da minha mão ao invés do RG eles aceitam normalmente?
  • @SamuelPostigo dependendo da conservatória é aceito sim, ACP aceita.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.