Conservatória não encontra certidão de casamento

Prezados,

Estou em uma saga para conseguir localizar a certidão de casamento do meu avô.

Ele, natural de Porto Moniz na Madeira, nasceu em 1917, se casou e veio para o Brasil em 1941, segundo ficha consular de qualificação, com estado civil de casado.
Ela também, filha de portugueses, nascida no Brasil em 1916, foi para Porto Moniz e voltou para o Brasil com ficha consular de 1947, casada. Ambos vieram morar juntos em 1947 no RJ.

Ao fazer o pedido via civilonline, não obtive resposta e enviei um e-mail a conservatória (registos.pmoniz@irn.mj.pt) e fui informado de que no assento de nascimento dele (formato eletrônico datado em 2014) não constam informações de casamento.

Minha dúvida é se estão de fato procurando no livro ou apenas olhando no assento que foi re-digitado em 2014.
Se não estão procurando no livro de casamentos de 1937 a 1947 ou no de nascimento, o que fazer?

Ele veio casado, isso é fato, pois consta na ficha consular e o segundo casamento ocorreu em 1954 no Brasil, com estado civil de viúvo. Não consigo fazer a transcrição do segundo casamento no Brasil por Ponta Delgada pois me pedem para averbar o primeiro casamento, que foi lá e depois o óbito para justificar o estado civil de viúvo do segundo casamento...

No familysearch, tombo e outros sites não tem essas informações, pois os livros portugueses após 1911 não estão disponíveis...
Já pedi busca ao 3º e 4º distribuidor do RJ onde se casou pela segunda vez para ver se encontram algum registro do primeiro casamento aqui pelo Brasil...

Obrigado por qualquer ajuda!

Comentários

  • @leorjgj

    Informe os nomes e filiação novamente, assim não preciso ler todas as últimas postagens. Principalmente a filiação da Luzia.
  • @Mariza, te enviei por mensagem
  • @leorjgj

    Notícias ótimas, veja in box.
  • Prezados, venho através desta agradecer a @Mariza Guerra pela ajuda que me deu, não tenho palavras para escrever o quanto sou grato a atitude e disposição que teve em me ajudar.

    Depois de ter revirado todo o site tombo.pt, o Arquivo Regional da Madeira, FamilySearch (busca e livros digitalizados), mais de 1.000 páginas de livros digitalizados no SIAN do Arquivo Nacional, 3º e 4º Ofício de distribuição RJ...

    Consegui montar a árvore genealógica desde o meu tetravô, mas estava faltando uma folha, que foi este primeiro casamento do meu avô.
    Um simples registro que hoje ajudará 10 pessoas da família a conseguir tirar a nacionalidade portuguesa e futuramente outros mais de minha família.

    A partir de então, estarei aqui sempre visitando o fórum disposto a ajudar ao próximo no que eu puder! Acredito que assim possamos viver em um mundo melhor.

    @Mariza Guerra, mais uma vez, muito obrigado, Deus lhe abençoe!
  • @leorjgj

    Obrigada pelas palavras.Fiquei muito feliz por ter contribuído pois, encontrar um assento perdido me faz muito bem. Espero que a família tenha sucesso e realizações nas próximas etapas. Abraços.
  • Meu caso também é bem parecido. Feliz que você obteve sucesso, Léo! Assim me renova as esperanças hahahah

    As informações que encontro do meu bisavô dizem que ele era de senhorim, viseu e em um outro documento, achei como Pinheiro, viseu. De toda forma, mandei email para ambas as conservatórias - Viseu e castro daire (pois eles me informaram que como meu avô nasceu em 1899, eu deveria mandar email pra castro daire) e eles não localizaram meu bisavô. Somente a bisavó .

    @Mariza existe algum site ou lugar onde eu possa pesquisar?

    Já olhei todos os sites possíveis e não encontro nada. Já não sei mais por onde seguir. Talvez exista algum que eu não conheça e possa ter algum sucesso.

    Obrigada desde já!
  • thalicardoso,

    os livros de Pinheiro estão digitalizados e online: https://tombo.pt/f/cdr18
  • @thalicardoso informe o nome completo do bisavô e avô com filiação se possível
  • Parabéns, @Mariza Guerra, pelo belo trabalho.

    @leorjgj,
    agradeço a você também, pelo reconhecimento do trabalho da @Mariza, que ajuda a tantos.
  • @leorjgj Claro! Obrigada!!

    AVÔ: FERNANDO SENA CARDOSO
    - Pai: Casemiro Sena Cardoso
    - Mãe: Maria da Purificação Cardoso
    Nascido em: 30/05/1941 no RJ

    BISAVÔ: CASEMIRO SENA CARDOSO (em alguns documentos está como CASIMIRO - SENNA)
    - Português
    - Pai: Amadeu Sena Cardoso
    - Mãe: Esperança de Jesus
    Nascido em: 25/12/1899
    Profissão: lavrador
    Cartão de Identificação do Contribuinte: 067520557

    Pelo que achei na Habilitação do Casamento, ele é da freguesia de Pinheiro, distrito de Viseu. Mas também já achei doc que diz Senhorim, Viseu.

    Certidão de Óbito:
    14ª Circunscrição de Registro Civil - RJ
    Fl. 256 do livro n° 2. F.60 - n° de ordem: 38854
    Data: 22/11/1970
    Declarante: João Senna Cardoso


    BISAVÓ: MARIA DA PURIFICAÇÃO CARDOSO
    - Portuguesa
    - Mãe: Virginia Pereira dos Santos
    - Pai: não consta
    Nascido em: 05/09/1909
    De: Senhorim, Viseu
    Profissão: doméstica
    RG: 653.021 N°: 1.155.221
    Data de Expedição: 11/09/1972

    Certidão de Óbito:
    8ª Circunscrição de Registro Civil - RJ
    Fl. 223 do livro n° C-0663. F.60 - n° de ordem: 160086
    Data: 06/07/1998
    RNE-W650401-0


    CASAMENTO

    Certidão de Casamento:
    Oficial do Registro Civil Das Pessoas Naturais, da 1ª Circunscrição, 1ª Zona, Freguesia Candelária, Ilhas e Santa Rita, Rio de Janeiro – Estado da Guanabara
    Fl. 155 do livro n° R-9. N° de ordem: 2.126
    Data: 21/01/1933
  • @thalicardoso Senhorim é uma freguesia do concelho de Nelas

    O livro de Nelas não está disponível online
    http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1256574

    Há também uma paróquia de Canas de Senhorim
    http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1059253

    Infelizmente online não encontrei registros ;-(
    Depende mesmo das conservatórias fazerem as buscas, procure nas conservatórias próximas a Nelas tbm.

    Boa sorte
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.