Onde procurar certidão de 1980 - Mortágua

Olá pessoal!
Já pesquisei em alguns locais mas ainda estou um tanto perdida, gostaria de ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô português! Ele é pai da minha avó e ela só tem a certidão de casamento dela (devo buscar em algum cartório a certidão de nascimento da minha avó?), pelo que li é necessário que eu tenha a certidão de nascimento dela também.

AS INFORMAÇÕES QUE TENHO DO MEU BISAVÔ
Tenho a certidão de casamento (na verdade tenho uma cópia dessa certidão e ele casou-se com uma brasileira)
Nome: ALBERTO GONÇALVES
Data de nascimento: 21/08/1890
Nome da mãe: Maria Rosa
Nome do pai: Manoel Gonçalves
Data e local do óbito: 21/12/1975 em Petrópolis - RJ
Nascido em Mortágua

Queremos que minha avó tenha a nacionalidade portuguesa, logo após meu pai e em seguida eu!
Podem ajudar?
Obrigada
«1

Comentários

  • Sim, você vai precisar da certidão de nascimento da sua avó para fazer o pedido da nacionalidade dela.
    Quanto à busca da certidão do seu bisavô, estou tentando buscar nos livros digitalizados do Arquivo Distrital de Viseu: http://advis.dglab.gov.pt/fundos-e-colecoes/paroquiais/ (note que em Mortágua há várias freguesias, uma de nome Mortágua, pode estar nela ou em alguma outras)
  • Se o seu bisavô tiver registrado sua avó, como a esposa dele é brasileira, sua avó pode fazer diretamente no ACP ou em Vila Nova de Gaia sem necessidade de transcrever o casamento dos seus bisavós (economiza tempo e dinheiro)
  • Sim, foi meu bisavô quem registrou minha avó!
    Para conseguir a certidão de nascimento da minha avó devo procurar o cartório que emitiu a certidão de casamento?
    Desculpa a ignorância, mas qual o caminho para chegar no ACP?

    Muito obrigada pela ajuda.
  • Sim, o cartório de registro dela. Se você tiver a informação de livro, folha e termo, melhor ainda, só fazer um pedido normal. A certidão dela terá que ser por cópia reprográfica do livro, a apostilada com a Apostila de Haia. Se a legibilidade estiver ruim, é prudente pedir também uma de inteiro teor (digitada), não precisa apostilar, e mandar junto com a reprográfica apostilada.
    Tópico sobre ACP (Arquivo Central do Porto): http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
  • @jhmelman
    Conversando com minha avó agora, ela disse que meu bisavô dizia ter nascido em Mortágua, perto de Tras-dos-Montes
    Será que ajuda em algo?
    Caso não encontremos a certidão do meu bisavô nesses arquivos,como devo proceder?
  • @jhmelman
    como possuo cópia da certidão de casamento do meu bisavô, se eu for no cartório de registro, consigo pedir certidão de nascimento dele?
    Vou ao cartório amanhã cedo tirar essa dúvida, mas ando um pouco ansiosa e se você souber responder ou alguém, será ótimo!
  • Seu bisavô é português e se casou no Brasil, não? O assento de nascimento dele está em Portugal, em alguma das freguesias do Concelho de Mortágua, Distrito de Viseu.
    O que você precisará buscar aqui no Brasil é o de nascimento da sua avó. Referente à sua avó, você disse que somente possui a certidão de casamento dela, certo? Você pode pesquisar no cartório da região onde ela morava quando nasceu, com nome, data de nascimento, filiação, possivelmente vão cobrar pela busca, embora às vezes não cobrem. Uns cartórios são mais "bons de jogo" que outros. Outra possibilidade é pedir no cartório onde ela se casou o desarquivamento do processo de proclamas, ela e seu avô devem ter entregue documentos que podem ajudar na localização de onde ela está registrada. hmmm relendo um tempo depois de ter escrito e voltando ao rascunho, pode ser que tenham alguma coisa sobre seu avô lá, sim.
    Não sei qual o método "ninja" que a @Mariza Guerra usa que ela consegue achar rapidinho os assentos de batismo...
  • @jhmelman
    Entendi! Vou em busca da certidão de nascimento dela amanhã pela manhã!
    Bom, tomara que @Mariza possa me ajudar com o assento de batismo, pois dei uma olhada no link que me enviou e não consegui abrir a maioria das pastas!
    Agradeço muito a ajuda!
  • @jhmelman e @Mariza
    Sei que estou enchendo-lhes de questões, mas cada busca é uma descoberta nova!
    A certidão de casamento do meu bisavô contem alguns dados (tenho um negativo da certidão e é bem difícill de ler ela caligrafia) e na certidão vem escrito assim
    ... nascido em 17 de julho (uma palavra que não decifrei), 21 de agosto de 1981
    Acredito que 17 de julho seja o local de nascimento dele .. será mais uma luz?
    Existe alguma maneira de enviar arquivo neste fórum? Poderia tentar mostrar-lhes a certidão de casamento deles!
  • 1891, você quer dizer?
    A palavra poderia ser ba(p)tizado?
  • @jhmelman sim 1891
  • posso te enviar por e-mail o documento que tenho aqui?
  • @marimari

    Veja meu e-mail via mensagem.
  • editado March 2018
    @marimari @Mariza Guerra
    "Nasceu", ou melhor, "foi batizado"!!!
    http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209031 arquivo final m0009.tif registro número 26.
    Código de referência: PT/ADVIS/PRQ/PMRT06/001/0017
    Peça uma cópia certificada ao Arquivo Distrital de Viseu para envio via CTT neste formulário: http://advis.dglab.gov.pt/reproducao-de-documentos-paroquiais/
  • Uaaall, estou impressionada!!! 17 de julho então seria a "cidade" onde ele nasceu?
    No pedido preciso colocar isso: Código de referência: arquivo final m0009.tif registro número 26.
    Código de referência: PT/ADVIS/PRQ/PMRT06/001/0017 em algum campo?
    o que ponho no campo: Título, Cota do Documento e/ou Código de Referência (*) ?
    CÓPIA PAPEL
    CÓPIA CERTIFICADA
    ENVIO CTT
    correto?
    Coloco alguma obs?

    Desculpa a chuva de perguntas, é que sou um tanto leiga no assunto
  • Data de nascimento é 21/08/1891, de batismo 06/09/1891.
    Preenche o que estiver marcado com (*)
    Título, Cota do Documento e/ou Código de Referência (*): PT/ADVIS/PRQ/PMRT06/001/0017
    Nº Assento: 26
    Tipo de Acto (*): Nascimento/batismo
    Preenche filiação e datas, tudo que tiver (*)
    Sim, Cópia papel, cópia certificada, envio por CTT
    Formato A4
    Fim a que se destina (*): Obtenção de nacionalidade de descendente direto
    Na observação, se quiser, bota: http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209031 arquivo final m0009.tif registro número 26.
  • @jhmelman
    Muito obrigada mesmo
    Não sei nem como agradecer!
    Vou dando notícias sobre o precesso!
  • @marimari
    De nada! Todo mundo aqui, podendo, se ajuda! :)
    Vá, sim, dando notícias!
    Daqui a uns dias eles devem mandar um email confirmando os dados, o custo e informando o modo de pagamento. Enquanto isso vai providenciando a certidão por cópia reprográfica do livro no cartório que sua avó foi registrada e apostile (o próprio cartório deve conseguir fazer isso).
  • Então, isso que me enviou já é a "certidão de nascimento" do meu bisavô, correto? Já fiz o pedido do envio!
    Amanhã cedo vou ao cartório que minha avó casou, que por coincidência é o mesmo em que a irmã mais velha dela foi registrada, então, provavelmente, minha avó também foi registrada lá!
    Peço a certidão dei inteiro teor com apostilamento?
  • editado March 2018
    "Inteiro teor", não. Nem "breve relato". É a reprográfica, em que o cartório faz uma cópia da folha do livro que contém o registro dela. Diga que é pra cidadania portuguesa, o cartório já deve saber que tipo é.. Essa certidão reprográfica tem que ser apostilada.
  • Ok! Muito obrigada mesmo!
    Amanhã conto como foi no cartório!
    Estou lendo tópicos daqui e vi que muitos tiveram problemas, mas caso algo saia fora do previsto, já sei pra onde correr!
  • Boa tarde, tenho novidades!
    Já dei entrada no processo de busca pela certidão de nascimento da minha avó, foi cobrado 31,00 para desarquivar e deram prazo de 3 dias!

    Recebi um e-mail de reposta sobre o pedido de certidão do meu bisavô português onde a mesma foi encontrada, então me pediram uma transferência bancária:
    " O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, à ordem do Arquivo Distrital de Viseu, Banco:
    IGCP, IBAN: PT50078101120112001, BIC do IGCP: IGCPPTLP"
    O valor é 16 + 4,50 euros

    Sabem como posso fazer essa transferência? Vi por aqui que os bancos cobram taxa muito alta. Vocês já usaram ou ouviram falar sobre o site remessa online?
    Como fazer essa transferência?
  • @marimari
    Eu nunca usei. Quando pedi uma vez, fiz pelo cambio cotação, simulei agora e deu uns 200 e poucos. Tem gente que diz que faz pelo transferwise e passa (o transferwise não permite transferência para contas de pessoa juridica), dá uns 90 e poucos reais... Esse Remessa Online deu uns 150... Se fosse mandar por Vale Postal (ainda teria que perguntar se aceitam), sairia uns 120 e ainda teria a risco de ficar pulando de agência em agência... Se você tiver conta em Portugal, pode transferir dela pra essa conta que eles indicaram.
    Sai meio caro a cotação, mas o custo fica parecido com o de uma certidão (pelo menos aqui no RJ)... E é um custo que você só vai ter essa vez para iniciar o processo. (em outras palavras, não se prenda muito pela cotação, pense mais pelo lado do benefício de ter a certidão logo)
  • Estou em dúvida sobre como fazer a transferência bancária online!
    Vou ao banco amanhã cedo e peço pra fazer a transferência direto na boca do caixa! É mais seguro, certo?
  • Online nessas conhecidas não costuma ter muita burocracia não, deve ter que fazer o cadastro e mandar foto de identidade e comprovante de residência... Se você tiver conta no BB, por exemplo, dá pra fazer até pela internet... Se for fazer na agência do banco, certifique-se que a agência trabalha com câmbio (nem sempre todas fazem câmbio)
  • Hum, entendi!
    Meu banco é itaú, fiz uma simulação aqui e deu 205,00 só não finalizei porque não tenho certeza se coloquei as opções certas e o banco correto!

    Estou fazendo uma simulação de transferência pelo banco Itaú e me perguntam o motivo do envio seria impostos e taxas ou serviços jurídicos?

    Outra questão:
    Me perguntam também na página de transferência
    Despesas no exterior
    ( )debitar de minha conta corrente (serão debitadas posteriormente)
    ( )cobrar do beneficiário (serão deduzidos do valor do recurso enviado ao exterior)

    E me enviaram esses dados para pagamento
    Enviar para Arquivo Distrital de Viseu, Banco IGCP, IBAN: PT50078101120112001325551, BIC do IGCP: IGCPPTPL

    E isso me deixou um tanto confusa .. rsrsrs
  • Todas as despesas pagas aqui, senão o valor que chegar lá vai ter algum desconto e eles vão pedir pra complementar.
    Quanto à finalidade, essa impostos e taxas ou então se tiver alguma "pequenas compras via internet", deve ser isso mesmo
  • Entendi! Também existe essa opção!
  • Mais novidades hoje! Transferência bancária concluída com sucesso. Pelo banco Itaú foi cobrado uma taxa de 115,00 + 9,38 (IOF)! Já encaminhei (encaminho por resposta ou novo e-mail?????? fiz por novo e-mail, está correto? enviei para mail@advis.dglab.gov.pt.) o comprovante para o Distrito de Viseu e é só aguardar!

    Agradeço muito toda ajuda que estão me dando, sem essa, seria quase impossível caminhar!
  • Eu sempre prefiro responder ao email porque aí o histórico fica todo junto, é menos arriscado de ficarem "perdidos" o pagamento e o pedido... Mas deve dar certo, sim.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.