Como acompanhar o processo de solicitacao de cidadania Portuguesa

Mandamos os documentose e os euros no dia 28/12 como posso acompanhar se tudo esta certo. Se receberam?
Qual proximo passo?
«1

Comentários

  • @Vania o acompanhamento de processos é feito por telefone
    Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
  • Boa noite, Finalmente o meu marido conseguiu a cidadania portuguesa.
    Agora quero dar entrada na do meu filho que tem 13 anos, como devo fazer?
  • @DANIEL HENRIQUES
    Boa noite, Finalmente o meu marido conseguiu a cidadania portuguesa. . Obrigada pelas orientacoes.
    Agora quero dar entrada na do meu filho que tem 13 anos, como devo fazer? QUAIS DOCUMENTOS NECESS[ARIO ? TAMBEM E PAGO?
  • @VANIAMODESTO

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
  • @Vlad Pen

    Obrigada. E eu mando todo documento pelo correio para conservatoria que meu marido tirou a cidadania? Ou tem que ser no consulado? A cidadania do meu marido eu nao fiz no consulado mandei para conservatoria. e IRN.IP. de Tondela. Faco o mesmo para o meu filho ?

    Graa

  • @Vlad Pen
    Obrigada. E eu mando todo documento pelo correio para conservatoria que meu marido tirou a cidadania? Ou tem que ser no consulado? A cidadania do meu marido eu nao fiz no consulado mandei para conservatoria. e IRN.IP. de Tondela. Faco o mesmo para o meu filho ?

    Grata
  • Meu marido tem a cidadania Portuguesa mas eu náo tenho. Para tirar do meu filho de menor eu preciso mandar a minha certidao de nascimento tambem? e preciso tamlbem enviar a certidao de casamento?
  • @VANIA MODESTO GOMES

    Não vai precisar mandar a sua certidão de nascimento

    Documentos

    . Formulario 1C (colorido numa folha só, frente e verso) com assinatura do pai e da mãe do menor reconhecida por autenticidade em cartório

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46

    2. Cópia autenticada e apostilada do RGs dos pais
    3. Certidão de nascimento do menor,de inteiro teor , com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada
    4. Cópia simples do seu assento de nascimento do pai

    Se o seu casamento estiver transcrito,pode enviar para Tondela
    Se não estiver transcrito e o pai foi o declarante do nascimento do menor,pode enviar para o ACP
  • @Maria Nelida,

    Muito obrigada pelas informacoes. Eu náo entendi as informacoes abaixo: Eu sou brasileira e casei no Brasil com meu marido que e brasileiro e conseguiu a cidadania portuguesa agora. O que e casamento transcrito? E o que e para o ACP?

    Se o seu casamento estiver transcrito,pode enviar para Tondela
    Se não estiver transcrito e o pai foi o declarante do nascimento do menor,pode enviar para o ACP

    GRATA
  • @VANIA MODESTO GOMES

    O seu marido sendo portugues e declarante do filho,envia para o ACP - Arquivo Central do Porto

    Casamento transcrito é legalizar o seu casamento em Portugal,no caso,atualizar o seu estado civil por lá
  • Boa noite,
    Como eu legalizo o meu casamento em Portugal? Ou seja, transcrever meu casamento? Como devo fazer? E depois disso vou solicitar a cidadania do meu filho menor a cidadania portuguesa, pois meu marido conseguiu a CIDADANIA em Maio.
    Agradeço a ajuda
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado July 2018
    @VANIA MODESTO GOMES

    Se o seu marido foi o declarante do nascimento do seu filho,vc pode enviar para o ACP(Arquivo Central do Porto) sem precisar transcrever o casamento

    Caso queira transcrever o seu casamento,faça a transcrição + atribuição do seu filho por Tondela

    Nesse caso,envie os dois processos juntos

  • Amigos, a documentação da minha avó já está em portugal para atribuição.
    Gostaria de saber se temos que esperar o dela chegar para enviarmos a transcrição de casamento dela, para depois o meu pai solicitar a atribuição dela para depois a minha? tem como enviar todos os documentos juntos de uma vez, ou tem que esperar a cada documento que sair enviar os outros.Demoraria muito.
  • @raphaelvalerio você deve esperar o processo de atribuição dela ser concluído para fazer a transcrição do casamento. Depois de concluída a transcrição você inicia o processo do seu pai e depois de terminado o processo dele aí você pode começar o seu.

    Dependendo para onde você enviou o processo da sua avó não demorará muito. O prazo médio da transcrição por Ponta Delgada é de 30 dias.
  • E COMO FAÇO A TRANSCRIÇÃO DO MEU CASAMENTO?
  • @Maria Nélida

    Para que eu não precise fazer a transcrição do meu casamento e solicitar a atribuição do meu filho menor, pelo meu marido que recebeu a atribuição de cidadão Português em maio, eu posso mandar direto para ACP - Arquivo Central do Porto , certo? É mais demorado que mandar para Tondela?
    E para eu mandar para ACP, qual é o endereço? E os documentos que tenho que mandar para o ACP são:
    Certidao de nascimento inteiro teor apostilada e com firma reconhecida
    Formulario 1C para menores- os pais assinam presencialmente no cartorio.
    Cópias autenticadas dos RG dos pais
    Filhos maiores de 14 anos precisam também das cópias autenticadas dos RG deles
    Copia simples da certidao do português.
    Podem me confirmar?
  • @VANIA MODESTO GOMES

    Pode mandar pro ACP.Tem demorado entre 1 e 2 meses

    Documentação certa

    Endereços :


    Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    ____________________


    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • @Maria Nélida

    Muito obrigada, mas não entendi. Porque dois endereços? Eu não tenho que mandar direto para ACP? E porque o vale postal? Eu não tenho que pagar a taxa por ele ser de menor. Pode me explicar melhor?
    Que passos tenho que fazer e o que mandar para os lugares?
  • @VANIA MODESTO GOMES

    Desculpa,realmente sendo menor não precisa fazer o vale postal

    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • @Maria Nélida

    ]Tenho a seguinte dúvida: No formulário os dados de certidão de nascimento do Português é para informar as informações de Portugal? Ou seja de acordo com a certidão portuguesa do meu esposo que conseguiu a cidadania em maio/2018? Ou é a certidão no Brasil?

    Meu marido ficou viúvo no primeiro casamento, no segundo ele divorciou e o terceiro comigo somos casados legalmente. Para solicitação da cidadania do meu filho de menor, ele precisa fazer a transcrição dos casamentos anteriores ? (certidão de óbito da primeira esposa e divórcio do segundo casamento e a transcrição do nosso casamento?)
  • @Vânia

    O modelo 1 C é preenchido com os dados da certidão portuguesa
    Se o seu marido foi o declarante do filho,não precisa transcrever e nem homologar se fizer pelo ACP
  • @Maria Nélida
    Muito obrigada.
    Meu marido vai ser o declarante do filho estou na dúvida do preenchimento do formulário. Precisa preencher o quadro número 03 com os dados do meu marido, por meu filho ser de menor? Precisa de procuração? Pois o interessado é meu filho de menor, mas não pode assinar o formulário 1C e quem vai assinar é meu marido. Como devo proceder? Assino o quadro 1 com dados do meu filho e o 3 com dados do meu esposo e ele assina o formulário? Pode me ajudar?
  • @VANIAMODESTO

    FORMULÁRIO 1C - MENORES DE 18 ANOS


    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46

    ou

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75

    Para menores, a diferença no preenchimento do Formulário 1C acima ficam nos quadros 1, 3, 4, 5 e 6, a saber:

    QUADRO 1:

    ESTADO CIVIL: deixar em branco

    DOC. DE IDENTIFICAÇÃO: deixar em branco para os menores de 14 anos ou preencher com os dados do RG do menor (para menores com mais de 14 anos).


    QUADRO 3:

    Precisa informar os dados de ambos os pais. Mas é preciso preencher primeiro com os dados da mãe ou do pai que seja de nacionalidade portuguesa (e que vai assinar na linha 1 do quadro 5) e depois com os dados da mãe ou do pai que seja de nacionalidade brasileira (e que vai assinar na linha 2 do quadro 5) .

    Obs..: "INTERVÉM NA QUALIDADE DE" colocar MÃE / PAI.


    QUADRO 4:

    Assinale um X em nos quadradinhos 1, 2, 3 e "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS".

    Escrever ao lado "FOTOCÓPIAS CERTIFICADAS DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PAI E DA MÃE DO REQUERENTE".

    QUADRO 5:

    Só datarem e assinarem na frente do funcionário do cartório. Na linha 1 assina o pai ou a mãe que é o(a) português(esa). Na linha 2 assina o pai ou a mãe que NÃO é o(a) português(esa).


    QUADRO 6:

    Deixar em branco porque o processo é "GRATUITO".

    Obs.: Se um dos progenitores for falecido, será necessário anexar a xerox autenticada da Certidão de Óbito do mesmo e informar no quadro 4 em "OUTROS DOCUMENTOS. INDICAR QUAIS" e escrever "FOTOCÓPIA AUTENTICADA DA CERTIDÃO DE ÓBITO DO(A) PAI/MÃE".

    Mas o melhor seria proceder com a Transcrição de Óbito do(a) português(esa), se esse for o caso, pois é um processo gratuito. Basta juntar a Certidão de Óbito em Inteiro Teor apostilada do(a) mesmo(a), o Requerimento para a Transcrição de Óbito (http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/registro-civil/obito/) e o xerox autenticado do RG do requerente.
  • @Vlad Pen
    Vlad, obrigada.

    Uma dúvida no preenchimento do quadro 03 dados dos pais. Meu marido conseguiu a cidadania portuguesa em Maio e agora estamos pedindo para nosso filho menor. No quadro 03 , no campo País, eu devo colocar PAIS Brasil ou Portugal no nome do declarante meu esposo que é quem tem a cidadania portuguesa?
    No QUADRO 02- não precisa ser preenchido também com os dados do PAI que é o PORTUGUÊS (meu marido que recebeu a cidadania portuguesa)? Ou seja preencher com os dados de Freguesia, concelho, País, o número do assento, conservatória do registro civil do meu Marido (de acordo com a o documento de Cidadania Portuguesa)?
  • @Vlad Pen
    Outra dúvida. Vou encaminhar os documentos para solicitação de cidadania do meu filho menor para : Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Porém como devo mandar pelo correio: Documento registrado? Vale postal? Qual a forma correta?
  • editado September 2018
    @VANIA no QUADRO 3 ..coloca o nome de ambos os pais.e endereço no Brasil e é assinado tb por ambos.
    QUADRO 2:
    Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou MÃE PORTUGUESA "restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.Vc pode enviar por Correio EMS ou DHL.
  • @Vlad Pen,
    Já estou com todas as documentações pronta para enviar para Arquivo Central do Porto para atribuição do meu filho menor de idade. Como poderei acompanhar esse processo?
    Vou manda pelo correio, mas não sei qual a diferença entre SMS ou DHL.



    J
  • editado September 2018
    @VANIAMODESTO ..vc pode enviar ou por Correio EMS 8 dias uteis ( 150 reais)OU DHL 5 dias úteis ( 260 reais).Depois de numerado vc pode acompanhar pela linha de registro.
  • @Vlad Pen

    Acompanhar pela linha de registro? Como assim? Algum site para verificar como está o processo no Arquivo Central do Porto? Você sabe quanto tempo tem levado para eles avaliarem?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.