Onde procurar certidão de 1893, Traz os Montes

Preciso encontrar onde exatamente em Traz os Montes minha bisavó nasceu, o que eu sei que ela nasceu no dia 14/12/1893 se chamava Maria Appolinaria e era filha de Izidro Appolinario e de Maria Amalia.
Desde já agradeço vossa atenção.
«1

Comentários

  • Preciso encontrar onde exatamente em Traz os Montes meu bisavô nasceu, o que eu sei que ela nasceu no dia 22/11/1894 se chamava Manoel Bernardo Aniceto VAz e era filha de Antonio Aniceto Vaz e de Maria da Piedade Nunes.
    Desde já agradeço vossa atenção.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2018
    @Fabio Maia

    Tudo leva a crer que são irmãos do sua bisavó.
    Envie os dados de Maria Apolinária ao Arquivo Distital de Bragança e peça a busca. Informe os nomes de acordo com os passaportes dos provavéis irmãos. http://adbgc.dglab.gov.pt/contactos/

    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1279374
    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1297072
    :
    ÂMBITO E CONTEÚDO
    Registo n.º2566 - f.351v.

    Filho de: Apolinário Izidoro e de Maria Amélia;

    Natural de: Vale Benfeito-Vale Benfeito-Macedo de Cavaleiros;

    Idade: 24 anos;

    Literacia: não sabe escrever;

    Estado Civil: solteiro(a);

    Profissão: Agricultor;

    Destino: Brasil.
    COTA ATUAL
    Cx.260


    O resultado do seu bisavô enviei por mensagem.
  • Mariza já enviei essas informações que vc me passou, tomara que eu consiga detalhadamente encontrar a região deles. Meu muito obrigado por enquanto, Deus te abençoe.
  • Olá Mariza, tudo bem? Será que você consegue saber o nome dos avós da Maria Appolinaria e do Manoel Bernardo Aniceto Vaz? Estão me pedindo para ver se conseguem achar as certidões deles, mas me disseram que o ideal seria saber o nome dos pais deles para não haver erro na pesquisa. Te agradeço mais uma vez.
  • @Fabio Maia

    Seria possível se os livros da freguesia de Vale Benfeito estivessem digitalizados no Arq.Bragança: https://tombo.pt/f/mcd32

    Porém, no site do familysearch vc conseguirá encontrar os assentos do prováveis irmãos se comparecer a uma das Igrejas dos Mórmons e solicitar a pesquisa,certamente será bem atendido: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-MK9N-GN?owc=96TM-4W5:259254001,265079701,265252401,263849204?cc=1976616&wc=96TM-4WR:259254001,265079701,265252401,263849204,265253101&cc=1976616

    De acordo com os passaportes que te enviei acima: Manuel Antonio: 1889 e José Lino - 1891. Vc veria os avós paternos e maternos.

    Não é preciso saber os nomes dos avós de Manoel Bernardo pois, o pai possui um nome incomum. Em alguns documentos está como Antonio Aniceto Vaz. Você solicitou ao Arquivo de Guarda pesquisa na freguesia de Vilar Formoso?
  • Sim, solicitei sim Mariza, estou no aguardo.
  • Mariza ontem te enviei uma pergunta nesse portal, será que você recebeu ou ainda não teve tempo de responder?
    Obrigado.
  • @Fabio Maia

    Só agora vi sua mensagem. Se já se passaram trinta dias e o Arquivo de Bragança não enviou o resultado da pesquisa faça uma nova solicitação. Mas, é comum uma certa demora.
  • @Mariza Guerra eu já fiz uma segunda consulta mas eles me disseram a mesma coisa que ainda preciso aguardar.
  • @Mariza Guerra o arquivo distrital de Bragança está demorando muito para me posicionar, eu conseguiria essa documentação em outro lugar? Poderia me ajudar com essa informação?
    Grato.
  • @Fabio Malta

    Veja a indicação que te passei acima para que procurasse uma igreja dos mórmons para visualizar o assento de um dos irmãos. Assim teremos certeza dos dados.

    O Arquivo de Bragança demora quase um mês para enviar resultado de pesquisa.
  • @Mariza Guerra já faz mais de um mês que eu pedi. Quanto a questão da igreja de mórmons eu consigo em qual lugar? Tem um contato de alguma para eu poder solicitar?
  • @Fabio Malta

    Localize o local mais próximo de você: https://www.lds.org.br/locations
    É preciso ligar e agendar, os voluntários ajudam na pesquisa, pois podem acessar alguns livros que não estão disponíveis para não membros. São super educados e atenciosos. Procure pelos irmãos que estão com os links acima. De posse dos assentos saberemos se estamos procurando na freguesia correta.
  • @Mariza Guerra e Guilherme Moreira me tira uma dúvida, meus bisavós são Portugueses e eles se casaram aqui no Brasil. Eu tenho a certidão de casamento deles e até agora eu consegui do arquivo distrital apenas o documento de nascimento do meu bisavó, necessito nesse caso a certidão de nascimento da minha bisavó? Pois vou ter que pedir a transcrição de casamento deles por se casarem aqui e terem morrido aqui, certo?
  • @Fabio

    Terá que obter os dois assentos portugueses e fazer a transcrição de casamento deles antes de requerer a nacionalidade dos descendentes.
  • @Mariza Guerra essa transcrição eu solicito aqui no consulado?
  • @Fabio Maia

    Se você conseguir agendar no Consulado seria mais prático.
  • Boa noite!! Por favor eu gostaria de uma ajuda ..meu avô nasceu em Cabo Verde na ilha São Nicolau ele é português eu tenho alguns dados dele e o motivo da ajuda e que meu pai precisa da certidão de nascimento dele para dar entrada na cidadania portuguesa a única coisa que temos e à certidão de casamento a qual ele se casou com minha avó ao vir para o Brasil .
    desde já agradeço...

    Nome : José Nicolau nascimento ( português)
    Data de nascimento: 25/07/1899
    Natural: São Nicolau

    Nome do pai : Nicolau Antônio Pedro
    Nome da mãe :Maria Francisca Gomes
  • @Mariza Guerra me tira uma dúvida por favor. Preciso fazer a transcrição de casamento dos meus avós, ambos nasceram em Portugal e quando vieram para o Brasil se casaram aqui, estou reunindo os documentos necessários para solicitar a transcrição e minha dúvida é eu estou indo em Agosto para Portugal (Lisboa) e eu posso levar os documentos e pedir essa transcrição lá ao invés de ir no consulado daqui? Se eu puder fazer isso lá onde devo ir?
    Obrigado.
  • @Fabio Maia

    Se vc conseguisse agendar no Consulado seria mais prático.

    Qualquer Conservatória faz transcrição. Anote os endereços das de Lisboa e veja in loco o tempo de cada uma. Deve evitar a Conservatória de Registos Centrais de Lisboa pois demora na conclusão dos processos.
  • @ Mariza Guerra quando você se refere ao consulado, seria o de Portugal certo? Sabe mais ou menos o tempo que demora em média a transcrição? Estarei em Lisboa 1 semana apenas.
  • @Fabio

    Sim, eu me referi ao Consulado de Portugal da sua jurisdição.

    O tempo de conclusão dependerá da Conservatória. Não sei te dizer se em uma semana estará tudo pronto. Afinal os assentos não estão informatizados.

  • @ Mariza Guerra os assentos eu consegui graças a sua ajuda pois através do que vc me escreveu por aqui eu enviei emails aos respectivos arquivos distritais e os mesmos me responderam positivamente, então estando com os assentos acha que será mais rápido?
  • @Fabio

    Para o processo de transcrição de casamento é preciso enviar as cópias dos assentos que receberá do Arquivo Distrital.
  • @Mariza Guerra sim eu sei dessa informação, minha dúvida é em relação ao prazo que é feito essa transcrição em Portugal pois estarei uma semana em Lisboa, você acha que fica pronto nesse prazo?
  • @Fabio

    Disse na resposta acima que não sei prazo das Conservatórias de Lisboa.
  • @ Mariza Guerra, me tira uma dúvida se devo ou não ter que fazer a transcrição do casamento dos meus avós. Eles nasceram em Portugal e se casaram e morreram aqui no Brasil, então nesse caso preciso realmente fazer a transcrição do casamento deles em Portugal?
  • @Fabio

    Sim, terá que fazer a transcrição de casamento dos seus avós.
  • @ Mariza Guerra, bom dia me tira uma dúvida por favor? Como vc me disse eu vou ter que fazer a trasncrição do casamento dela e eu vi que a certidão de nascimento dela está com o nome diferente do nome que ela declarou quando chegou aqui no Brasil, no cartório do Brasil ela se casou com nome um pouco diferente, será que preciso pedir que altere esse nome aqui no Brasil ou eu posso pedir a transcrição de casamento em Portugal normalmente?
    Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.