Registro civil sem concelho e sem freguesia , como conseguir

Sou neto de português já falecido no Brasil, minha mãe (viva) é filha dele, estamos tentando conseguir a cidadania portuguesa , só temos a carteira de estrangeiro do meu avô , certidão de casamento , e certidão de óbito onde consta somente que ele é de Portugal, segundo relatos de familiares ele seria de Coimbra ou Porto. Temos a data de nascimento, filiação ..
«1

Comentários

  • @Paulo

    Informe os dados e tudo que souber sobre a emigração.
  • Boa tarde Mariza , meu avô foi enviado para o Brasil com 7 ou 9 anos de idade pelos seus pais.Veio num vapor , nome desconhecido, desembarcou no porto do Rio de Janeiro .
    Nome Manoel Bernardo de Souza
    Nascimento 9 de abril de 1895
    Concelho e Freguesia desconhecido
    Filiação José Bernardo de Souza
    Maria do Carmo
    Segundo familiares seria de Coimbra ou Porto
    Sua carteira de identidade para estrangeiro tem a seguinte informação F.D.Série V 4347 Secção 74442 expedida em 10 de junho de 1940 tem também dois números de registro 318096 e 89825 tenho também a certidão de casamento e de óbito .
    Em todos esses documentos só consta que ele é de Portugal, não menciona cidade ou freguesia.
    Desde já agradeço a atenção dispensada.
  • Boa Tarde Mariza , lendo alguns tópicos no forum, vi que algumas informações são conseguidas através do site da Cepese, porém lá é pago, você com sua experiencia acha válido tentar?
  • @paulo alvim

    Quando no Cepespe tem o registro do imigrante vale muito a pena pagar os 10 euros.
    Só encontrei o registro de casamento de Manoel Bernardo:
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-SCHZ

  • Ótimo , amanhã vou ao cartório providenciar a segunda via da certidão de casamento de inteiro teor, quem sabe não tem alguma informação nova que nos ajude, eu e minha esposa estamos em uma busca incessante por esse assento, listamos todas as paróquias de Coimbra e estamos procurando livro a livro de batismo do ano do nascimento 1895, levando em consideração que naquela época se batizava cedo com medo das crianças morrerem pagãs. São 205 paróquias , já verificamos 75 , isso em Coimbra (estado), depois se não encontrarmos nada , vamos para o Porto, os dois lugares que ouvimos na família, em Coimbra estamos pesquisando pelos arquivos da AUC. Será que o caminho pode ser esse? Um abraço e obrigado pela ajuda nessa empreitada.
  • @paulo alvim

    O ideal é obter a indicação, se não do Concelho, pelo menos do Distrito correto pois, focar em um anos em todas as freguesias é cansativo e pode ser uma busca infrutífera devido às divergências nas datas de nascimento. Obter a certidão de casamento de inteiro teor é uma das primeiras providências na busca pelo assento.
  • Bom dia Mariza, infelizmente na certidão de casamento do meu avô (de inteiro teor) não veio nenhuma informação relevante, no cartório, informaram que naquela época era muito comum suprimir informações importantes, e mesmo assim conseguiam a regularização da sua situação de estrangeiro.
    Agora já estou desanimando, porque só falta obter a informação do Arquivo Nacional do Brasil, que ficará pronta em abril, após isso vou ver que caminho tomar , ou entro como aposentado, (já vi as informações no consulado) ou entro com o visto D2 (como empreendedor) , só sei que quero morar em Portugal com minha família, mas meu maior desejo era me tornar portugues.
  • @Paulo Alvim

    Desistir jamais! Com os dados da carteira de estrangeiro vc poderá descobrir informações no Arquivo Nacional.
  • @paulo alvim
    Não desista. Vou contar um pouco da minha saga.
    Quando comecei a procurar a certidão do avô português não sabia nem a região nem o conselho e freguesia e não conhecia esse fórum.
    Tinha apenas o nome e a data de nascimento e o nome dos pais.
    Não consegui achar o navio.
    Os mais velhos da família diziam que ele veio do Porto.
    Não sabia procurar no Arquivo Nacional e não conhecia o Cepese.
    Tentei escrever para o Porto que me respondeu que procurasse no Tombo.
    Já vinha a vários meses procurando e continuei.
    Achei meu avô numa Frequesia pequena na última página do ano.
    Depois disso achei o avô italiano o casamento na Itália e os bisavós.
    Demorou um pouco mais consegui.
    Só tem um problema, depois disso me viciei, vira a mexe faço procuras para parentes e aumento a minha árvore.
    Seu avo está lá e vc vai achar, nem que seja na última página de uma Paróquia pequena.
    Boa sorte!!!!
  • @Mtrin,
    Que bacana seu incentivo.
    Também penso assim. Desistir, jamais. Também tenho histórias de procura por anos.

    E, Vc tem razão, vicia. Já achei certidões de bisavós, pra minha árvore e para amigos.
  • Obrigado a todos pelo incentivo, vocês são espetaculares, e esse forum nem se fala, é o que de melhor eu podia ter encontrado. Vou seguir procurando e qualquer novidade comunico a vocês. Um abraço e fiquem com Deus.
  • Pessoal, bom dia!
    Minha noiva tem o avô Portugês e as informações que temos dele são as seguintes:

    Nome : José Antônio de Abreu
    Nascimento : 24/05/1900
    Pai - Nicolau Antônio Gomes
    Mãe - Maria Rosa ( Não tem sobrenome )
    Local de moradia em Portugal : Sua filha (minha sogra), disse que ele falava ter vindo de Trás os Montes.

    Ela está querendo buscar a nacionalidade portuguesa, mas pra isso precisamos da Certidão de Nascimento dele.

    Alguém poderia nos ajudar, por favor? ....Tentamos várias formas e não obtivemos sucesso.
  • @Jonathan Narcizo

    Respondi o seu pedido no outro tópico.
  • Muito obrigado a todos que me ajudaram na busca do assento de meu avô, estou desistindo dessa busca, procurei em mais de 600 livros paroquiais de batismo , nos supostos distritos falados na família, como a Mariza havia dito, é uma busca ingloria e nem sempre com desfecho positivo.
    Um abraço a todos , fiquem com Deus.
  • Paulo,

    o Arquivo Nacional não encontrou o prontuário do seu avô?
  • Guilherme, recebi um email , informando que devido a crise , foi feito um corte de verba drástico que comprometeu as buscas , que inicialmente eram de um mês , hoje levam no mínimo 6 meses, ou seja devo ter essa resposta próximo de agosto/setembro.
  • Paulo,

    você mora no Rio? Vá pessoalmente.
  • Guilherme , esse prazo é na forma presencial, se for a distancia beira um ano.
  • Entrei com o pedido e mandaram esperar o email com a resposta., se for positivo , tenho que ir lá e provar com meus documentos o parentesco para ter acesso as informações.
  • paulo alvim eu fui agora em março pro RJ e o prazo que o Arquivo Nacional me deu foi de 2 meses.
    Não sei se foi alterado algo depois.
  • alexandre, obrigado pela informação, vou verificar.
  • Boa tarde a todos, consegui confirmar duas informações , meu avô aportou no Brasil em 1904 com então 9 anos no porto do Rio de Janeiro, será que conseguimos mais alguma informação com esses dados?
  • MsilvaMsilva Member
    Boa tarde a todos. Na esperança de contribuir, acredito que nos arquivos do governo de Portugal (registro de passaportes) o Paulo Alvim possa obter alguma informação, tendo em vista o local que foi pedido, pois o local do menor, de regra é o do requerente do passaporte.
  • Boa tarde Msilva, antes de mais nada agradeço pela boa vontade de ajudar, segundo, não consegui entender seu raciocínio, poderia me dar algum exemplo , ou site que eu possa procurar?
    Muito obrigado.
  • Bom dia a todos, venho aqui finalizar essa postagem, consegui descobrir o numero do assento do meu avô, através de uma advogada aqui do Brasil que também tem cidadania e Ordem dos Advogados portuguesa, o processo da minha mãe foi dada a entrada no cartório do Porto, o prazo final é em março, mas já está quase pronto.
    Meu avô é da Freguesia do Eirado, Concelho de Aguiar da Beira no Distrito da Guarda, o local é tão pequeno que no censo de 2011 tinham menos de 300 habitantes.
    Peço mais uma orientação de vocês, para tirar a minha cidadania via Consulado no Brasil, é praticamente impossível, no site já avisa que não tem data disponível, conseguiria tirar por Portugal via Brasil?
  • @pauloalvim vc pode dar entrada direto em Portugal através das conservatórias.
  • Qualquer uma Vlad?
  • @paulo recomendo ACP do Porto.
  • obrigado
  • Que bom que achou Paulo!! Boa sorte no processo!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.