Pagamento de taxa e custos
Boa tarde! Gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre o processo de cidadania portuguesa para maiores de idade:
- Confirmação de Taxa: Este link (https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C) é o correto para o pagamento da taxa de 175 euros?
- O pagamento dessa taxa eu tenho que fazer antes de mandar a documentação, certo?
- O modelo da declaração é essa mesmo https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=vX7Bbw6r16z0QG-IDnyHBA%3d%3d×tamp=1703774457096 ?
- Logística e Custos: Minha irmã reside em Portugal. Existe alguma economia financeira se eu enviar os documentos para ela e ela der entrada presencialmente no Arquivo Central do Porto, em vez de eu enviar diretamente do Brasil? O valor da taxa de 175 euros permanece o mesmo?
- Envio de Documentos: Para o envio internacional, vocês recomendam o uso dos Correios (Sedex Mundi) ou seria mais seguro utilizar transportadoras privadas (como DHL ou FedEx)?
At.te
Juliana Aroucha
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@JULIANAVICTORIA
Este link () é o correto para o pagamento da taxa de ?
Use o link e os documentos conforme esse guia: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
O pagamento dessa taxa eu tenho que fazer antes de mandar a documentação, certo?
Sim
O modelo da declaração é essa mesmo ?
O modelo é esse mesmo, mas use o PDF que vai receber por email, junto do recibo de pagamento da taxa. Esse pdf virá com os dados da confirmação de pagamento preenchidos no cabeçalho da primeira página.
Minha irmã reside em Portugal. Existe alguma economia financeira se eu enviar os documentos para ela e ela der entrada presencialmente no , em vez de eu enviar diretamente do Brasil? O valor da taxa de 175 euros permanece o mesmo?
Não há benefício algum, a taxa é a mesma e o ACP não tem mais atendimento presencial para receber processos de nacionalidade. Mande por correio (ou DHL) direto para a conservatória.
Para o envio internacional, vocês recomendam o uso dos ou seria mais seguro utilizar transportadoras privadas (como DHL ou FedEx)?
Correio ou DHL. Use o que tiver mais confiança e couber no seu orçamento. O correio faz apenas a parte até o envelope sair do Brasil, daí para frente quem assume a entrega é o CTT (Correio Português), portanto se der algum problema você tem o risco de cair no famoso jogo de empurra entre os dois correios. A DHL faz fim a fim, recebe no Brasil e entrega na conservatória em Portugal. É mais caro, mas se der problema, vc tem "apenas um pescoço para apertar".
Ambos normalmente funcionam bem, imagino que a diferença seja na hora que der um problema.
@ecoutinho Muito obrigada.