Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores
Eli Rigobeli
Member
Pessoal, tudo bem?
Estou organizando a documentação para dar entrada na atribuição de nacionalidade dos meus dois filhos menores (ambos com menos de 4 anos) e fiquei com algumas dúvidas mais práticas sobre o envio.
- Ainda é recomendado enviar os processos para o Arquivo Central do Porto (ACP) nesses casos?
- Ou existe algum local mais indicado atualmente para processos de menores?
- Sobre os prazos: vi recentemente uma planilha com relatos indicando que alguns processos estão demorando próximo de 1 ano.
- Isso procede hoje ou ainda há casos saindo em menos tempo?
- Vou enviar dois processos (um para cada filho). Posso enviar tudo em um único envelope, com apenas um conjunto de documentos dos pais (RG meu e da mãe, autenticados e apostilados), ou é mais seguro enviar dois envelopes separados com toda a documentação duplicada?
A ideia é evitar exigência e fazer da forma mais correta possível.
Se alguém tiver experiência recente com esses pontos, agradeço muito!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sim, ainda é recomendado enviar para o ACP. Eles têm levado em torno de 8 meses para liberar processos de filhos menores e esse tempo está aumentando. Segundo relatos recentes, alguns consulados estão liberando em menos tempo, mas não são poucos relatos ainda.
Pode enviar os processos no mesmo envelope sim. Se quiser enviar uma via só dos documentos em comum também pode, mas tem que incluir um requerimento para apensar os 2 processos para aproveitar esses documentos. Fiz assim com os processos dos meus filhos e foram aprovados sem problemas.
Muito obrigado @SergioM , vou enviar essa semana.
Abs