Urgência ou Tempo Normal: Qual escolher?
Bom dia! Está chegando o dia em que vou solicitar o meu Cartão Cidadão + Passaporte e vi que posso pedi-lo com urgência ou com tempo normal. Cheguei a acessar a planilha do fórum mas ela diz respeito aos processos de cidadania e não a emissão desses dois documentos, dito isso gostaria de saber:
qual é o tempo médio que vocês esperaram para receber os documentos?
se eu colocar o tempo normal, não posso receber no meu endereço? Posso passar no consulado e pegar ou preciso marcar um agendamento naquele site horrível que nunca nunca tem vaga? (sou de SP capital)
Não tenho planos de ir morar em Portugal, por isso eu optaria pelo Tempo Normal, por ser, ao todo, 500 reais mais barato. Contudo, enquanto a maioria das pessoas esperam 1 ano e meio pela cidadania, o meu processo ficou demorou 4 anos e 3 meses (mesmo sendo filha, só meu assentamento demorou 8 meses para me enviarem depois da data de emissão). Tenho receio de esperar o mesmo tempo para esses documentos e ter que recomeçar do 0 porque posso já ter até casado em tanto tempo e aí eu teria que recomeçar. Também estou com receio da possibilidade de eu precisar agendar um horário no consulado para buscar meus documentos, visto que eu nunca consegui.
O que me sugerem?
Comentários
Pedir em SP tem uma vantagem: vc pode fazer um agendamento só para o cartao cidadao e o passaporte.
Se voce nao tem planos de ir para portugal, pode pedir pela via normal.
A via urgente nao faz o agendamento aparecer mais rápido, só mesmo a entrega do cartao e passaporte quando estiverem prontos.
@Lisboa_na_lagoa
Se não mudou de um ano para cá, quando meu irmão e meus sobrinhos fizeram os doctos deles, você precisa de agendamento apenas para ir solicitar os documentos e coletar a biometria. Quando o cartão e passaporte estiverem prontos e disponíveis no consulado você não precisa agendar para ir levantar (retirar) os documentos.