Certidão do Nascimento do Português (ascendente) sem averbação.
Olá membros, boa tarde!
Estou em vias de solicitar a atribuição de nacionalidade para os meus sobrinhos. Recentemente fiz o processo para a minha cunhada (filha de pai e mãe portugueses, nascidos e casados em Portugal). O processo da minha cunhada foi muito rápido.
No entanto, não averbei o casamento da minha cunhada. É arriscar muito iniciar o processo para os meus sobrinhos, sem a averbação do casamento no assento Português da minha cunhada?
Desculpe se a pergunta for repetitiva.
Muito obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@ABSouza
No entanto, não averbei o casamento da minha cunhada. É arriscar muito iniciar o processo para os meus sobrinhos, sem a averbação do casamento no assento Português da minha cunhada?
Se seus sobrinhos nasceram após 1978 (o que imagino que seja o caso) não deve ser um problema, entretanto te recomendo fazer as coisas em paralelo: mandar o pedido de atribuição dos filhos para o ACP e simultaneamente transcrever o casamento no consulado do RJ para garantir os direitos do marido (seu irmão) como cônjuge. O consulado do RJ aceita documentos por correio de todo país e se estiver tudo certo geralmente concluem a transcrição em até 1 mês após a entrega.
Se fizer dessa forma, quando o conservador for analisar o pedido dos sobrinhos o casamento inclusive estará averbado no assento da mãe deles no sistema.
@ABSouza
Se ela casou e mudou de nome e o nome dela no assento portugues estiver diferente do nome que aparece na certidao dos filhos, vai cair em exigencia.
Mas isso é uma coisa que você pode fazer em paralelo.
Manda os pedidos dos filhos pra portugal.
Em paralelo manda o pedido de transcricao peo consulado do rio.