Conferência documentos para envio
Olá, pessoal! Bom dia!
Estou em processo de obtenção da cidadania da minha mãe, que é filha de português. Estou realizando todo o processo por conta própria, apenas com pesquisas e ajuda aqui do fórum. Acredito que já estou com todos os documentos em mãos para envio, mas gostaria de confirmar antes, para evitar que falte algo quando chegar lá.
Poderiam me ajudar?
Documentos em mãos:
- Certidão de nascimento do português
- Certidão de nascimento da minha mãe em inteiro teor por cópia reprográfica (apostilada)
- Certidão de nascimento da minha mãe em inteiro teor por cópia digital (apostilada, apenas para verificação em caso de dúvidas)
- CIN (novo RG) da minha mãe (autenticado e apostilado)
- Formulário (irei preencher e reconhecer firma por autenticidade)
Pretendo enviar diretamente para o Arquivo do Porto.
Estou esquecendo de algum documento importante? Ou, por enquanto, é apenas isso e, caso falte algo, eles solicitam posteriormente?
Desde já, agradeço a atenção. Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sua mãe mudou de nome? Se tiver mudado, deve mandar a certidão de casamento para justificar.
Só mande a certidão de nascimento digitada se tiver algum problema com a reprográfica e confira muito bem se não tem nenhum erro de digitação.
@SergioM Olá Sérgio! Obrigado pela resposta!
Minha mãe mudou de nome quando se casou, porém, ela se divorciou e alterou o nome novamente para o nome de solteira (como era antes de casar e está assim atualmente.) Todas essas informações constam na certidão de nascimento inteiro teor que eu tenho dela. Mesmo assim é necessário a certidão de casamento?
Você acha que enviar a certidão digitada junto pode ser um problema? Pensei em mandar apenas por precaução..
@Gabreu04_ se o nome que está no documento de identidade dela é o mesmo que está na certidão de nascimento, então está tudo certo, não precisa do casamento.
Quanto à certidão digitada, se estiver perfeita não tem problema, o problema é ter algum erro de digitação e o conservador encrencar. Tem algo de errado com a reprográfica?
@Gabreu04_
Não mande documentos a mais para "facilitar a vida" do conservador. Se a certidão reprográfica não estiver com algum dano que realmente impeça a leitura (como faltando pedaço, danificada, borrada etc) não mande a digitada. Se for apenas por que a caligrafia do notário que pode parecer confusa não mande.
Na conservatória eles são acostumados a ler manuscritos antigos e a chance de a certidão digitada causar uma exigência é grande. Use-a apenas se realmente for necessário e mesmo assim confira umas 20x antes de mandar pois é fácil deixar passar algum erro que o cartório cometeu ao digitar o que está no livro de registros (falo por experiência própria).