Processo de filho

Erich KossatzErich Kossatz Member
editado March 29 em Processos de Atribuição

Boa tarde a todos!

Hoje, finalmente, saiu a cidadania portuguesa da minha mãe. Apenas para fins de curiosidade e informação para tantos outros que estão na espera, minha mãe é neta de portugueses, o processo foi submetido no dia 24/06/2021, foi para análise no dia 15/07/2025 e se deu como concluído no dia 26/03/2026. Feito através de advogado. Sim, quase 5 anos. Acredito que a pandemia deva ter atrasado um pouco o processo, não saberia dizer, mas demorou bastante. E foi por Lisboa.

Agora peço ajudo aos amigos sobre informações de como solicitar a minha cidadania e a da minha irmã, ambos maiores de idade, e quais os próximos passos que devo tomar e dicas, se possível, para onde enviar. A atribuição, pelo que vi no site, saiu com o nome de solteira da minha mãe, porém ela é casada com meu pai e tem o sobrenome dele desde que são casados.

Sou muito grato a todos aqui que se disponibilizam a nos ajudar, tendo em vista que muitas vezes é bem complexo entender o processo.

Muito obrigado!

Comentários

• @Erich Kossatz

O primeiro passo que recomendo é transcrever o casamento dos seus pais. Isso vai atualizar o estado civil de sua mãe e averbar no assento de nascimento dela a mudança de nome ocorrida com o casamento. O consulado geral de Portugal no RJ é o local indicado. Geralmente transcrevem um casamento em um mês.

Para os processos de nacionalidade seu e de sua irmã use o guia abaixo. Lá tem indicação do lugar recomendado.

Pode mandar os dois processos de nacionalidade em paralelo à transcrição de casamento. Quando forem analisar o pedido, daqui aproximadamente 1 ano, o casamento já estará transcrito.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• @Erich Kossatz

Parabens pela conclusao do processo!

Estou curioso, esse processo nao caiu em exigência?

A data de submissão está correta?

Pergunto isso pq um processo de neto que eu fiz, foi submetido em setembro de 2021 e concluído em dezembro de 2024.

É curioso que o seu, tendo sido submetido tres meses antes, tenha levado mais 16 meses para concluir...

Claro que cada conservador tem seu ritmo, pode ser q vc tenha pego um mais lento, ou eu um mais rápid9... mas é uma diferença enorme!

• @ecoutinho

Obrigado pelo retorno!

Uma dúvida: Ainda não tenho o assento e nem o cartão cidadão da minha mãe. Preciso solicitar esses documentos antes de transcrever o casamento? E assim que solicitar a transcrição, já posso enviar nossos documentos para a nossa cidadania, mesmo antes de receber a transcrição?

@eduardo_augusto

Obrigado!

Pelo acompanhamento pelo site não informou nada relacionado a alguma exigência. Não sei se poderia ser algum pedido direto ao advogado, mas acredito que eu saberia.

A data esta certa sim. Como o advogado deu entrada, esta é a data que consta no site. Quase 5 anos. Realmente foi bem demorado. Mas ainda bem que deu certo!

• @eduardo_augusto, o seu processo, assim como quase todos os processos de netos do segundo semestre de 2021 foi transferido para o ACP, com isso os 2 semestres foram analisados em paralelo, o primeiro em Lisboa e o segundo no Porto. Lisboa pulou de junho de 21 para janeiro de 22. O processo do @Erich Kossatz é do final de junho, ou seja, deve ter sido um dos últimos do primeiro semestre e que caiu na mão de um conservador mais lento, mas é como se fosse 1 mês antes de janeiro.

@Erich Kossatz, o assento deve ter ido por email, se não foi pode pedir por email (às vezes mandam, outras não) ou no civilonline, ao custo de 10 euros. Você vai precisar do assento para fazer a transcrição do casamento dela e pedir a sua cidadania. O cartão do cidadão não é necessário para os demais procedimentos, inclusive o ideal é fazer a transcrição antes de pedir o cartão para vir com o nome atual dela.

• @SergioM

Sim, eu lembro dessa transferencia. Ainda assim, impresssionantes que ainda temha processo de 2021 rolando!

• editado 11:44AM

@Erich Kossatz

Uma dúvida: Ainda não tenho o assento e nem o cartão cidadão da minha mãe. Preciso solicitar esses documentos antes de transcrever o casamento?

Sobre o assento: Em teoria deveriam mandar por email ao final do processo, mas é muito comum não mandarem (os da minha família não recebi nenhum). Recomendo entrar no civil online e solicitar o assento dela (link abaixo), há uma taxa de 10€ que pode ser paga por cartão internacional e geralmente disponibilizam o código para acessar o assento no dia seguinte. Você pode salvar esse assento em PDF no seu computador e imprimir em casa quantas cópias precisar (para transcrever o casamento dela, para o seu pedido de cidadania, para o pedido de seus irmãos etc etc).

Sobre cartão de cidadão e passaporte: Só emite documentos se sua mãe quiser ou precisar. Minha mãe nunca teve cartão de cidadão muito menos passaporte e fiz todas transcrições e os filhos obtiveram cidadania através dela sem problemas.

E assim que solicitar a transcrição, já posso enviar nossos documentos para a nossa cidadania, mesmo antes de receber a transcrição?

Sim, pode fazer em paralelo, mas te recomendo usar o consulado do RJ que é rápido para transcrever para que a transcrição esteja pronta quando o conservador for analisar o caso de vocês.

Como solicitar certidões pelo civilonline

• @SergioM

@ecoutinho

Obrigado pelas dicas! Irei perguntar para o advogado pra ver se ele recebeu o assento no email deles e já irei solicitar os documentos para a transcrição. Sou de Curitiba, posso enviar por sedex para o consulado no Rio de Janeiro ou devo ir presencialmente?

• @Erich Kossatz, se fez com advogado, vai pro email dele mesmo.

O consulado do RJ só faz transcrição por correios.

• Alguns com mais experiência que eu poderão corrigir-me, mas eu recomendaria enviar a transcrição de casamento da sua mãe para eles atualizarem no sistema e evitar exigências no seu processo por causa dos sobrenomes.

Depois disso junte:

• A sua certidão de nascimento em cópia reprográfica integral e autenticada para uso em Portugal;
    • Preencha o formulário do artigo 1C que é para filhos maiores;
    • A certidão de nascimento portuguesa da mãe portuguesa;
    • Cópia autenticada do seu documento de identificação válido, e acho que só.

Se enviar por correio, creio ser necessário reconhecer a assinatura no formulário e a cópia do documento de identificação em algum notário ou até mesmo no consulado. ( Como eu dei entrada em Portugal, tudo que fosse cópia ou assinaturas foi na presença da funcionária que atendeu, e a transcrição do casamento foi feita alguns meses antes .)

Se enviar por correio, envia para o Porto que o processo de filho vai demorar no máximo 1 ano a 1 ano e poucos meses. Lisboa atualmente são 4 anos com sinais de aumentar. Fuja de Lisboa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.