Dúvidas processo 1C (filho) após conclusão do 1D + documentação e envio do exterior
Olá, pessoal!
Em janeiro de 2022, comecei o processo de cidadania do meu pai (neto de português – linha 1D). Depois de mais de quatro anos de espera, finalmente recebi hoje o e-mail com o assentamento dele.
Agora estou começando a me organizar para dar entrada no meu processo. Como sou filho dele, pretendo fazer pela linha 1C (filho de português). Todo o processo dele eu fiz por conta própria, pesquisando bastante, vendo vídeos e acompanhando relatos aqui no fórum. Porém, como já se passaram mais de quatro anos desde que fiz tudo isso, acabei esquecendo muitos detalhes — até porque, depois de dar entrada, praticamente “deixei o processo parado”, já que sabia que demoraria bastante (apesar de não imaginar que tanto).
Por isso, gostaria da ajuda de vocês para confirmar se estou no caminho certo. Sei que existem muitos tópicos sobre isso aqui no fórum, mas queria validar algumas informações específicas.
Pelo que entendi até agora, o processo basicamente seria:
- Preencher o formulário 1C;
- Pagar a taxa;
- Reconhecer firma e apostilar o formulário.
Sobre os documentos, acredito que preciso enviar:
- Formulário 1C preenchido, com a taxa paga, autenticado e apostilado;
- Cópia do assentamento do meu pai (mesmo informando os dados no formulário, pensei em imprimir e enviar assim mesmo — uma cópia simples é suficiente?);
- Cópia autenticada e apostilada do meu RG ou passaporte;
- Certidão de nascimento em inteiro teor (reprográfica), apostilada.
Minha dúvida é: são basicamente apenas esses documentos mesmo?
Pergunto porque, no processo do meu pai (como neto), lembro que enviamos muito mais documentos. Um deles, por exemplo, foi a certidão de antecedentes criminais apostilada. Nesse caso de filho (1C), isso realmente não é necessário? Esse documento é exigido apenas para netos (1D)?
Outra dúvida: meu pai (agora português) foi quem me registrou. Nesse caso: