Checklist de Documentos
Bom dia pessoal! Estou fazendo o processo sozinha e encontrei algumas divergencias de informações acerca das certidões.
Vou iniciar o processo de neto para o meu avô. Ele é neto de dois portugueses e tenho a certidão de nascimento da avó (obtida pelo CRAV), a certidão de nascimento do pai (brasileiro), a certidão de nascimento dele, além de rg e antecedentes criminais. É necessário alguma certidão de casamento ou de óbito de algum deles? Ou algum outro tipo de documento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@thaisvcz
O guia para netos está aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
No seu caso específico, algumas questões a mais;
Os dois avós PT se casaram onde (PT, BR ou outro lugar)? Antes ou depois de 1911?
@CarlosASP Boa noite Carlos, tudo bem?
Chegaram as certidões de nascimento dos brasileiros e da avó portuguesa, agora tenho mais informações!
A avó PT é nascida em Leiria, porém na certidão do filho diz que ela nasceu Lisboa (é a unica informação que destoa, o nome dos pais dela estão corretos). Já o avó PT é da Ilha da Madeira e isso bate na certidão de nascimento do filho. Os dois avós PT se casaram aqui no Brasil.
Nesse caso eu ir atras da certidão de casamento dos dois e verificar se lá batem as informações da avó é suficiente? ou melhor eu ir pelo avô e pedir a certidão dele no CRAV?
@thaisvcz
Se os dois avós PT se casaram no BR depois de 1911, será necessário transcrever esse casamento deles em PT também.
E, quando se tem mais de um ascendente PT de quem se pode "puxar" a cidadania, sempre melhor usar para o pedido de cidadania o que não tem divergências nos seus dados nas diversas certidões.
@CarlosASP
Uma das únicas informações que não tenho é o ano de casamento dos dois, li os livros da Catedral Metropolitana de São Sebastião (Arquediocese de Ribeirão Preto) posteriores à junho de 1911 e não encontrei, e dos anos anteriores não encontrei disponíveis online. Acredito que tenham casado entre 1909- início de 1911. Se for mesmo anterior à 1911 ainda é necessário transcrever?
Sobre a certidão do Manoel da Ilha da Madeira, recebi um orçamento de 23 euros pelo https://abm.madeira.gov.pt/
É aqui mesmo?
@thaisvcz
Meu entendimento é que, para casamentos antes de 1911, não é necessário a transcrição (esse foi o ano que o registro civil entrou em vigor em PT).
Estou falando em necessidade de transcrição pela data de casamento de dois PT no BR. Pode haver outras razões para uma transcrição ser necessária. Por exemplo, caso o ascendente PT de quem se vai puxar a cidadania não tenha sido o declarante do seu filho antes de um ano de idade.
Caso queira ver se alguém aqui no fórum acha esse casamento, deixe os dados dos envolvidos (nomes, filiação e certidões que já achou)
Sim, a Madeira (como os Açores, Braga e Coimbra) não faz parte do CRAV. Cada um tem seu próprio método para solicitar certidões.