Mais informações sobre meu bisavô materno

Boa noite! Gostaria de saber onde e como obter mais informações sobre meu bisavô materno Silvestre Kingston Rendall. Seguem as informações que tenho, obtidas em Fortaleza, Ceará, Brasil, onde moro e onde ele viveu parte de sua vida. Ele teria nascido na Ilha da Madeira. Morreu aos 52 anos, em 29 de outubro de 1895. Portanto, deve ter nascido em torno de 1843. Teria sido casado com minha bisavó Carolina Lemos, com quem teve uma filha, Mariana Augusta Rendall Janja (sobrenome de casada), minha avó materna, conhecida como D. Moreninha. Meu bisavô foi proprietário do Grande Hotel do Norte, instalado em 22 de novembro de 1882 em prédio construído em 1872, pela Sociedade Anônima União Cearense, localizado em frente ao Passeio Público de Fortaleza, à rua Dr. João Moreira, 143. Foi também proprietário do Restaurant Quebramar, localizado à Rua da Alfândega, 35. Tenho apenas esta foto dele, bastante apagada, pois tem mais de 130 anos. Agradeço qualquer informação adicional, sobre seus ascendentes e sobre onde e como posso saber mais a respeito. Cordialmente, Georges Daniel Janja Bloc Boris

Comentários

• @GEOBORIS

De onde vem a informação de que seria da ilha da Madeira? Esses sobrenomes sao bastante incomuns para um portugues... Seria ideal voce fornecer o nome dos pais dele para que o pessoal do forum possa ajuda-lo.

O batismo de Mariana foi feito somente em 1912 "por ordem do Vigário Foral", apesar de ela ser de 1896 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9P9G-32M?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FD4-8DBS&action=view&cc=2175764&lang=pt&groupId=M9S8-WSW

Em varios batismos onde ele e a esposa foram padrinhos o nome da esposa é Carolina Augusta (sem o Lemos) como p.ex. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9P37-56R?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6JF1-P3S4&action=view&cc=2175764&lang=pt&groupId=

• editado March 14

@GEOBORIS Como comentou o @AlanNogueira, não se trata de sobrenome português. Seria de família britânica que mantinha comércio com Portugal, suas ilhas e colônias.

Na IA foi possível encontrar essas referências abaixo de vieram de um site de genealogia. Talvez (???) sejam os ascendentes que vc mencionou, embora não apareça o nome da Carolina, que, de acordo com o FamilY Search, seria dos Açores. Mas deixo aqui essas informações que podem ajudar nas buscas. Infelizmente no arquivo de 'Catálogo" do FS não foi possível abrir os registros de batismos de Mindelo, em Cabo Verde. https://www.familysearch.org/en/search/catalog/koha:1182643.

Segue o texto da IA:

"A família Kingston Rendall no século XIX aparece em registros ligados ao Atlântico português (especialmente Madeira e Cabo Verde) e tem origem britânica, provavelmente das Ilhas Órcades. A documentação existente permite reconstruir uma árvore genealógica básica dessa família no século XIX.

🌳 Árvore da família Kingston Rendall (século XIX)

1ª geração conhecida

George Rendall

• nascimento: cerca de 1830–1835
    • origem: britânica (provavelmente Escócia)
    • atividade: comércio marítimo / navegação
    • residência: Mindelo (Cabo Verde)

Casou com:

Perpétua Rosa Marcelina

• origem luso-atlântica (provavelmente de Cabo Verde ou Madeira)

2ª geração

Silvestre Jorge Kingston Rendall

• nascimento: 1 agosto 1863
    • batismo: 6 dezembro 1863
    • local: Mindelo (Cabo Verde)
    • igreja: Igreja de Nossa Senhora da Luz

Casou em 7 junho 1890 com:

Maria Francisca Lima

🌍 Contexto familiar

A família fazia parte da rede de comerciantes britânicos que operavam entre:

• Funchal
    • Mindelo
    • Lisboa
    • Rio de Janeiro

No século XIX, Mindelo tornou-se um importante porto de carvão para navios a vapor britânicos, o que atraiu várias famílias inglesas."

No site https://www.barrosbrito.com/20017.html temos essas mesmas informações.

Mas agora sabemos que a união com os portugueses passou por Cabo Verde.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.