Não recebi meu Código de Acesso ao meu processo de nacionalidade por casamento
Camimarq
Member
Olá a todos, gostaria de saber como faço para obter meu código de acesso ao meu pedido de nacionalidade pelo casamento? Já fiz vários outros processos e sempre recebi por e-mail e até agora este que enviei em agosto de 2025 não recebi nada. Recebi confirmação dos correios da entrega apenas. Podem me ajudar? Desde já muito obrigada. Camila
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Normal. A CRC tem levado quase um ano para envio de senha nesses casos. Nada a fazer além de esperar.
@SergioM obrigada pela resposta, será que manar um e-mail seria bom?
@Camimarq Boas! A título de informação, enviei processo de cônjuge artigo 3.1 de meu genro pra CRC em 06/6/25 e só recebi a senha hoje, 27/3/26. Portanto mais de 9 meses depois. Veio no e-mail a senha e o protocolei de entrega. Na consulta no site consta como data submetido a data de hoje. Então é começar a espera por uns bons 4 anos ou mais .. Uma hora finaliza kkkk
Eu envie os documentos para nacionalidade da minha esposa por casamento também lá pra Lisboa via DHL, acusou que chegou lá dia 02/12/2025. Até hoje não recebi o código de acesso. Mandei e-mail para a conservatória de Lisboa e eles me mandaram uma msg automática, e não sei o que significa.
@LuizCaprA7
Como você pode ver pela mensagem anterior à sua, CRCentrais em Lisboa está levando uns 9 meses para gerar a senha de acompanhamento. Esse tempo tem variado ao longo dos anos, mas nos últimos meses subiu para essa longa espera.
Essa tabela que você recebeu mostra que processos eles estão analisando agora. No seu caso, casamento é 3.1. Ou seja, agora eles estão olhando os processos que chegaram lá em setembro de 2021.
Isso quer dizer que, a continuar nesse ritmo, o processo de sua esposa só terminará daqui a uns 4 anos e meio.
Dica: não coloque a mesma pergunta em vários tópicos do fórum; só atrapalha o andamento.
@Camimarq, pode mandar e-mail, mas não muda nada. Vais receber uma reposta automática dizendo que estão com aumento de prazos, pouco pessoal, etc, dizer que não respondem e-mail sobre andamento de processos e vai vir uma tabela como a que o colega postou acima com os meses que estão sendo analisados por cada tipo de processo. Eu sei que é difícil controlar a ansiedade, mas realmente não tem jeito.
@Camimarq @LuizCaprA7
Como referência: Lisboa está levando mais ou menos 1 ano para gerar o número do processo e criar a senha de acompanhamento. Apesar de ser um prazo difícil de entender e aceitar, a princípio não há motivo para se preocuparem, está dentro do "normal".
Enviei os documentos do processo de nacionalidade de minha esposa em novembro/2025 e também não recebi nenhum retorno até o momento e não espero ter novidades até o final deste ano.
@CarlosASP Muito obrigado pelo esclarecimento, e pelo que eu vi aqui no fórum mesmo, estão demorando em torno de 10 meses ou mais para enviar a senha. Me desculpe pelo envio de mais de uma pergunta. Obrigado! E sucesso no caso de todos!!
@ecoutinho muito obrigado por compartilhar seu caso conosco, estou tranquilo e vamos aguardar né, é o que nos resta rsrsr.. Abs
@SergioM; @Edrostar e @LuizCaprA7 Obrigada pelas respostas, vou aguardar então, do meu marido eu enviei em janeiro de 2023, já faz 3 anos, então com sorte daqui 1 ano e meio sai...nestes casos de marido/esposa não dá para ter pressa. Aguardemos! Abraços.
Falei com minha advogada agora há pouco (ela não é advogada em Portugal). Ela me informou que a CRC de Lisboa pode levar facilmente até 1 ano para enviar a senha, embora já tenha havido casos recentes em que a senha chegou em cerca de 3 meses.
Inclusive, segundo ela, há situações em que a senha nem é enviada por e-mail, mas sim pelos correios.
Partindo do pressuposto de que o processo só é protocolado quando a senha é enviada, isso significa que, além da demora comum que já enfrentamos, ainda há esse tempo adicional até o efetivo protocolo do pedido. Ou seja, estamos aguardando por algo que, na prática, nem sequer foi registrado ainda.