Alteração de nome após casamento
Olá
estou iniciando meu processo de cidadania, filha de português. Porém sou casada e alterei meu nome acrescentando o do meu marido. Além dos documentos exigidos preciso enviar a certidão de casamento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Estou iniciando meu processo de cidadania portuguesa. Pai português. Posso solicitar ao mesmo também para meus filhos menores de idade?
@Julianacrocco
Envie uma via da certidão de casamento, para justificar a midança do nome.
Segundo algumas pessoas mais antigas, e que não frquentam mais o fórum, pode ser uma via digitada e não precisa ser apostilada, "por ser apenas um documento de apoio".
Mas se fosse o meu processo, mandaria uma via reprográfica apostilada. É um pouco mais caro? Sim. Mas é um custo que teria apenas uma vez na vida, acho que a tranquilidade de saber que nao corro o risco de o meu processo cair nas maos de um conservador "linha dura" que exija a apostila, vale os mais ou mebos 200 reais de uma apostila.
Outros colegas podem ter opinioes diferentes.
Sobre a segunda pergunta: teoricamente, sim; mas na prática, as conservatorias parecem que continuam recusando esses pedidos dependentes (no seu caso: para os seus filhos terem direito, como filhos, você precisa antes se tornar portuguesa).
@Julianacrocco ,verifique se o seu casamento está averbado na sua certidao de nascimento,caso contrario peça para averbar.
Qto aos filhos pode mandar como netos,independente do seu,porém nao sei se é vantajoso ou nao.
Evite enviar documentos a mais,confunde eles.
@guedesmarcia @Julianacrocco
Qto aos filhos pode mandar como netos,independente do seu,porém nao sei se é vantajoso ou nao.Processos de neto *tendem* a demorar mais que processos de filho. Se forem crianças pequenas, diria com menos de 14 anos, eu acho melhor a mae obter a nacionalidade dela, depois dar entrada no pedido dos filhos.
Mas sim, é uma opção.
Evite enviar documentos a mais,confunde eles.O envio da certidão de casamento para justificar a mudança de nome solteira/casada é o procedimento normal. Apenas a averbação do casamento na certidão de casamento não é aceita - segundo a experiéncia do fórum.
Se não quiser mandar, não mande. Pode economizar um pouco mais de 300 reais (certidao + apostila), como também pode terminar atrasando o processo em meses, além de se estressar.
@Julianacrocco, sei que estou na contramão da opinião da maioria dos colegas do fórum, mas pode mandar dos seus filhos menores como netos de português (1D). Netos menores de 16 anos tem levado em torno de 2 meses para conclusão. Falo isso não só pelas tabelas divulgadas, mas porque fiz isso pros meus filhos e saíram em exatos 60 dias no ACP. Eles se tornaram portugueses antes de mim.
@eduardo_augusto bem esclarecido,assim como nao vale a pena mandar documentos desnecessários nao vale a pena deixar de enviar por conta de economia e correr riscos.
Lembrando que documentos nao portugueses sempre apostilados.