Transferência de Processo entre Conservatórias?

Olá meus caros

Tendo em vista o estado deplorável que se encontra o andamento dos processos 1-C (Transcrição) Maiores na CRCentrais — que no caso do meu pai encontra-se em limbo desde Junho de 2024 — não seria talvez melhor que houvesse uma transferência?

Não sei se existe essa possibilidade, talvez por meio de um advogado, de solicitar que seja analisado em outra conservatória.

Já li em posts mais antigos deste fórum que seria necessário cancelar o processo original e protocolar novamente na outra conservatória.

O que me aconselham fazer? O processo do meu pai já está na bolinha 3 "Para Decisão", enquanto o do seu irmão já está concluído há mais de um ano, porque mandei pra conservatória do Porto (seguindo o conselho de vocês)

Comentários

• @pedro_ca não existe transferência de conservatória a pedido do requerente, isso é critério de organização interna do IRN.

Até porque, se fosse permitido, todo mundo ia pedir para transferir seu processo da conservatória "A" para a conservatória "B", o que automaticamente implicaria em um excesso de processos na conservatória "B" e por aí vai...

Realmente desistir e ingressar com um novo processo é uma possibilidade, porém eu não recomendo no seu caso, como está para decisão é melhor aguardar.

• @pedro_ca voce teria que cancelar o processo,isso demora muito tempo(1 ano ou mais),e depois mandar para outro lugar,correndo o risco de redistribuirem para Lisboa.

Nao sei se vale a pena,mas lembrando que 1 C está demorando 4 anos e aumentando,ou seja,se o prazo se mantiver e nao piorar,seu processo deverá terminar em 2028.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.