Processo de atribuição para neto - Conservatória de Lisboa
Olá, meu irmão recebeu e-mail da Conservatória de Lisboa com o nro do processo e a chave de consulta em julho de 2023.
Em 03/10/2024 apareceu na consulta que estava “ para decisão” .
Porem em consulta posterior, o processo passou novamente para o início “ submetido “ e até hoje fev/2026 não aparece movimentação.
hoje , após 58 minutos de espera na linha da Conservatória, informaram que estão analisando processo de janeiro de 2022. E que ia demorar!!
Tem casos assim? Posso fazer algo?
tem como consultar se já saiu e não informaram ??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@PATRICIABRAGA
Tem casos assim?
Infelizmente é o normal... Um processo de neto em Lisboa está levando quase 5 anos para concluir, portanto seu processo só deve realmente se movimentar em 2028.
Posso fazer algo?
Infelizmente apenas esperar e de vez em quando (1x ao mês) conferir no site de acompanhamento para ver se houve alguma mudança, se apareceu uma exigência etc. A melhor estratégia é "esquecer o processo e tocar a vida", quando chegar a hora certa sai.
tem como consultar se já saiu e não informaram ??
Considerando que foi entregue em 2023, ainda não saiu. No momento que for aprovado o assento de nascimento é gerado automaticamente e o sistema atualiza. Se der sorte recebe um email com o assento em PDF anexo, se não receber é só entrar no civil online e pedir a certidão (pagando uma taxa de 10 euros).
@PATRICIABRAGA @ecoutinho apenas para completar, esse andamento "para decisão",. provavelmente foi um erro do sistema, aconteceu com vários processos quando houve a mudança do sistema de consultas.
@LeoSantos
Sim, bem lembrado, concordo com você. Essa "sujeira" apareceu em praticamente todos processos que foram migrados para o novo sistema em Outubro de 2024. Provavelmente devia ser um campo obrigatório e, ao fazer a carga dos dados do sistema antigo para o novo, preencheram com a data do dia.