Avô Registrado no Consulado de SP - Assento Desaparecido

Prezados,

Boa tarde!

A situação é a seguinte, relatos familiares indicam que meu avô foi registrado como português pelo meu bisavô em 1908, no consulado de São Paulo. Portanto, haveria um assento de nascimento português.

Ocorre que, não temos esses documentos e o contato com o consulado de São Paulo é impossivel, ainda mais para dúvidas. A breve resposta que consegui, do escritório de Santos, foi:

"Caso o português tenha nascido há mais de 100 anos, o requerente precisa efetuar um pedido de certidão, emitida de forma narrativa e datilografada, deste português, diretamente à Conservatória ou Arquivo Distrital, pois estes documentos não se encontram em nosso sistema."

Porém, meu avô foi registrado no Brasil, como haveria registro num Arquivo Distrital?

Afinal, onde estão os registros de nascimento do consulado a época?

Grato

Comentários

• editado February 23

@Gabrilion

Acho pouco provável que o consulado mantenha em arquivo livros tão antigos. Podem estar arquivados no arquivo histórico do MNE (o equivalente português ao Itamaraty). https://ahd.mne.gov.pt/nyron/Archive/Catalog/ ou no arquivo da Torre do Tombo.

Você tem algum documento que te ajude a confirmar esse relato familiar? Pergunto isso pq me parece improvável que isso tenha acontecido nessa data. Antes de 1911 não havia registro civil em Portugal e o único tipo de registro era o batismo feito pela igreja católica. A única possibilidade que vejo seria se seu bisavô tivesse retornado a Portugal com o filho e solicitado no consulado português um passaporte para essa viagem (na época era um passaporte era de uso único compartilhado por toda família) em que seu avô constava como filho dele. Mesmo isso seria extremamente raro pois uma viagem a Portugal além de caro levava semanas apenas com o deslocamento, a pessoa precisava gastar um bom dinheiro além de obviamente ficar sem trabalhar por algo como dois meses pelo menos. Pouquíssimas pessoas que imigravam para o Brasil, geralmente gente pobre que vinha em busca de vida melhor, tinham condições de fazer isso.

Relatos de família geralmente têm muitas imprecisões e geralmente romantizam o que realmente aconteceu no passado (a minha família tem umas histórias que parecem extraídas de algum canto dos Lusíadas e quando você vai bater com os documentos não é nada daquilo rsrs), por isso é importante usá-los como um ponto de início, mas buscar documentos que os sustentem.

Enfim, não é para te desanimar, apenas para te fazer pensar se há outros fatos que possam te ajudar na busca.

• @Gabrilion Se desejar, pode colocar os dados dele aqui no Fórum que talvez alguém possa ajudar nas buscas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.