[DÚVIDA] Apostilamento e info. do formulário 1C.
Excelente dia a todos!
Abro a discussão pois não localizei outra que pudesse responder a essa dúvida, caso tenha e se possível, me enviem que encerro aqui. 😉
As dúvidas são.
- Devo apostilar tanto a certidão de nascimento em inteiro teor por cópia repográfica como a inteiro teor por cópia digitada? ou somente a repográfica?
- No formulário 1C, questiona o estado civil da minha mãe, hoje divorciada do meu pai. Pode cair em alguma exigência? O nome dela foi alterado quando se casou mas já voltou ao que consta na certidão de nascimento, também consta essa alteração na certidão de nascimento dela.
Em meu RG consta o nome dela sem a alteração de casamento (na época não era casados), julgo que quando eu for solicitar a minha, isso também não deve ser problema.
Sei que são repetitivas as questões, mas é que de fato não localizei algo que pudesse me ajudar e como estou em vias de pagar a taxa, fiquei preocupado com a questão 2.
Aos que puderem me ajudar, muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@carlospiresjr
Devo apostilar tanto a certidão de nascimento em inteiro teor por cópia repográfica como a inteiro teor por cópia digitada? ou somente a repográfica?
Se for documento brasileiro precisa apostilar. Uma certidão brasileira sem apostila em Portugal será considerada apenas um papel bonito, sem valor legal. Dito isso, mande apenas a reprográfica.
No formulário 1C, questiona o estado civil da minha mãe, hoje divorciada do meu pai.
Estou entendendo que sua mãe é a requerente da nacionalidade e sua dúvida é sobre o campo de estado civil no quadro 1, certo? Informe o estado civil atual, se entendi corretamente ela é divorciada.
Pode cair em alguma exigência? O nome dela foi alterado quando se casou mas já voltou ao que consta na certidão de nascimento, também consta essa alteração na certidão de nascimento dela.
Não.
@ecoutinho obrigado!!
@ecoutinho
Olá! Mandei apostilar as certidões de casamento e nascimento de minha esposa.
Recebi agora e ambas ( cartorios diferentes) não constam o reconhecimento da firma do Titular Escrevente que emitiu a certidão. Qdo fiz meu pedido a 5 anos atrás, todas as certidoes que apostilei continham o reconhecimento da firma do titular que emitiu e não apenas o selo de Haia.
Saberia informar se só o selo de apostilamento será o suficiente ou se tenho que gestionar nos cartórios emissores os devidos reconhecimentos das assinaturas?
Muito obrigado.
@OrlandoBraga
Saberia informar se só o selo de apostilamento será o suficiente ou se tenho que gestionar nos cartórios emissores os devidos reconhecimentos das assinaturas?
O reconhecimento da firma do escrevente é algo opcional que se pede ao cartório quando solicita a certidão e tem um custo a parte (uns R$10 mais ou menos). Teoricamente não é necessário, pois a própria apostila contém o reconhecimento da assinatura de quem emitiu o documento. A maioria das pessoas faz (inclusive eu) pq é algo barato (uns R$10) e é mais um "costume" que um requisito. Se a certidão já foi emitida, apostilada e está contigo, mande como está não acredito que terá problemas com isso.
@ecoutinho
Entendi, muito obrigado.