Justificação de batismo / padre perdeu os assentos - Vila Real
Boa tarde confrades,
Solicito auxilio com uma questão. Estou em busca de uma certidão de batismo da freguesia de Tresminas, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, entre o ano de 1862 e 1872.
Entretanto, na capa de um dos livros vem a informação de que diversos assentos estavam faltando entre 1860 e 1892, e que em 1892 o pároco ia lavrar esses assentos, que bastava apenas a pessoa ir à paroquia fazer a declaração para constar a justificação de batismo.
A questão é que o português que nasceu nesse período casou no Brasil em 1889, ou seja, na época de fazerem a justificação do batismo, ele já se encontrava fora.
Não localizo o batismo dele de forma alguma. Localizei muitos irmãos. Inclusive, uma irmã que nasceu em 1861 teve a justificação de batismo feita em Murça em 1891, uma semana antes de casar.
Alguém sabe onde eu poderia encontrar algum documento dele? Nem passaporte consta no Arquivo Distrital de Vila Real.
Seguem abaixo os dados:
Nome: José Bernardo Monteiro
Filiação: José Antonio Rodrigues e Leonor Fernandes (a esposa anterior à Leonor era Anna Monteiro. Pelo sobrenome, ele me parece ser filho da primeira mulher e não da segunda)
- Casou no Rj em 1889, com 22 anos, com Clara Bruno
- Foi testemunha no casamento da irmã, também no RJ, em 1895. Nessa certidão consta que ele é irmão dela. Nome dela: Ermelinda Rosa
Obrigada pela ajuda desde já!
Comentários
ninguém?
Os portugueses da minha família vem da mesma região, (mas de Sabrosa) e os livros daquela freguesia também apresentam os mesmos problemas. Eu sugiro você procurar nos livros posteriores, pois eu já encontrei um nascimento de 1875 num livro que 1890. Não faço ideia porque o batismo estava no outro livro, mas estava.
@joanasal91 De onde veio a informação sobre ter nascido em Tresminas?
@Bentinho Já busquei em todos esses livros. Iniciando em 1858 até 1911. Não consta mesmo.
Inclusive, o José Bernardo teve uma irmã que casou em Murça (Santa Maria da Villa) em 1883, assento 12, e nesse registro de casamento consta que foi apresentada a justificação batismal da nubente. Ela tinha 22 anos no momento do casamento, se declarou ser filha legitima de José Antonio Rodrigues e Leonor Fernandes, mas os "pais" só casaram 1871...
@Nairolasai Sabemos que toda a família é de Vila Real, e sabemos que ele teve uma irmã chamada Ermelinda Rosa, que casou em Vassouras, no RJ. Inclusive, consta nessa certidão que a Ermelinda Rosa morava com seu irmão, José Bernardo Monteiro. (E foi localizado o assento dela em Tresminas, que será citado mais abaixo)
O que mais me causa confusão é que o José Bernardo leva o sobrenome Monteiro, sendo que tanto o pai quanto a mãe não tinham esse sobrenome.
Avançando na busca, descobri que o pai dele, José Antonio Rodrigues, foi casado com Anna Monteiro. Casaram em Tresminas em 20 de maio 1832, ele filho legítimo de Manoel Rodrigues e Brizida Costa e ela filha legítima de José Manoel e Anna Monteiro (folha 33).
O casamento de José Antonio Rodrigues e Maria Leonor só veio ocorrer em 02 de julho de 1871, também em Trêsminas.
Nesse intervalo entre os dois casamentos encontrei apenas a menção de um filho do primeiro casamento, João Monteiro, porém não encontrei seu batismo. E a Maria Leonor (Leonor Fernandes), teve um filho natural: Manoel, batizado em 14 de julho de 1867 (Assento 18, folha 19v e 20).
Os outros filhos são realmente batizados como filhos legítimos, sendo eles:
Há uma irmã, Delmina de Jesus, que casou em Murça, em 1883. Consta nesse casamento que foi apresentada uma justificação de batismo dela, que ela tinha 22 anos e que era filha LEGÍTIMA de José Antonio Rodrigues e Maria Leonor, o que nós sabemos que legítima não era, pq os pais só vieram casar 10 anos depois.
Eu já procurei a certidão de óbito da Anna Monteiro para tentar criar um intervalo da época que ela nasceu até o nascimento desses filhos naturais da Leonor, mas não encontrei.
O Joaquim possui um pedido de passaporte para o RJ em 1891, mas não encontrei absolutamente nada para o José Bernardo e a Ermelinda Rosa.
Pelo sobrenome eu desconfio que o José Bernardo afinal é filho do primeiro casamento, mas não consigo localizar absolutamente NADA dele. Já não sei mais o que fazer