Dificuldade em achar a certidão de casamento dos avós
Olá, pessoal! Sou novo aqui e estou buscando ajuda no processo de nacionalidade como bisneto.
O principal gargalo no momento é conseguir a certidão de casamento do meu avô português, pois ela parece ser obrigatória no meu caso.
Resumo da situação:
-Na certidão de nascimento da minha mãe (1913), o declarante não foi meu avô, e sim o bisavô.
-Como meu avô nasceu antes de 1911, encontrei apenas o assento de batismo, com apenas o primeiro nome.
-Pelo que li no fórum, se tivesse sido o avô o declarante, talvez a transcrição do casamento não fosse necessária.
Dados dos avós:
-João Ferreira Vinhas Filho (nascido em 1890)
-Maria Rosa Falcão
Na certidão de nascimento da minha mãe consta que eles eram “casados neste subdistrito”, em São José dos Campos – SP (1º subdistrito).
O que já tentei:
-Buscas pagas no registrocivil.org.br, sem resultado (entre 1894 e 1914).
-Encontrei no FamilySearch a coleção Catálogo do FamilySearch: Registros civis, 1875-1999, nela imagens só pode ser acessada em um Centro FamilySearch. A busca por nome não retornou nada, mas suspeito que a indexação não esteja boa. Pretendo consultar presencialmente no próximo domingo em um centro.
Próximas alternativas:
-Solicitar a certidão de inteiro teor da minha avó, natural de Jacareí, para verificar se há anotação do casamento, para assegurar qual a data de fato do casamento, e cobrar isso de forma mais incisiva do 1º subdistrito de São José dos Campos – SP.
-Caso nada dê certo, tenho a certidão de óbito do avô, mas não sei se ela seria suficiente.
Alguém já passou por situação parecida? O que recomendam?
Comentários
@lost_123
Olá, pessoal! Sou novo aqui e estou buscando ajuda no processo de nacionalidade como bisneto.
O principal gargalo no momento é conseguir a certidão de casamento do meu avô português, pois ela parece ser obrigatória no meu caso.
Para poder te ajudar, a primeira coisa é saber claramente: você é neto ou bisneto de português? Não existe processo de nacionalidade como bisneto, para o bisneto obter a nacionalidade como descendente primeiro o filho ou o neto do português precisam obter cidadania e a partir disso o bisneto torna-se filho ou neto desse "novo português".
-Na certidão de nascimento da minha mãe (1913), o declarante não foi meu avô, e sim o bisavô.
-Como meu avô nasceu antes de 1911, encontrei apenas o assento de batismo, com apenas o primeiro nome.
Seu avô era brasileiro ou português? Quem vai requerer nacionalidade, sua mãe?
-Pelo que li no fórum, se tivesse sido o avô o declarante, talvez a transcrição do casamento não fosse necessária.
A transcrição do casamento pode ser dispensada se o pai português (não o avô) foi o declarante do nascimento do filho antes de completar 1 ano após o nascimento. Quando a mãe também é portuguesa a transcrição costuma ser exigida.
Como está muito confuso, sugiro você começar explicando exatamente qual a sequência de pessoas entre você e o ascendente português. Pode usar apenas os pré-nomes. Por exemplo:
João (português) nascido data x local Y
Maria (filha do português) nascido data x local Y
José (neto do português) nascido data x local Y
lost_123 bisneto do português nascido data x local Y
@ecoutinho
Muito obrigado pela sua resposta. Reli o post, e ficou confuso mesmo, misturei tudo. Vamos lá... de fato sou bisneto de português, mas a ideia é inicialmente obter a cidadania para meu pai, ele sendo "o neto". Acho que assim fica mais claro:
"O avô" era português, e quem quer a nacionalidade é "o neto" (meu pai).
Já estou ciente que certamente será necessário a transcrição do casamento "do avô", pois não foi ele o declarante na certidão "da filha", quanto a isso já está superado.
A questão mesmo é que não achei nada referente ao casamento "dos avós".
-João Ferreira Vinhas Filho (nascido em 1890, Vairão, Vila do Conde, Portugal)
-Maria Rosa Falcão (nascida possivelmente em 1892, Jacareí, SP, Brasil)
Como disse, vou amanhã visitar um familysearch center pra tentar conseguir uma data, tanto do casamento que possivelmente foi entre 1904 e 1914, e também do nascimento "da avó", que foi possivelmente em 1892 (não sei a data correta) em Jacareí - SP.
Caso eu descubra algo, ou não, a ideia é na semana que vem, contactar via telefone/e-mail os cartórios, para solicitar buscas manuais, pois buscas no site registrocivil.org.br não prestaram pra nada, creio que não devam ter indexado/digitalizado arquivos antigos.
Um detalhe final, tentei no civilonline, mesmo com mais de 100 anos, pedir o assento de nascimento dele, na esperança que já tivesse sido convertido para um assento de nascimento, porém foi recusado ("em virtude dos livros de registo de nascimento até ao ano de 1910 já não se encontrarem nesta conservatória mas no Arquivo Distrital do Porto."). Também já estou certo da necessidade de solicitar via CRAV o assento. Mas uma estratégia, em vista da familia ser grande, e da suspeita de alguém já ter passado por isso, é tentar pedir a conservadora para tentar converter esse pedido do civilonline, para ver se já existe assento de casamento. Isso me faria ganhar um tempo. Vou tentar isso. Mas seria interessante tb saber a data do casamento "dos avós" para solicitar.
Minha ideia do post era talvez verificar se alguém poderia me ajudar a encontrar algo dos avós com os nomes citados acima, referente ao casamento. O restante já tenho, já está superado. Amanhã trarei mais novidades, se consegui achar algo lá no familysearch center.
@lost_123
Agora ficou mais claro... Tem alguns colegas de fórum que são craques em garimpar registros antigos. @Nairolasai @AlanNogueira @andrelas são alguns deles, pode ser que consigam ajudar a achar onde está registrado esse casamento.
@ecoutinho , como o @lost_123 pretende ir ao centro do Fs, deixo uma informação que pode ser útil nessa visita. No processo de naturalização de um irmão do João, chamado José Ferreira Vinhas, nascido em 1881, consta a certidão de casamento dele realizado em 1899, na cidade de Aparecida. Pode ser que o João tenha tb se casado lá, haja vista que Aparecida é o centro religioso daquela região. Na certidão consta que tanto o pai (João Ferreira Vinhas) quanto o noivo residiam em São José dos Campos, mas o casamento foi em Aparecida.
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_A9/0/PNE/36579/BR_RJANRIO_A9_0_PNE_36579_d0001de0001.pdf
Ver a certidão na pg 12.
Poderia ser pedida uma busca nesse mesmo cartório de Aparecida para ver se acham a certidão de casamento do João. Como a 1ª filha dele nasceu em 1913, a busca poderia ser entre 1909 e 1913, por exemplo.
@ecoutinho
Eu já tinha visto esse registro de casamento desse parente próximo José Ferreira Vinhas em Aparecida, foleei os registros entre 1904 e 1914 no familysearch, para ver se achava algo, e não achei nada... Ta até bem organizado os registros, que consta ser dos casamentos de "forasteiros".
@ecoutinho
Atualização:
Fui no familysearch center, achei o registro do casamento dos avós. Mas não encontrei o registro de nascimento da avó Maria Rosa Falcão (brasileira), nem no familysearch, nem no cartório de Jacareí -SP
Tenho o registro de óbito dos dois avós. Será que é suficiente, ou devo seguir procurando?
Resumindo a situação atual da documentação:
Avô português: assento de batismo ok
Mãe brasileira: certidão de nascimento ok, porém não foi avô que registrou
Registro de casamento do avô português e avô brasileira ok
Registro de nascimento avó brasileira: nok (serve o de óbito de ambos?)
@lost_123 onde/quando foi realizado o casamento? Qual o nome dos pais da noiva? Seria interessante anexar este documento aqui para ajudar na busca.
Boa tarde!
Estou a procura sa certidão de Manoel Silva Guerra. 23/08/1914
Filho de: Joaquim Ribeiro Guerra
Maria Deolinda Soares (Deolinda Soares Guerra)
Natural de Águeda