Dificuldade em achar a certidão de casamento dos avós
Olá, pessoal! Sou novo aqui e estou buscando ajuda no processo de nacionalidade como bisneto.
O principal gargalo no momento é conseguir a certidão de casamento do meu avô português, pois ela parece ser obrigatória no meu caso.
Resumo da situação:
-Na certidão de nascimento da minha mãe (1913), o declarante não foi meu avô, e sim o bisavô.
-Como meu avô nasceu antes de 1911, encontrei apenas o assento de batismo, com apenas o primeiro nome.
-Pelo que li no fórum, se tivesse sido o avô o declarante, talvez a transcrição do casamento não fosse necessária.
Dados dos avós:
-João Ferreira Vinhas Filho (nascido em 1890)
-Maria Rosa Falcão
Na certidão de nascimento da minha mãe consta que eles eram “casados neste subdistrito”, em São José dos Campos – SP (1º subdistrito).
O que já tentei:
-Buscas pagas no registrocivil.org.br, sem resultado (entre 1894 e 1914).
-Encontrei no FamilySearch a coleção Catálogo do FamilySearch: Registros civis, 1875-1999, nela imagens só pode ser acessada em um Centro FamilySearch. A busca por nome não retornou nada, mas suspeito que a indexação não esteja boa. Pretendo consultar presencialmente no próximo domingo em um centro.
Próximas alternativas:
-Solicitar a certidão de inteiro teor da minha avó, natural de Jacareí, para verificar se há anotação do casamento, para assegurar qual a data de fato do casamento, e cobrar isso de forma mais incisiva do 1º subdistrito de São José dos Campos – SP.
-Caso nada dê certo, tenho a certidão de óbito do avô, mas não sei se ela seria suficiente.
Alguém já passou por situação parecida? O que recomendam?
Comentários
@lost_123
Olá, pessoal! Sou novo aqui e estou buscando ajuda no processo de nacionalidade como bisneto.
O principal gargalo no momento é conseguir a certidão de casamento do meu avô português, pois ela parece ser obrigatória no meu caso.
Para poder te ajudar, a primeira coisa é saber claramente: você é neto ou bisneto de português? Não existe processo de nacionalidade como bisneto, para o bisneto obter a nacionalidade como descendente primeiro o filho ou o neto do português precisam obter cidadania e a partir disso o bisneto torna-se filho ou neto desse "novo português".
-Na certidão de nascimento da minha mãe (1913), o declarante não foi meu avô, e sim o bisavô.
-Como meu avô nasceu antes de 1911, encontrei apenas o assento de batismo, com apenas o primeiro nome.
Seu avô era brasileiro ou português? Quem vai requerer nacionalidade, sua mãe?
-Pelo que li no fórum, se tivesse sido o avô o declarante, talvez a transcrição do casamento não fosse necessária.
A transcrição do casamento pode ser dispensada se o pai português (não o avô) foi o declarante do nascimento do filho antes de completar 1 ano após o nascimento. Quando a mãe também é portuguesa a transcrição costuma ser exigida.
Como está muito confuso, sugiro você começar explicando exatamente qual a sequência de pessoas entre você e o ascendente português. Pode usar apenas os pré-nomes. Por exemplo:
João (português) nascido data x local Y
Maria (filha do português) nascido data x local Y
José (neto do português) nascido data x local Y
lost_123 bisneto do português nascido data x local Y