Cartão Cidadão e Passaporte - Consulado do RIO

Boa tarde a todos!

Se possível, quais são os passos e detalhes pra obter o cartão cidadão e o passaporte depois que já estamos com o assento?

Precisa fazer necessariamente no consulado da sua jurisdição, ou pode fazer em outro consulado?

Sei que precisa fazer o agendamento prévio, alguém aqui fez recentemente pelo Consulado do Rio, e pode compartilhar alguma dica e como foi pra achar disponibilidade?

Acho que a princípio é isso.

Passamos pela fase de preocupação ao enviar os documentos pra nacionalidade e depois voltamos a mesma fase pra emitir os docs portugueses rsrs. Agradeço a todos.

Comentários

• editado February 11

!Atualização!

Estou fazendo o cadastro no site https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/register, mas estou em uma tela pedindo "campos de identificação". E uma delas pergunta a nacionalidade, tipo de documento e o número do documento. Eu tinha colocado inicialmente Portugal, mas eu não tenho nenhum documento português, fora o assento. Então posso preencher esse cadastro colocando como Brasil mesmo?

@ecoutinho sabe sobre essa parte?

• @ingsialv

Faz tempo que fiz o meu cadastro, mas se me lembro corretamente, criei como brasileiro mesmo e depois associei o login ao meu cartão de cidadão e chave móvel digital.

Minha sugestão é que vá ao consulado e ative a chave móvel digital no seu celular mesmo antes de ter o CC, no consulado de SP não precisa agendar, no do RJ não sei. Eles liberam mais vagas para quem entra no sistema de agendamento com a CMD. Se entrar apenas usando email e senha vai ver poucas vagas disponíveis (ou possivelmente não verá nenhuma).

• @ecoutinho Agradeço o retorno. O problema todo é que eu sou de um Estado sem consulado português, então precisaria me descolar ou pra SP ou RIO. (Dei azar do consulado honorário ter passado aqui na minha cidade semana passada, mas eu ainda não tinha o processo concluído).

Então ficaria muito complicado ter que ir 3x no RIO ou 2x em SP, sendo que uma dessas seria SÓ pra ativar essa chave...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.