Como fazer com que a CRC volte a analisar os processos de filhos maiores?

Bom dia. Muitos processos de filhos maiores estão parados desde fevereiro de 2025, como alguns já sabem. Obviamente, não é culpa dos solicitantes, mas acho muito incômodo (com as devidas ressalvas) os processos de alguns serem iniciados depois e finalizados bem antes dos de milhares de pessoas que os iniciaram há mais tempo. O da minha mãe, filha de português, de nacionalidade originária, foi iniciado em na primeira quinzena de abril de 2022. Entendo que o volume de processos é imensurável, mas é impressionante como os de filhos simplesmente não avançaram NADA desde então, como vinha ocorrendo até o começo do ano passado. O que poderia ser feito, se possível? Sentar e (continuar a) esperar é que não dá hahahaha

Comentários

• editado February 3

Simplesmente não respeitam nada nem ninguém, não querem saber. Mas são sempre rápidos em cobrar caro pelos serviços e com resultados mediocres quase inexistentes. 4 anos para ler 3 folhas de papel e assinar outra. Uma pessoa normal faz isso em 30 minutos ou menos, mas em Portugal algo pra fazer em 30 minutos demora 4 anos ( cerca de 2103840 minutos no total ).

É que nem para os processos de filhos que são um direito de sangue, são mais simples, rápidos e menos burocráticos, não fizeram o mínimo esforço para respeitar descendentes de Portugal. Simplesmente patético.

• Infelizmente não há muito o que fazer a não ser esperar, e a tendência é piorar.

Enviar e-mails questionando mais atrapalha do que ajuda, porque só faz os conservadores perderem tempo respondendo cobranças, ao invés de trabalharem nos processos.

Portugal é pequeno, o número de pedidos no últimos anos explodiu, são mais de 700 mil processos para um país de 10M de pessoas. É como se 7% do país estivesse solicitando pedido de nacionalidade, é insustentável realmente. Claro que faltou planejamento por parte do governo, que convenhamos, nunca foi o forte de Portugal, mas é uma situação complexa. Se aumentarem as taxas para contratarem mais servidores, o que fazem com esses funcionários quando a demanda cair? Entendo a frustração porque também já estive e ainda estou na fila com outros processos.

A única melhora real que prevejo, conforme as movimentações do governo, viria por meio do endurecimento nas leis, eliminando a via sefardita, aumento do prazo para naturalização por tempo de residência, etc. Ou seja, o sistema só deve desafogar fechando as portas, o que é péssimo para os que estão ainda sem reconhecer seus direitos por algum motivo.

Isso não está sob nosso controle e não há nada que possamos fazer, por isso é melhor evitar o estresse.✌️

• De forma geral, concordo com o @Sukita1914 . Sei que é frustrante e não é justo, mas não tem muito o que fazer.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.