Procuração / Representante legal
Olá a tod@s,
Gostava de ir aos Registos Centrais Lisboa para receber informações sobre o pedido de nacionalidade do meu pai. Mas para isso é preciso fazer uma procuração, para eu ser o representante legal dele.
Alguém sabe como se faz isso? O meu pai vive em Maputo, Moçambique. Vai ser preciso ele ir ao Consulado Geral de Portugal lá em Maputo? Existe um formulário para isso ou é só preciso redigir um texto pequeno com o meu nome completo etc?
E outra coisa - vocês sabem como se fazem agendamentos presenciais nos Registos Centrais em Lisboa?
Muito obrigado
Diogo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Alguém me pode ajudar?🙏😳
@diogoDE
Você fez o processo via consulado ou enviou por correios? Caso tenha enviado pelos correios, você recebe um código para acompanhamento via e-mail. Pode verificar o andamento pelo site: https://justica.gov.pt/servicos/consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade
Se não recebeu o código, entre em contato com a conservatória para qual o processo foi enviado e solicite-o.
Se fez via consulado, pode se informar por e-mail ou ir ao consulado no qual foi protocolado o pedido e solicitar informações a respeito.
Como alternativa, pode tentar entrar em contato via Linha de Registos (+351 211 950 500).
Estas são as formas que conheço para se informar sobre processos, infelizmente não tenho conhecimento sobre pessoas que se informaram, indo pessoalmente até os Registos Centrais em Lisboa, mas caso algum colega com mais experiência saiba pode te auxiliar melhor.
Olá @Sukita1914
Obrigado pela resposta 🙏
No entanto, o caso do meu pai é um bocado mais complicado.
Como ele é de Moçambique colocaram o pedido dele no setor ex-colónias Africanas. Neste setor (para quem nasceu antes de 1974) não se emitem senhas, independentemente de como foi feito o pedido. A única forma para receber informações é por e-mail (nunca respondem) ou por telefone (e lá não sabem nada).
Entretanto (neste setor) já estão a tratar dos pedidos de Fevereiro de 2023. O do meu pai é de Julho de 2022. Então já ultrapassou. Na linha dos registos não podem ver porquê e continuam a dizer para mandarmos email. Mas já enviámos vários e ainda estamos sem reposta há mais que um ano(!)
Há algum tempo disseram-me para fazer uma procuração para eu próprio poder ir à Conservatória em Lisboa, em pessoa. Já que o meu pai não tem como (mora em Moçambique, e o Consulado lá não pode ajudar).
Daí a minha pergunta. Como é que se faz uma procuração para eu passar a ser o representante legal, para assim poder obter informações sobre o caso.
Muito obrigado