Processo de filho

Dei entrada no meu processo de filho pelo consulado de Santos, a data que entreguei os documentos foi dia 22/08/2025 e me deram estimativa de 1 a 2 anos.

Gostaria de saber se alguém que fez pelo consulado de Santos também…

Comentários

• @migueloriguela

ate onde sei o consulado pega seus documentos e encaminha para análise em Lisboa … pelo que sei lá você espera de 2-3 anos para conclusão.

mas peço aqui ajuda do expert kk @ecoutinho

• @migueloriguela

Apesar de não termos no fórum muitos casos que fizeram pedido via consulado de Santos, funciona mais ou menos como o @marcelloamr explicou. O consulado faz a análise dele, se estiver de acordo manda os documentos para Lisboa para "integração" e emissão de um assento de nascimento. Para um processo de filho deve levar uns 3 anos ou mais.

• @migueloriguela

Complementando, para ter ideia dos prazos.

Só a última fase, a chamada "integração em Lisboa", tem levado uns 18 meses. Pode ver na tabela abaixo, olhando a categoria "Artigo 1, número 1, alinea C, via consular":

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/258/B976CQRHBMLH.png

Pode ver que, em dezembro de 2025, eles estavam integrando os processos que chegaram em Lisboa em junho de 2024. Isso só acontece depois de Santos (ou qualquer outro consulado) ter examinado o processo, como explicado pelos colegas.

Essas tabelas são atualizadas uma vez por mês. Em geral, alguém compartilha nesse tópico quando aparece uma nova:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp/p41

Como dito também, como essa via é a mais demorada (e não recomendada aqui), não se tem muita informação no fórum de quanto tempo Santos/SP tem levado para enviar os processos para Lisboa.

Se conseguir obter de Santos a informação de quando enviaram (ou devem enviar) para integração em Lisboa o seu processo, aí terá uma ideia melhor do tempo total.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.